A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Valeska Marlete Guimarães
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13347
Resumo: * Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).A experiência da dança no projeto aplysia: uma descrição baseada em diferentes olharesResumo: Neste artigo apresentarei algumas reflexões obtidas na intersecção entre as experiências de cinco adolescentes dançarinas do Projeto Aplysia e as minhas vivências no papel de pesquisadora, professora e coordenadora. Com o suporte teórico de alguns autores, principalmente de Merleau-Ponty, o corpo foi concebido como algo constituído de maneira processual em sua relação com o mundo e o outrem. Partiu-se da ideia de que percebemos o corpo do outro imbricado ao nosso ao expormo-nos ao seu olhar, levandonos a reconstruir o nosso próprio olhar sobre o nosso ser. A dança aparece como uma possibilidade de recriação das experiências vividas no corpo, através do contato com o outro, o que reconstitui o olhar sobre si.Palavras-chave: Corpo. Grupo. Dança. Intersubjetividade.Abstract: In this article I will present some reflections on bringing together the experiences of five adolescent dancers in the Aplysia Project with my own experiences in the roles of researcher, teacher and coordinator. With the theoretical support of several authors, in particular Merleau-Ponty, I conceive the body as something constructed in an ongoing manner from its relationship with the world and the past. I set out from the idea that we perceive the body of the other overlapping with our own when we expose ourselves to their view, leading us to reconstruct our own view of our being. Dance appears as the possibility of recreating experiences lived through the body, by means of contact with the other, which reconstitutes the view of itself.Keywords: Body. Group. Dance. Intersubjectivity.Referências:ABRAMOVAY, Mirian et al. Escolas inovadoras, experiências bem sucedidas em escolas públicas. Unesco. Brasília, 2002.BANNON, Fiona; SANDERSON, Patricia. Experience every moment: aesthetically significant dance education. Research in Dance Education, United Kingdom, v. 1, n. 1, 2000. p. 9-26.FIGUEIREDO, Valeska. A experiência da arte com adolescentes no Projeto Aplysia: grupo, corpo e dança. 2005. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.Gil, J. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas conseqüências filosóficas. Campinas: Papirus, 1989.______. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.______. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva 2005.MÃœLLER, Marcos José. Merleau-Ponty: acerca da expressão. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.TAJFEL, Henri. Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.YARROW, Leon. Interviewing Children. In: WUSSEN, Paul (Org.). Handbook of research methods in child development. New York: John Willey & Sons, 1967. p. 561-602.Data de Registro: 13/05/09Data de Aceite: 20/05/10
id UFU-2_1b2c9bb00728ab465f8ee180c103df00
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13347
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARESCorpo. Grupo. Dança. Intersubjetividade.* Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).A experiência da dança no projeto aplysia: uma descrição baseada em diferentes olharesResumo: Neste artigo apresentarei algumas reflexões obtidas na intersecção entre as experiências de cinco adolescentes dançarinas do Projeto Aplysia e as minhas vivências no papel de pesquisadora, professora e coordenadora. Com o suporte teórico de alguns autores, principalmente de Merleau-Ponty, o corpo foi concebido como algo constituído de maneira processual em sua relação com o mundo e o outrem. Partiu-se da ideia de que percebemos o corpo do outro imbricado ao nosso ao expormo-nos ao seu olhar, levandonos a reconstruir o nosso próprio olhar sobre o nosso ser. A dança aparece como uma possibilidade de recriação das experiências vividas no corpo, através do contato com o outro, o que reconstitui o olhar sobre si.Palavras-chave: Corpo. Grupo. Dança. Intersubjetividade.Abstract: In this article I will present some reflections on bringing together the experiences of five adolescent dancers in the Aplysia Project with my own experiences in the roles of researcher, teacher and coordinator. With the theoretical support of several authors, in particular Merleau-Ponty, I conceive the body as something constructed in an ongoing manner from its relationship with the world and the past. I set out from the idea that we perceive the body of the other overlapping with our own when we expose ourselves to their view, leading us to reconstruct our own view of our being. Dance appears as the possibility of recreating experiences lived through the body, by means of contact with the other, which reconstitutes the view of itself.Keywords: Body. Group. Dance. Intersubjectivity.Referências:ABRAMOVAY, Mirian et al. Escolas inovadoras, experiências bem sucedidas em escolas públicas. Unesco. Brasília, 2002.BANNON, Fiona; SANDERSON, Patricia. Experience every moment: aesthetically significant dance education. Research in Dance Education, United Kingdom, v. 1, n. 1, 2000. p. 9-26.FIGUEIREDO, Valeska. A experiência da arte com adolescentes no Projeto Aplysia: grupo, corpo e dança. 2005. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.Gil, J. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas conseqüências filosóficas. Campinas: Papirus, 1989.______. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.______. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva 2005.MÃœLLER, Marcos José. Merleau-Ponty: acerca da expressão. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.TAJFEL, Henri. Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.YARROW, Leon. Interviewing Children. In: WUSSEN, Paul (Org.). Handbook of research methods in child development. New York: John Willey & Sons, 1967. p. 561-602.Data de Registro: 13/05/09Data de Aceite: 20/05/10EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1334710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-12Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 289-3041982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13347/7637Copyright (c) 2011 Valeska Marlete Guimarães Figueiredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Valeska Marlete Guimarães2021-03-30T16:47:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13347Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:47:42Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
title A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
spellingShingle A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
Figueiredo, Valeska Marlete Guimarães
Corpo. Grupo. Dança. Intersubjetividade.
title_short A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
title_full A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
title_fullStr A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
title_full_unstemmed A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
title_sort A EXPERIÊNCIA DA DANÇA NO PROJETO APLYSIA: UMA DESCRIÇÃO BASEADA EM DIFERENTES OLHARES
author Figueiredo, Valeska Marlete Guimarães
author_facet Figueiredo, Valeska Marlete Guimarães
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo, Valeska Marlete Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo. Grupo. Dança. Intersubjetividade.
topic Corpo. Grupo. Dança. Intersubjetividade.
description * Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).A experiência da dança no projeto aplysia: uma descrição baseada em diferentes olharesResumo: Neste artigo apresentarei algumas reflexões obtidas na intersecção entre as experiências de cinco adolescentes dançarinas do Projeto Aplysia e as minhas vivências no papel de pesquisadora, professora e coordenadora. Com o suporte teórico de alguns autores, principalmente de Merleau-Ponty, o corpo foi concebido como algo constituído de maneira processual em sua relação com o mundo e o outrem. Partiu-se da ideia de que percebemos o corpo do outro imbricado ao nosso ao expormo-nos ao seu olhar, levandonos a reconstruir o nosso próprio olhar sobre o nosso ser. A dança aparece como uma possibilidade de recriação das experiências vividas no corpo, através do contato com o outro, o que reconstitui o olhar sobre si.Palavras-chave: Corpo. Grupo. Dança. Intersubjetividade.Abstract: In this article I will present some reflections on bringing together the experiences of five adolescent dancers in the Aplysia Project with my own experiences in the roles of researcher, teacher and coordinator. With the theoretical support of several authors, in particular Merleau-Ponty, I conceive the body as something constructed in an ongoing manner from its relationship with the world and the past. I set out from the idea that we perceive the body of the other overlapping with our own when we expose ourselves to their view, leading us to reconstruct our own view of our being. Dance appears as the possibility of recreating experiences lived through the body, by means of contact with the other, which reconstitutes the view of itself.Keywords: Body. Group. Dance. Intersubjectivity.Referências:ABRAMOVAY, Mirian et al. Escolas inovadoras, experiências bem sucedidas em escolas públicas. Unesco. Brasília, 2002.BANNON, Fiona; SANDERSON, Patricia. Experience every moment: aesthetically significant dance education. Research in Dance Education, United Kingdom, v. 1, n. 1, 2000. p. 9-26.FIGUEIREDO, Valeska. A experiência da arte com adolescentes no Projeto Aplysia: grupo, corpo e dança. 2005. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.Gil, J. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas conseqüências filosóficas. Campinas: Papirus, 1989.______. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.______. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva 2005.MÃœLLER, Marcos José. Merleau-Ponty: acerca da expressão. Porto Alegre: Edipucrs, 2001.TAJFEL, Henri. Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte, 1982.YARROW, Leon. Interviewing Children. In: WUSSEN, Paul (Org.). Handbook of research methods in child development. New York: John Willey & Sons, 1967. p. 561-602.Data de Registro: 13/05/09Data de Aceite: 20/05/10
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13347
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-12
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13347
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13347/7637
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Valeska Marlete Guimarães Figueiredo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Valeska Marlete Guimarães Figueiredo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 289-304
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383273717760