DILEMAS DA RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Vieira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Muñoz Palafox, Gabriel Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17702
Resumo: O texto problematiza aspectos concernentes aos vínculos históricos entre as dimensões epistemológicas do conhecimento, a educação escolar e o Currículo. Para análise dessas mediações, no primeiro momento apresentamos algumas sínteses sobre a indissociabilidade da relação entre teoria e prática e suas implicações no campo do currículo. Posteriormente apresentamos reflexões sobre o currículo, em sua dimensão histórica, como constituído e constituinte das práticas sociais. Sob tal perspectiva, esse dispositivo pedagógico potencializa as estratégias de ação intersubjetiva dotada de procedimentos metodológicos que se efetiva no interior de um determinado sistema educativo, tornando-se um dos muitos mecanismos produtores de cultura e adquire identidade própria em cada um dos contextos históricos onde é criado e implementado. O campo de currículo caracteriza-se, assim, num importante campo de pesquisa e de estudo científico e dos vários tipos de influência e interferência política, mediante implicações individuais e sociais nos processos de formação da consciência do/a educador, do/a aluno/a e da comunidade envolvida, direta e/ou indiretamente no processo educativo.ReferênciasARISTÓTELES. Ética a Nicomano. http://www.analitica.com/bitblio/ Aristoteles/nicomaco.asp.> Acesso em 10/03/2008.ARISTIZABAL, Magnolia et al. Aproximación crítica al concepto de currículo. In: Revista ieRed: Revista Electrónica de la Red de Investigación Educativa. Vol.1, Nº.2 (Enero-Junio de 2005). «http://revista.iered.org». ISSN 1794-8061.BARROS Maciel, Gilda Naécia. Areté e cultura grega antiga - Pontos e Contrapontos. (http://www.hottopos.com/videtur16/gilda.htm#_ftn1). Acesso em 17/03/2008.CANDAU, V.M.; LELIS, I.A. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, V.M (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. 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As bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre, ARTMED, 1993GADAMER,H.G. Verdade e Método: traços fundamentais de uma Hermenêutica Filosófica. Petrópolis: Rio de Janeiro: Vozes, 1997.GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.GOODSON, I. F. A construção social do Currículo. Lisboa: EDUCA, 1997.LÓPEZ OTEROS, A. M. Análisis antropológico del deporte en las culturas cretense y griega Revista digital Educación e Investigación. N.26. Vol. 3. Agosto, 2006.MARX, K. e ENGELS, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Centauro: 2002.MOREIRA, A. F. A crise da Teoria Curricular Crítica. In: VORRABER C. M. O Currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. p.11-36.MOREIRA, A. F. e CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, 2007MUÑOZ PALAFOX, G. H. Intervenção político-pedagógica: a necessidade do planejamento de currículo e da formação continuada para a transformação da prática educativa. Tese de Doutorado - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2001.PEREIRA, J. E. D. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. In: Educação & Sociedade. Campinas: Cedes, n. 68, 1999, p. 109-125.REY, F.G. Sujeito e subjetividade. São Paulo: Pioneira, 2003.SACRISTÁN, J.; GOMÉS, A. I. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: ARTMED, 1998.SAVATER, F. Os sete pecados capitais. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.SILVA, S. P. A Filosofia entre o conforto metafísico da teoria e a precariedade imanente à prática humana. In. SILVA, S. P (Org). Teoria e Prática: algumas perspectivas. Catalão: editora da UFG - Campus Catalão, 2007.SILVA, T.T. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.SILVA, M. V. ; MOREIRA, F. A . 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O campo de currículo caracteriza-se, assim, num importante campo de pesquisa e de estudo científico e dos vários tipos de influência e interferência política, mediante implicações individuais e sociais nos processos de formação da consciência do/a educador, do/a aluno/a e da comunidade envolvida, direta e/ou indiretamente no processo educativo.ReferênciasARISTÓTELES. Ética a Nicomano. http://www.analitica.com/bitblio/ Aristoteles/nicomaco.asp.> Acesso em 10/03/2008.ARISTIZABAL, Magnolia et al. Aproximación crítica al concepto de currículo. In: Revista ieRed: Revista Electrónica de la Red de Investigación Educativa. Vol.1, Nº.2 (Enero-Junio de 2005). «http://revista.iered.org». ISSN 1794-8061.BARROS Maciel, Gilda Naécia. Areté e cultura grega antiga - Pontos e Contrapontos. (http://www.hottopos.com/videtur16/gilda.htm#_ftn1). Acesso em 17/03/2008.CANDAU, V.M.; LELIS, I.A. A Relação Teoria-Prática na Formação do educador. In: CANDAU, V.M (Org.). Rumo a uma Nova Didática. 10 ed. 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