Os paradoxos da representação na era da informação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672 |
Resumo: | Os paradoxos da representação na era da informação Resumo: Este artigo apresenta uma tentativa de vincular a imagem como objeto virtual, não somente como aquele utilizado nas tecnologias da informação e comunicação, mas, também, como na perspectiva da representação. As mutações que a sociedade da informação gerou, por meio dos processos de digitalização, implicam efeitos nas imagens novas. A partir de uma perspectiva crítica, as inúmeras dimensões de abordagem serão, aqui, limitadas a três: a imagem-máquina, como construção histórica; o signo que representa a imagem das múltiplas linguagens artísticas, como expressões diversas; e os limites da arte como possibilidades extremas entre a visibilidade e a incivilidade. Finalmente, tem-se as considerações finais sobre a arte e as tecnologias do virtual originando um encontro cognitivo do desenvolvimento cultural. Palavras-chave: Arte; Representação; Tecnologia. Las paradojas de la representación en la era de la información Resumen: Éste articulo presenta una intensión de vincular la imagen como objeto virtual, no solamente como aquel utilizado en las tecnologías de la información y la comunicación, sino también, como una perspectiva de la representación. Las transformaciones que la sociedad de la información generó, por medio de procesos de digitalización, implican efectos en las imágenes nuevas. A partir de una perspectiva crítica, las innumerables dimensiones de abordaje serán aquí limitadas a tres: la imagen-maquina, como construcción histórica; el signo que representa la imagen de los múltiples lenguajes artísticos como expresiones diversas y; los límites del arte como posibilidades extremas entre la visibilidad y la incivilidad. Finalmente, se tienen las consideraciones finales sobre el arte y las tecnologías de lo virtual originando un encuentro cognitivo del desarrollo cultural. Palabras clave: Arte; Representación; Tecnología. The paradoxes of representationin the era os information Abstract: This article presents an attempt to show image as a virtual object, not only as that used on information technologies and in communication, but also as a perspective of representation. The mutations generated by the information society though digitalization processes promoted effects on the new images. From a critical point of view, the countless dimensions of the present approach will be limited to three: the image-machine as a historical construction; the sign that represents the image of the multiple artistic languages as diverse expressions; the limits of art as extreme possibilities between visibility and incivility. Lastly, final considerations about art and technologies of the virtual world in creating a cognitive encounter of cultural development. Keywords: Art; Representation; Technology. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 22/02/2018 |
id |
UFU-2_20a37277a84a83e0809b76e13e5b5738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40672 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os paradoxos da representação na era da informaçãoArteRepresentaçãoTecnologiaOs paradoxos da representação na era da informação Resumo: Este artigo apresenta uma tentativa de vincular a imagem como objeto virtual, não somente como aquele utilizado nas tecnologias da informação e comunicação, mas, também, como na perspectiva da representação. As mutações que a sociedade da informação gerou, por meio dos processos de digitalização, implicam efeitos nas imagens novas. A partir de uma perspectiva crítica, as inúmeras dimensões de abordagem serão, aqui, limitadas a três: a imagem-máquina, como construção histórica; o signo que representa a imagem das múltiplas linguagens artísticas, como expressões diversas; e os limites da arte como possibilidades extremas entre a visibilidade e a incivilidade. Finalmente, tem-se as considerações finais sobre a arte e as tecnologias do virtual originando um encontro cognitivo do desenvolvimento cultural. Palavras-chave: Arte; Representação; Tecnologia. Las paradojas de la representación en la era de la información Resumen: Éste articulo presenta una intensión de vincular la imagen como objeto virtual, no solamente como aquel utilizado en las tecnologías de la información y la comunicación, sino también, como una perspectiva de la representación. Las transformaciones que la sociedad de la información generó, por medio de procesos de digitalización, implican efectos en las imágenes nuevas. A partir de una perspectiva crítica, las innumerables dimensiones de abordaje serán aquí limitadas a tres: la imagen-maquina, como construcción histórica; el signo que representa la imagen de los múltiples lenguajes artísticos como expresiones diversas y; los límites del arte como posibilidades extremas entre la visibilidad y la incivilidad. Finalmente, se tienen las consideraciones finales sobre el arte y las tecnologías de lo virtual originando un encuentro cognitivo del desarrollo cultural. Palabras clave: Arte; Representación; Tecnología. The paradoxes of representationin the era os information Abstract: This article presents an attempt to show image as a virtual object, not only as that used on information technologies and in communication, but also as a perspective of representation. The mutations generated by the information society though digitalization processes promoted effects on the new images. From a critical point of view, the countless dimensions of the present approach will be limited to three: the image-machine as a historical construction; the sign that represents the image of the multiple artistic languages as diverse expressions; the limits of art as extreme possibilities between visibility and incivility. Lastly, final considerations about art and technologies of the virtual world in creating a cognitive encounter of cultural development. Keywords: Art; Representation; Technology. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 22/02/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4067210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-18Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1675-16921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672/38310https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672/38311Copyright (c) 2017 Juan Guillermo Diaz Bernalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiaz Bernal, Juan Guillermo2024-03-04T14:18:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40672Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T14:18:30Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os paradoxos da representação na era da informação |
title |
Os paradoxos da representação na era da informação |
spellingShingle |
Os paradoxos da representação na era da informação Diaz Bernal, Juan Guillermo Arte Representação Tecnologia |
title_short |
Os paradoxos da representação na era da informação |
title_full |
Os paradoxos da representação na era da informação |
title_fullStr |
Os paradoxos da representação na era da informação |
title_full_unstemmed |
Os paradoxos da representação na era da informação |
title_sort |
Os paradoxos da representação na era da informação |
author |
Diaz Bernal, Juan Guillermo |
author_facet |
Diaz Bernal, Juan Guillermo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diaz Bernal, Juan Guillermo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Representação Tecnologia |
topic |
Arte Representação Tecnologia |
description |
Os paradoxos da representação na era da informação Resumo: Este artigo apresenta uma tentativa de vincular a imagem como objeto virtual, não somente como aquele utilizado nas tecnologias da informação e comunicação, mas, também, como na perspectiva da representação. As mutações que a sociedade da informação gerou, por meio dos processos de digitalização, implicam efeitos nas imagens novas. A partir de uma perspectiva crítica, as inúmeras dimensões de abordagem serão, aqui, limitadas a três: a imagem-máquina, como construção histórica; o signo que representa a imagem das múltiplas linguagens artísticas, como expressões diversas; e os limites da arte como possibilidades extremas entre a visibilidade e a incivilidade. Finalmente, tem-se as considerações finais sobre a arte e as tecnologias do virtual originando um encontro cognitivo do desenvolvimento cultural. Palavras-chave: Arte; Representação; Tecnologia. Las paradojas de la representación en la era de la información Resumen: Éste articulo presenta una intensión de vincular la imagen como objeto virtual, no solamente como aquel utilizado en las tecnologías de la información y la comunicación, sino también, como una perspectiva de la representación. Las transformaciones que la sociedad de la información generó, por medio de procesos de digitalización, implican efectos en las imágenes nuevas. A partir de una perspectiva crítica, las innumerables dimensiones de abordaje serán aquí limitadas a tres: la imagen-maquina, como construcción histórica; el signo que representa la imagen de los múltiples lenguajes artísticos como expresiones diversas y; los límites del arte como posibilidades extremas entre la visibilidad y la incivilidad. Finalmente, se tienen las consideraciones finales sobre el arte y las tecnologías de lo virtual originando un encuentro cognitivo del desarrollo cultural. Palabras clave: Arte; Representación; Tecnología. The paradoxes of representationin the era os information Abstract: This article presents an attempt to show image as a virtual object, not only as that used on information technologies and in communication, but also as a perspective of representation. The mutations generated by the information society though digitalization processes promoted effects on the new images. From a critical point of view, the countless dimensions of the present approach will be limited to three: the image-machine as a historical construction; the sign that represents the image of the multiple artistic languages as diverse expressions; the limits of art as extreme possibilities between visibility and incivility. Lastly, final considerations about art and technologies of the virtual world in creating a cognitive encounter of cultural development. Keywords: Art; Representation; Technology. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 22/02/2018 |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-18 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672/38310 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40672/38311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Juan Guillermo Diaz Bernal http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Juan Guillermo Diaz Bernal http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1675-1692 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166001102848 |