Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169 |
Resumo: | Resumo: O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como categoria ideológica. Por fim, evidencia-se a possibilidade de as medidas adotadas na política educacional desviarem o foco do enfrentamento real das desigualdades educacionais, convertendo-se em mera gestão de dados do fracasso escolar. Palavras-chave: Monitoramento; Qualidade da educação; Ciência; Ideologia For a review of objectivity in quality monitoring of basic education in Brazil Abstract: The purpose of this text is to analyze critically the aspects of the policy for quality monitoring of basic education in Brazil, which is guided by a supposed possibility of scientific control/objective of the quality of education. This is a bibliographical discussion. By approaching some conceptions and consequences of these policies, we discuss a scientificity alleged by the policy of monitoring the quality of education as an ideological category. Finally, the evidence can be adopted as measures adopted in deviated educational policy or in the real focus of facing educational inequalities, becoming the management of school education data. Keywords: Monitoring; Quality of education; Science; Ideology Para una revisión de la objetividad en el monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil Resumen: El objetivo de este texto es analizar críticamente los aspectos de la política de monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil, que se guía por una supuesta posibilidad de control científico / objetivo de la calidad de la educación. Esta es una discusión bibliográfica. Al abordar algunas concepciones y consecuencias de estas políticas, discutimos una cientificidad alegada por la política de monitoreo de la calidad de la educación como categoría ideológica. Finalmente, la evidencia se puede adoptar como medidas adoptadas en una política educativa desviada o en el enfoque real de enfrentar las desigualdades educativas, convirtiéndose en el manejo de los datos de educación escolar. Palabras clave: Monitoreo; Calidad de la educación; Ciencia; Ideología Data de registro: 27/12/2019 Data de aceite: 22/09/2021 |
id |
UFU-2_1aec9a57d660076b894cf037c598a995 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/52169 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no BrasilMonitoramentoQualidade da educaçãoCiênciaIdeologiaResumo: O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como categoria ideológica. Por fim, evidencia-se a possibilidade de as medidas adotadas na política educacional desviarem o foco do enfrentamento real das desigualdades educacionais, convertendo-se em mera gestão de dados do fracasso escolar. Palavras-chave: Monitoramento; Qualidade da educação; Ciência; Ideologia For a review of objectivity in quality monitoring of basic education in Brazil Abstract: The purpose of this text is to analyze critically the aspects of the policy for quality monitoring of basic education in Brazil, which is guided by a supposed possibility of scientific control/objective of the quality of education. This is a bibliographical discussion. By approaching some conceptions and consequences of these policies, we discuss a scientificity alleged by the policy of monitoring the quality of education as an ideological category. Finally, the evidence can be adopted as measures adopted in deviated educational policy or in the real focus of facing educational inequalities, becoming the management of school education data. Keywords: Monitoring; Quality of education; Science; Ideology Para una revisión de la objetividad en el monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil Resumen: El objetivo de este texto es analizar críticamente los aspectos de la política de monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil, que se guía por una supuesta posibilidad de control científico / objetivo de la calidad de la educación. Esta es una discusión bibliográfica. Al abordar algunas concepciones y consecuencias de estas políticas, discutimos una cientificidad alegada por la política de monitoreo de la calidad de la educación como categoría ideológica. Finalmente, la evidencia se puede adoptar como medidas adoptadas en una política educativa desviada o en el enfoque real de enfrentar las desigualdades educativas, convirtiéndose en el manejo de los datos de educación escolar. Palabras clave: Monitoreo; Calidad de la educación; Ciencia; Ideología Data de registro: 27/12/2019 Data de aceite: 22/09/2021EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5216910.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-52169Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 591-6151982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/36824https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/37653Copyright (c) 2021 Abelardo Bento Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Abelardo Bento2024-01-17T12:39:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/52169Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-01-17T12:39:27Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil |
title |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil |
spellingShingle |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil Araújo, Abelardo Bento Monitoramento Qualidade da educação Ciência Ideologia |
title_short |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil |
title_full |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil |
title_fullStr |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil |
title_full_unstemmed |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil |
title_sort |
Para uma crítica da objetividade no monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil |
author |
Araújo, Abelardo Bento |
author_facet |
Araújo, Abelardo Bento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Abelardo Bento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoramento Qualidade da educação Ciência Ideologia |
topic |
Monitoramento Qualidade da educação Ciência Ideologia |
description |
Resumo: O objetivo deste texto analisar criticamente os aspectos da política de monitoramento da qualidade da educação básica no Brasil que se orientam por uma suposta possibilidade de controle científico/objetivo da qualidade do ensino. Trata-se de uma discussão de base bibliográfica. Por meio da abordagem de algumas concepções e consequências dessas políticas, discute-se a cientificidade alegada pela política de monitoramento da qualidade da educação como categoria ideológica. Por fim, evidencia-se a possibilidade de as medidas adotadas na política educacional desviarem o foco do enfrentamento real das desigualdades educacionais, convertendo-se em mera gestão de dados do fracasso escolar. Palavras-chave: Monitoramento; Qualidade da educação; Ciência; Ideologia For a review of objectivity in quality monitoring of basic education in Brazil Abstract: The purpose of this text is to analyze critically the aspects of the policy for quality monitoring of basic education in Brazil, which is guided by a supposed possibility of scientific control/objective of the quality of education. This is a bibliographical discussion. By approaching some conceptions and consequences of these policies, we discuss a scientificity alleged by the policy of monitoring the quality of education as an ideological category. Finally, the evidence can be adopted as measures adopted in deviated educational policy or in the real focus of facing educational inequalities, becoming the management of school education data. Keywords: Monitoring; Quality of education; Science; Ideology Para una revisión de la objetividad en el monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil Resumen: El objetivo de este texto es analizar críticamente los aspectos de la política de monitoreo de la calidad de la educación básica en Brasil, que se guía por una supuesta posibilidad de control científico / objetivo de la calidad de la educación. Esta es una discusión bibliográfica. Al abordar algunas concepciones y consecuencias de estas políticas, discutimos una cientificidad alegada por la política de monitoreo de la calidad de la educación como categoría ideológica. Finalmente, la evidencia se puede adoptar como medidas adoptadas en una política educativa desviada o en el enfoque real de enfrentar las desigualdades educativas, convirtiéndose en el manejo de los datos de educación escolar. Palabras clave: Monitoreo; Calidad de la educación; Ciencia; Ideología Data de registro: 27/12/2019 Data de aceite: 22/09/2021 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169 10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-52169 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v35n74a2021-52169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/36824 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/52169/37653 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Abelardo Bento Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Abelardo Bento Araújo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 35 n. 74 (2021); 591-615 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166724620288 |