Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Abelardo Bento
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169
Resumo: Resumo: O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como categoria ideológica. Por fim, evidencia-se a possibilidade de as medidas adotadas na política educacional desviarem o foco do enfrentamento real das desigualdades educacionais, convertendo-se em mera gestão de dados do fracasso escolar. Palavras-chave: Monitoramento; Qualidade da educação; Ciência; Ideologia For a review of objectivity in quality monitoring of basic education in Brazil Abstract: The purpose of this text is to analyze critically the aspects of the policy for quality monitoring of basic education in Brazil, which is guided by a supposed possibility of scientific control/objective of the quality of education. This is a bibliographical discussion. By approaching some conceptions and consequences of these policies, we discuss a scientificity alleged by the policy of monitoring the quality of education as an ideological category. Finally, the evidence can be adopted as measures adopted in deviated educational policy or in the real focus of facing educational inequalities, becoming the management of school education data. Keywords: Monitoring; Quality of education; Science; Ideology Para una revisión de la objetividad en el monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil Resumen: El objetivo de este texto es analizar críticamente los aspectos de la política de monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil, que se guía por una supuesta posibilidad de control científico / objetivo de la calidad de la educación. Esta es una discusión bibliográfica. Al abordar algunas concepciones y consecuencias de estas políticas, discutimos una cientificidad alegada por la política de monitoreo de la calidad de la educación como categoría ideológica. Finalmente, la evidencia se puede adoptar como medidas adoptadas en una política educativa desviada o en el enfoque real de enfrentar las desigualdades educativas, convirtiéndose en el manejo de los datos de educación escolar. Palabras clave: Monitoreo; Calidad de la educación; Ciencia; Ideología Data de registro: 27/12/2019 Data de aceite: 22/09/2021
id UFU-2_1aec9a57d660076b894cf037c598a995
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/52169
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no BrasilMonitoramentoQualidade da educaçãoCiênciaIdeologiaResumo: O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como categoria ideológica. Por fim, evidencia-se a possibilidade de as medidas adotadas na política educacional desviarem o foco do enfrentamento real das desigualdades educacionais, convertendo-se em mera gestão de dados do fracasso escolar. Palavras-chave: Monitoramento; Qualidade da educação; Ciência; Ideologia For a review of objectivity in quality monitoring of basic education in Brazil Abstract: The purpose of this text is to analyze critically the aspects of the policy for quality monitoring of basic education in Brazil, which is guided by a supposed possibility of scientific control/objective of the quality of education. This is a bibliographical discussion. By approaching some conceptions and consequences of these policies, we discuss a scientificity alleged by the policy of monitoring the quality of education as an ideological category. Finally, the evidence can be adopted as measures adopted in deviated educational policy or in the real focus of facing educational inequalities, becoming the management of school education data. Keywords: Monitoring; Quality of education; Science; Ideology Para una revisión de la objetividad en el monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil Resumen: El objetivo de este texto es analizar críticamente los aspectos de la política de monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil, que se guía por una supuesta posibilidad de control científico / objetivo de la calidad de la educación. Esta es una discusión bibliográfica. Al abordar algunas concepciones y consecuencias de estas políticas, discutimos una cientificidad alegada por la política de monitoreo de la calidad de la educación como categoría ideológica. Finalmente, la evidencia se puede adoptar como medidas adoptadas en una política educativa desviada o en el enfoque real de enfrentar las desigualdades educativas, convirtiéndose en el manejo de los datos de educación escolar. Palabras clave: Monitoreo; Calidad de la educación; Ciencia; Ideología Data de registro: 27/12/2019 Data de aceite: 22/09/2021EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5216910.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-52169Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 591-6151982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/36824https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/37653Copyright (c) 2021 Abelardo Bento Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Abelardo Bento2024-01-17T12:39:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/52169Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T12:39:27Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
title Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
spellingShingle Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
Araújo, Abelardo Bento
Monitoramento
Qualidade da educação
Ciência
Ideologia
title_short Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
title_full Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
title_fullStr Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
title_full_unstemmed Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
title_sort Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
author Araújo, Abelardo Bento
author_facet Araújo, Abelardo Bento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Abelardo Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Monitoramento
Qualidade da educação
Ciência
Ideologia
topic Monitoramento
Qualidade da educação
Ciência
Ideologia
description Resumo: O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como categoria ideológica. Por fim, evidencia-se a possibilidade de as medidas adotadas na política educacional desviarem o foco do enfrentamento real das desigualdades educacionais, convertendo-se em mera gestão de dados do fracasso escolar. Palavras-chave: Monitoramento; Qualidade da educação; Ciência; Ideologia For a review of objectivity in quality monitoring of basic education in Brazil Abstract: The purpose of this text is to analyze critically the aspects of the policy for quality monitoring of basic education in Brazil, which is guided by a supposed possibility of scientific control/objective of the quality of education. This is a bibliographical discussion. By approaching some conceptions and consequences of these policies, we discuss a scientificity alleged by the policy of monitoring the quality of education as an ideological category. Finally, the evidence can be adopted as measures adopted in deviated educational policy or in the real focus of facing educational inequalities, becoming the management of school education data. Keywords: Monitoring; Quality of education; Science; Ideology Para una revisión de la objetividad en el monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil Resumen: El objetivo de este texto es analizar críticamente los aspectos de la política de monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil, que se guía por una supuesta posibilidad de control científico / objetivo de la calidad de la educación. Esta es una discusión bibliográfica. Al abordar algunas concepciones y consecuencias de estas políticas, discutimos una cientificidad alegada por la política de monitoreo de la calidad de la educación como categoría ideológica. Finalmente, la evidencia se puede adoptar como medidas adoptadas en una política educativa desviada o en el enfoque real de enfrentar las desigualdades educativas, convirtiéndose en el manejo de los datos de educación escolar. Palabras clave: Monitoreo; Calidad de la educación; Ciencia; Ideología Data de registro: 27/12/2019 Data de aceite: 22/09/2021
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169
10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-52169
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-52169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/36824
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/37653
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Abelardo Bento Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Abelardo Bento Araújo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 591-615
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166724620288