A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596 |
Resumo: | Neste artigo, procuramos investigar e discutir a questão da autonomia do educando em dois diferentes momentos históricos: o período clássico e o moderno. O problema do artigo diz respeito à pergunta: Como a questão da autonomia discente foi discutida nos períodos clássico e moderno? Baseamo-nos, sobretudo, nas concepções platônicas acerca da Paidéia e, na concepção educacional pensada por Rousseau e por Kant, no período iluminista, orientada por um novo ideal de formação humana que priorizava o desenvolvimento da razão. Ambas as concepções (clássica e iluminista) apontam para a humanização e para o aperfeiçoamento do homem por meio da educação, destacando, nesse processo, a importância da formação autônoma. O método diz respeito à revisão bibliográfica por se tratar de exame realizado no contexto da filosofia da educação. Como resultados, pudemos perceber que a autonomia constitui-se de base fundamental para a educação clássica e moderna.ReferênciasABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. Revisão de Ivone Castilho Benedetti. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.BRAGA, Marco. A nova paidéia: ciência e educação na construção da modernidade. Rio de Janeiro: E-papers, 2000.DALBOSCO, Claudio A. Kant & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.________. Educação natural em Rousseau - das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011.FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ãtica, 2002.JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira, adaptação para a edição brasileira Monica Stahel, revisão do texto grego Gilson Cesar Cardoso de Souza. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Brasília: Casa das musas, 2008._______. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1996.KOHAN, Walter Omar. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.MARROU, Henri Irénée. História da educação na antiguidade. Tradução de Mário Leônidas Casanova. São Paulo: EPU, 1975.MÄRZ, Fritz. Grandes educadores: perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução de Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987.MORANDI, Franc. Introdução à pedagogia. São Paulo: Ãtica, 2008.PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Enrico Corvisieri. In: ______. Sócrates: vida e obra. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3.ed. São Paulo: Difel, 1979.SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.WEBER, José Fernandes. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.Data de registro: 16/01/2012Data de aceite: 21/03/2012 |
id |
UFU-2_176ca194ea2f3f183b9edec6e73c2853 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17596 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃONeste artigo, procuramos investigar e discutir a questão da autonomia do educando em dois diferentes momentos históricos: o período clássico e o moderno. O problema do artigo diz respeito à pergunta: Como a questão da autonomia discente foi discutida nos períodos clássico e moderno? Baseamo-nos, sobretudo, nas concepções platônicas acerca da Paidéia e, na concepção educacional pensada por Rousseau e por Kant, no período iluminista, orientada por um novo ideal de formação humana que priorizava o desenvolvimento da razão. Ambas as concepções (clássica e iluminista) apontam para a humanização e para o aperfeiçoamento do homem por meio da educação, destacando, nesse processo, a importância da formação autônoma. O método diz respeito à revisão bibliográfica por se tratar de exame realizado no contexto da filosofia da educação. Como resultados, pudemos perceber que a autonomia constitui-se de base fundamental para a educação clássica e moderna.ReferênciasABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. Revisão de Ivone Castilho Benedetti. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.BRAGA, Marco. A nova paidéia: ciência e educação na construção da modernidade. Rio de Janeiro: E-papers, 2000.DALBOSCO, Claudio A. Kant & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.________. Educação natural em Rousseau - das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011.FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ãtica, 2002.JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira, adaptação para a edição brasileira Monica Stahel, revisão do texto grego Gilson Cesar Cardoso de Souza. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Brasília: Casa das musas, 2008._______. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1996.KOHAN, Walter Omar. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.MARROU, Henri Irénée. História da educação na antiguidade. Tradução de Mário Leônidas Casanova. São Paulo: EPU, 1975.MÄRZ, Fritz. Grandes educadores: perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução de Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987.MORANDI, Franc. Introdução à pedagogia. São Paulo: Ãtica, 2008.PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Enrico Corvisieri. In: ______. Sócrates: vida e obra. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3.ed. São Paulo: Difel, 1979.SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.WEBER, José Fernandes. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.Data de registro: 16/01/2012Data de aceite: 21/03/2012EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1759610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p25a46Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 25-461982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596/9690Copyright (c) 2016 Samuel Mendonça, Armando Lourenço Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendonça, SamuelFilho, Armando Lourenço2021-03-30T16:45:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17596Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:45:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO |
title |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO Mendonça, Samuel |
title_short |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO |
title_full |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO |
title_sort |
A AUTONOMIA DO ALUNO NAS CONCEPÇÕES CLÁSSICA E ILUMINISTA DE EDUCAÇÃO |
author |
Mendonça, Samuel |
author_facet |
Mendonça, Samuel Filho, Armando Lourenço |
author_role |
author |
author2 |
Filho, Armando Lourenço |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Samuel Filho, Armando Lourenço |
description |
Neste artigo, procuramos investigar e discutir a questão da autonomia do educando em dois diferentes momentos históricos: o período clássico e o moderno. O problema do artigo diz respeito à pergunta: Como a questão da autonomia discente foi discutida nos períodos clássico e moderno? Baseamo-nos, sobretudo, nas concepções platônicas acerca da Paidéia e, na concepção educacional pensada por Rousseau e por Kant, no período iluminista, orientada por um novo ideal de formação humana que priorizava o desenvolvimento da razão. Ambas as concepções (clássica e iluminista) apontam para a humanização e para o aperfeiçoamento do homem por meio da educação, destacando, nesse processo, a importância da formação autônoma. O método diz respeito à revisão bibliográfica por se tratar de exame realizado no contexto da filosofia da educação. Como resultados, pudemos perceber que a autonomia constitui-se de base fundamental para a educação clássica e moderna.ReferênciasABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. Revisão de Ivone Castilho Benedetti. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.BRAGA, Marco. A nova paidéia: ciência e educação na construção da modernidade. Rio de Janeiro: E-papers, 2000.DALBOSCO, Claudio A. Kant & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.________. Educação natural em Rousseau - das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011.FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010.GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ãtica, 2002.JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de Artur M. Parreira, adaptação para a edição brasileira Monica Stahel, revisão do texto grego Gilson Cesar Cardoso de Souza. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: o que é o esclarecimento? Tradução de Luiz Paulo Rouanet. Brasília: Casa das musas, 2008._______. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 1996.KOHAN, Walter Omar. Sócrates & a Educação: o enigma da filosofia. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.MARROU, Henri Irénée. História da educação na antiguidade. Tradução de Mário Leônidas Casanova. São Paulo: EPU, 1975.MÄRZ, Fritz. Grandes educadores: perfis de grandes educadores e pensadores pedagógicos. Tradução de Edwino A. Royer. São Paulo: EPU, 1987.MORANDI, Franc. Introdução à pedagogia. São Paulo: Ãtica, 2008.PLATÃO. Apologia de Sócrates. Tradução de Enrico Corvisieri. In: ______. Sócrates: vida e obra. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1999.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3.ed. São Paulo: Difel, 1979.SAVIANI, Dermeval. História das idéias pedagógicas no Brasil. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.WEBER, José Fernandes. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.Data de registro: 16/01/2012Data de aceite: 21/03/2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p25a46 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p25a46 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17596/9690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Samuel Mendonça, Armando Lourenço Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Samuel Mendonça, Armando Lourenço Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 25-46 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355383681613824 |