Saberes contemporâneos e docência universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malusa, Silvana
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Montalvo, Márcia Rodrigues Soler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577
Resumo: No presente artigo, apresenta-se um breve histórico da chamada sociedade pós-moderna, tendo como principal objetivo produzir uma reflexão acerca da importância do papel do professor universitário em meio às novas necessidades que surgem da efervescência e das mudanças vertiginosas da sociedade. Considera-se a questão da urgência para reformular os modos de pensar, aprender e ensinar, ampliando a visão dos novos fenómenos apresentados em nossas vidas. Assim, a formação dos universitários se torna mais completa e apropriada para atuar em meio à complexidade da sociedade contemporânea, com toda sua diversidade cultural. Discute-se a necessidade da prática da reflexão como uma forma de potencializar o aprendizado e combater a alienação que vitima nossa sociedade, através da busca de um eixo interno de equilíbrio. Propõe-se, ainda, a conscientização e o desenvolvimento de maior competência didática dos professores, para aumentar as possibilidades de aproveitamento do rico contato que pode ocorrer nos ambientes de ensino superior, tanto em função das relações interpessoais como pela riqueza da diversidade cultural existente. Palavras-chave: Didática e Educação Superior; Docência Universitária e Pós-Modernidade; Diversidade Cultural e Educação Superior.   Abstract: In the present article, is shown a brief report of the so called postmodern society, as its main point the production of a concerning reflection about the importance of the academicals teacher's role amid the new needs due to the effervescence and vertiginous changes in society. It's taken in consideration the urgency to reformulate the ways and styles of thinking, learning and teaching, so as to enlarge the perception of the new phenomena presented in our lives. So, the formation of university students becomes more complete and appropriate to act and deal amid the complexity of the contemporary society, with all its cultural diversity. The need to practice reflection is discussed as a way to raise the learning and combat the alienation that Slavs our society, through the search of an internal point of equilibrium. It is proposed yet, to work the understanding and the development of a greater didactic competence for the teachers, looking to increase the possibilities of using the advantages of a richer contact that can take place in higher education atmospheres, so much in function of the interpersonal relationships as for the wealthv cultural diversity. Keywords: Didacticism and Higher Education; College Teaching and Post-Modernism; Cultural Diversity and Higher Education.
id UFU-2_20829ec8ad390a43f5c11ac466670f10
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/577
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Saberes contemporâneos e docência universitáriaDidática e educação superiorDocência Universitária e Pós-ModernidadeDiversidade Cultural e Educação SuperiorNo presente artigo, apresenta-se um breve histórico da chamada sociedade pós-moderna, tendo como principal objetivo produzir uma reflexão acerca da importância do papel do professor universitário em meio às novas necessidades que surgem da efervescência e das mudanças vertiginosas da sociedade. Considera-se a questão da urgência para reformular os modos de pensar, aprender e ensinar, ampliando a visão dos novos fenómenos apresentados em nossas vidas. Assim, a formação dos universitários se torna mais completa e apropriada para atuar em meio à complexidade da sociedade contemporânea, com toda sua diversidade cultural. Discute-se a necessidade da prática da reflexão como uma forma de potencializar o aprendizado e combater a alienação que vitima nossa sociedade, através da busca de um eixo interno de equilíbrio. Propõe-se, ainda, a conscientização e o desenvolvimento de maior competência didática dos professores, para aumentar as possibilidades de aproveitamento do rico contato que pode ocorrer nos ambientes de ensino superior, tanto em função das relações interpessoais como pela riqueza da diversidade cultural existente. Palavras-chave: Didática e Educação Superior; Docência Universitária e Pós-Modernidade; Diversidade Cultural e Educação Superior.   Abstract: In the present article, is shown a brief report of the so called postmodern society, as its main point the production of a concerning reflection about the importance of the academicals teacher's role amid the new needs due to the effervescence and vertiginous changes in society. It's taken in consideration the urgency to reformulate the ways and styles of thinking, learning and teaching, so as to enlarge the perception of the new phenomena presented in our lives. So, the formation of university students becomes more complete and appropriate to act and deal amid the complexity of the contemporary society, with all its cultural diversity. The need to practice reflection is discussed as a way to raise the learning and combat the alienation that Slavs our society, through the search of an internal point of equilibrium. It is proposed yet, to work the understanding and the development of a greater didactic competence for the teachers, looking to increase the possibilities of using the advantages of a richer contact that can take place in higher education atmospheres, so much in function of the interpersonal relationships as for the wealthv cultural diversity. Keywords: Didacticism and Higher Education; College Teaching and Post-Modernism; Cultural Diversity and Higher Education.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57710.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-577Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 253-2721982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577/522Copyright (c) 2016 Silvana Malusa, Márcia Rodrigues Soler Montalvohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMalusa, SilvanaMontalvo, Márcia Rodrigues Soler2023-07-26T12:34:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/577Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-26T12:34:57Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes contemporâneos e docência universitária
title Saberes contemporâneos e docência universitária
spellingShingle Saberes contemporâneos e docência universitária
Malusa, Silvana
Didática e educação superior
Docência Universitária e Pós-Modernidade
Diversidade Cultural e Educação Superior
title_short Saberes contemporâneos e docência universitária
title_full Saberes contemporâneos e docência universitária
title_fullStr Saberes contemporâneos e docência universitária
title_full_unstemmed Saberes contemporâneos e docência universitária
title_sort Saberes contemporâneos e docência universitária
author Malusa, Silvana
author_facet Malusa, Silvana
Montalvo, Márcia Rodrigues Soler
author_role author
author2 Montalvo, Márcia Rodrigues Soler
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malusa, Silvana
Montalvo, Márcia Rodrigues Soler
dc.subject.por.fl_str_mv Didática e educação superior
Docência Universitária e Pós-Modernidade
Diversidade Cultural e Educação Superior
topic Didática e educação superior
Docência Universitária e Pós-Modernidade
Diversidade Cultural e Educação Superior
description No presente artigo, apresenta-se um breve histórico da chamada sociedade pós-moderna, tendo como principal objetivo produzir uma reflexão acerca da importância do papel do professor universitário em meio às novas necessidades que surgem da efervescência e das mudanças vertiginosas da sociedade. Considera-se a questão da urgência para reformular os modos de pensar, aprender e ensinar, ampliando a visão dos novos fenómenos apresentados em nossas vidas. Assim, a formação dos universitários se torna mais completa e apropriada para atuar em meio à complexidade da sociedade contemporânea, com toda sua diversidade cultural. Discute-se a necessidade da prática da reflexão como uma forma de potencializar o aprendizado e combater a alienação que vitima nossa sociedade, através da busca de um eixo interno de equilíbrio. Propõe-se, ainda, a conscientização e o desenvolvimento de maior competência didática dos professores, para aumentar as possibilidades de aproveitamento do rico contato que pode ocorrer nos ambientes de ensino superior, tanto em função das relações interpessoais como pela riqueza da diversidade cultural existente. Palavras-chave: Didática e Educação Superior; Docência Universitária e Pós-Modernidade; Diversidade Cultural e Educação Superior.   Abstract: In the present article, is shown a brief report of the so called postmodern society, as its main point the production of a concerning reflection about the importance of the academicals teacher's role amid the new needs due to the effervescence and vertiginous changes in society. It's taken in consideration the urgency to reformulate the ways and styles of thinking, learning and teaching, so as to enlarge the perception of the new phenomena presented in our lives. So, the formation of university students becomes more complete and appropriate to act and deal amid the complexity of the contemporary society, with all its cultural diversity. The need to practice reflection is discussed as a way to raise the learning and combat the alienation that Slavs our society, through the search of an internal point of equilibrium. It is proposed yet, to work the understanding and the development of a greater didactic competence for the teachers, looking to increase the possibilities of using the advantages of a richer contact that can take place in higher education atmospheres, so much in function of the interpersonal relationships as for the wealthv cultural diversity. Keywords: Didacticism and Higher Education; College Teaching and Post-Modernism; Cultural Diversity and Higher Education.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577
10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-577
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/577/522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Silvana Malusa, Márcia Rodrigues Soler Montalvo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Silvana Malusa, Márcia Rodrigues Soler Montalvo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 253-272
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231079415808