Vocação ou ofício? A constituição da identidade docente na formação de professores de Ciências e a contribuição do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rotta , Jeane Cristina Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Delano Moody Simões da, Pedreira , Ana Júlia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66153
Resumo: Resumo: O objetivo desse artigo foi analisar e refletir se a produção científica em periódicos nacionais tem abordado a constituição da identidade docente como vocação ou profissão nas formações docente, além de inferir se o PIBID tem contribuído perante essa questão na formação de professores de Ciências. A pesquisa foi qualitativa do tipo “Estado da Arte” e os artigos analisados com base na Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que há uma lacuna de pesquisas que visam identificar como os professores da área de Ciências da Natureza têm se identificado com a docência e quais fatores os têm motivado a ingressarem e permaneceram nos cursos, bem como, quais ações têm sido orquestradas visando estimular a atratividade pela carreira docente. Quanto as contribuições do PIBID os artigos analisados focaram nos saberes relacionados às práticas pedagógicas, sendo que as discussões relacionadas à profissão professor não tem sido abordadas. Nesse sentido, não foi possível fazer um paralelo entre esses resultados no sentido de reconhecer se os licenciandos dos cursos de Ciências percebem a docência como vocação ou ofício. Ou seja, não há uma discussão inerente sobre essa interlocução o que poderia ser foco de futuras pesquisas que clarificassem essa percepção. Palavras-chave: Formação De Professores De Ciências; Identidade Docente; PIBID Vocation or trade? The constitution of the teaching identity of science teachers: the contribution of PIBID Abstract: The objective of this article was to analyze and reflect on whether scientific production in national journals has addressed the constitution of teaching identity as a vocation or profession in teacher formation, in addition to inferring whether PIBID has contributed to this issue in the training of Science teachers. The research was qualitative of the “State of the Art” type and the articles were analyzed based on Content Analysis. The results indicated that there is a lack of research aimed at identifying how science teachers have identified themselves with teaching and what factors have motivated them to enter and remain in the courses, as well as what actions have been orchestrated to stimulate their attractiveness for the teaching career. The publications of PIBID are more focused on knowledge related to pedagogical practices, and discussions related to the teaching profession have not been addressed. In this sense, it was not possible to make a parallel between these results in the sense of recognizing whether undergraduate students of Science courses perceive teaching as a vocation or craft. That is, there is no inherent discussion about this interlocution, which could be the focus of future research that would clarify this perception. Keywords: Science Teacher Education; Teacher Identity; PIBID ¿Vocación o oficio? La constitución de la identidad docente de los profesores de Ciencias: la contribución de PIBID Resumen: El objetivo de este artículo fue analizar y reflexionar si la producción científica en revistas nacionales ha abordado la constitución de la identidad docente como vocación o profesión en la formación docente, además de inferir si el PIBID ha contribuido a este tema en la formación de profesores de ciencias. La investigación fue cualitativa del tipo “Estado del Arte” y los artículos fueron analizados a partir del Análisis de Contenido. Los resultados indicaron que existe un vacío en la investigación orientada a identificar cómo los docentes del área de Ciencias Naturales se han identificado con la docencia y qué factores los han motivado a inscribirse y permanecer en los cursos, así como, qué acciones se han orquestado con el fin de estimular el atractivo de la carrera docente. Las publicaciones del PIBID están más dirigidas al conocimiento relacionado con las prácticas pedagógicas, y no se han abordado discusiones relacionadas con la profesión docente. En ese sentido, no fue posible hacer un paralelismo entre estos resultados en el sentido de reconocer si los estudiantes de pregrado de las carreras de Ciencias perciben la docencia como una vocación o un oficio. Es decir, no existe una discusión inherente sobre esta interlocución, que podría ser el foco de futuras investigaciones que aclararían esta percepción. Palabras clave: Formación Docente De Ciencias; Identidad Docente; PIBID Data de registro: 29/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022
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Quanto as contribuições do PIBID os artigos analisados focaram nos saberes relacionados às práticas pedagógicas, sendo que as discussões relacionadas à profissão professor não tem sido abordadas. Nesse sentido, não foi possível fazer um paralelo entre esses resultados no sentido de reconhecer se os licenciandos dos cursos de Ciências percebem a docência como vocação ou ofício. Ou seja, não há uma discussão inerente sobre essa interlocução o que poderia ser foco de futuras pesquisas que clarificassem essa percepção. Palavras-chave: Formação De Professores De Ciências; Identidade Docente; PIBID Vocation or trade? The constitution of the teaching identity of science teachers: the contribution of PIBID Abstract: The objective of this article was to analyze and reflect on whether scientific production in national journals has addressed the constitution of teaching identity as a vocation or profession in teacher formation, in addition to inferring whether PIBID has contributed to this issue in the training of Science teachers. The research was qualitative of the “State of the Art” type and the articles were analyzed based on Content Analysis. The results indicated that there is a lack of research aimed at identifying how science teachers have identified themselves with teaching and what factors have motivated them to enter and remain in the courses, as well as what actions have been orchestrated to stimulate their attractiveness for the teaching career. The publications of PIBID are more focused on knowledge related to pedagogical practices, and discussions related to the teaching profession have not been addressed. In this sense, it was not possible to make a parallel between these results in the sense of recognizing whether undergraduate students of Science courses perceive teaching as a vocation or craft. That is, there is no inherent discussion about this interlocution, which could be the focus of future research that would clarify this perception. Keywords: Science Teacher Education; Teacher Identity; PIBID ¿Vocación o oficio? La constitución de la identidad docente de los profesores de Ciencias: la contribución de PIBID Resumen: El objetivo de este artículo fue analizar y reflexionar si la producción científica en revistas nacionales ha abordado la constitución de la identidad docente como vocación o profesión en la formación docente, además de inferir si el PIBID ha contribuido a este tema en la formación de profesores de ciencias. La investigación fue cualitativa del tipo “Estado del Arte” y los artículos fueron analizados a partir del Análisis de Contenido. Los resultados indicaron que existe un vacío en la investigación orientada a identificar cómo los docentes del área de Ciencias Naturales se han identificado con la docencia y qué factores los han motivado a inscribirse y permanecer en los cursos, así como, qué acciones se han orquestado con el fin de estimular el atractivo de la carrera docente. Las publicaciones del PIBID están más dirigidas al conocimiento relacionado con las prácticas pedagógicas, y no se han abordado discusiones relacionadas con la profesión docente. En ese sentido, no fue posible hacer un paralelismo entre estos resultados en el sentido de reconocer si los estudiantes de pregrado de las carreras de Ciencias perciben la docencia como una vocación o un oficio. Es decir, no existe una discusión inherente sobre esta interlocución, que podría ser el foco de futuras investigaciones que aclararían esta percepción. 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