As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Eduardo Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699
Resumo: As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno Resumo: Na criança, o desvio, a repetição, os sentidos, são setas que apontam para o jogo, a brincadeira, a vivência lúdica sensorial necessária para ampliar no humano a faculdade mimética. Tal capacidade contribui para que a criança consiga se adaptar e transformar o mundo em seu entorno. Benjamin radicaliza essa ideia e busca, nas memórias da infância, alternativas para uma experiência com a modernidade. Assim, visamos compreender neste estudo como o desvio se constitui como método e se confunde, em Benjamin, com funções da mimese; refletir sobre as situações vividas ainda no campo sensorial da infância e que se transubstanciaram no Benjamin da maturidade em experiência estética, portanto formativa. Por fim desenvolvemos uma hipótese de que a infância com problemática benjamininiana transita por uma dupla demanda: pensar a formação da criança e, ao mesmo tempo, resgatar a ideia dessa infância como infância do homem, como experiência.Palavras-chave: Infância; Experiência Formativa; Estética; Lúdico; Profanação. The childhoods of Benjamin, a chance to experience the modern Abstract: In the child, the deviation, the repetition, the senses, are arrows that point to the game, the play, the ludic sensorial experience necessary to expand the human mimetic ability. Such capacity contributes so the child is able to adapt and transform the world in his/her surroundings. Benjamin radicalizes this idea and seeks, in his childhood memories, alternatives to an experience with modernity. This way, we intend to understand in this study how the deviation constitutes a method and is confused, in Benjamin, with mimesis functions; to reflect on the situations still lived in the sensory field of childhood and that transubstantiated in the Bem jamin from the maturity in aesthetic experience and therefore, formative. Finally, we developed a hypothesis that childhood with Benjamininian problematic has a double demand: to think about the formation of the child and, at the same time, to rescue the idea of this childhood as the childhood of man as an experience.Keywords: Childhood; Formative Experience; Aesthetic; Ludic; Desecration. Les enfances de Benjamin, une chance de faire l’expérience du modern Résumé: Chez les enfants, le déviation, la répétition, les sens sont des flèches qui pointent vers le jeu, l’expérience sensorielle ludique nécessaire pour agrandir la faculté mimétique humaine. Cette capacité permet aux enfants de s’adapter et de transformer le monde autour d’eux. Benjamin a radicalisé cette idée quand il a cherché dans les mémoires d’enfance, les alternatives pour avoir une expérience de la modernité. Dans ce travail, nous cherchons à comprendre la déviation comme une méthode chez Benjamin qui se confond avec des fonctions de la mimesis et qui s’est transformée chez le Benjamin de la maturité dans une expérience esthétique, donc, formative. Enfin, nous avons développé une hypothèse qu’il y a une double exigence à l’enfance comme problématique chez lui: penser la formation de l’enfant et, en même temps, sauver l’idée de l’enfance comme l’enfance de l’homme, comme une expérience formatrice.Mots-clés: Enfants; Expérience formatrice; Esthétique; Enjouement; Profanation. Data de registro: 08/09/2014 Data de aceite: 18/11/2015
id UFU-2_238190e575382421445763c4248d6d07
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27699
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.InfânciaExperiência FormativaEstéticaLúdicoProfanaçãoAs infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno Resumo: Na criança, o desvio, a repetição, os sentidos, são setas que apontam para o jogo, a brincadeira, a vivência lúdica sensorial necessária para ampliar no humano a faculdade mimética. Tal capacidade contribui para que a criança consiga se adaptar e transformar o mundo em seu entorno. Benjamin radicaliza essa ideia e busca, nas memórias da infância, alternativas para uma experiência com a modernidade. Assim, visamos compreender neste estudo como o desvio se constitui como método e se confunde, em Benjamin, com funções da mimese; refletir sobre as situações vividas ainda no campo sensorial da infância e que se transubstanciaram no Benjamin da maturidade em experiência estética, portanto formativa. Por fim desenvolvemos uma hipótese de que a infância com problemática benjamininiana transita por uma dupla demanda: pensar a formação da criança e, ao mesmo tempo, resgatar a ideia dessa infância como infância do homem, como experiência.Palavras-chave: Infância; Experiência Formativa; Estética; Lúdico; Profanação. The childhoods of Benjamin, a chance to experience the modern Abstract: In the child, the deviation, the repetition, the senses, are arrows that point to the game, the play, the ludic sensorial experience necessary to expand the human mimetic ability. Such capacity contributes so the child is able to adapt and transform the world in his/her surroundings. Benjamin radicalizes this idea and seeks, in his childhood memories, alternatives to an experience with modernity. This way, we intend to understand in this study how the deviation constitutes a method and is confused, in Benjamin, with mimesis functions; to reflect on the situations still lived in the sensory field of childhood and that transubstantiated in the Bem jamin from the maturity in aesthetic experience and therefore, formative. Finally, we developed a hypothesis that childhood with Benjamininian problematic has a double demand: to think about the formation of the child and, at the same time, to rescue the idea of this childhood as the childhood of man as an experience.Keywords: Childhood; Formative Experience; Aesthetic; Ludic; Desecration. Les enfances de Benjamin, une chance de faire l’expérience du modern Résumé: Chez les enfants, le déviation, la répétition, les sens sont des flèches qui pointent vers le jeu, l’expérience sensorielle ludique nécessaire pour agrandir la faculté mimétique humaine. Cette capacité permet aux enfants de s’adapter et de transformer le monde autour d’eux. Benjamin a radicalisé cette idée quand il a cherché dans les mémoires d’enfance, les alternatives pour avoir une expérience de la modernité. Dans ce travail, nous cherchons à comprendre la déviation comme une méthode chez Benjamin qui se confond avec des fonctions de la mimesis et qui s’est transformée chez le Benjamin de la maturité dans une expérience esthétique, donc, formative. Enfin, nous avons développé une hypothèse qu’il y a une double exigence à l’enfance comme problématique chez lui: penser la formation de l’enfant et, en même temps, sauver l’idée de l’enfance comme l’enfance de l’homme, comme une expérience formatrice.Mots-clés: Enfants; Expérience formatrice; Esthétique; Enjouement; Profanation. Data de registro: 08/09/2014 Data de aceite: 18/11/2015EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2769910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p405a420Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 405-4201982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699/21327Copyright (c) 2017 Eduardo Oliveira Sanchesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanches, Eduardo Oliveira2021-10-27T18:58:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27699Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-10-27T18:58:30Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
title As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
spellingShingle As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
Sanches, Eduardo Oliveira
Infância
Experiência Formativa
Estética
Lúdico
Profanação
title_short As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
title_full As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
title_fullStr As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
title_full_unstemmed As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
title_sort As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno.
author Sanches, Eduardo Oliveira
author_facet Sanches, Eduardo Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Eduardo Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Experiência Formativa
Estética
Lúdico
Profanação
topic Infância
Experiência Formativa
Estética
Lúdico
Profanação
description As infâncias de Benjamin, uma possibilidade de experiência com o moderno Resumo: Na criança, o desvio, a repetição, os sentidos, são setas que apontam para o jogo, a brincadeira, a vivência lúdica sensorial necessária para ampliar no humano a faculdade mimética. Tal capacidade contribui para que a criança consiga se adaptar e transformar o mundo em seu entorno. Benjamin radicaliza essa ideia e busca, nas memórias da infância, alternativas para uma experiência com a modernidade. Assim, visamos compreender neste estudo como o desvio se constitui como método e se confunde, em Benjamin, com funções da mimese; refletir sobre as situações vividas ainda no campo sensorial da infância e que se transubstanciaram no Benjamin da maturidade em experiência estética, portanto formativa. Por fim desenvolvemos uma hipótese de que a infância com problemática benjamininiana transita por uma dupla demanda: pensar a formação da criança e, ao mesmo tempo, resgatar a ideia dessa infância como infância do homem, como experiência.Palavras-chave: Infância; Experiência Formativa; Estética; Lúdico; Profanação. The childhoods of Benjamin, a chance to experience the modern Abstract: In the child, the deviation, the repetition, the senses, are arrows that point to the game, the play, the ludic sensorial experience necessary to expand the human mimetic ability. Such capacity contributes so the child is able to adapt and transform the world in his/her surroundings. Benjamin radicalizes this idea and seeks, in his childhood memories, alternatives to an experience with modernity. This way, we intend to understand in this study how the deviation constitutes a method and is confused, in Benjamin, with mimesis functions; to reflect on the situations still lived in the sensory field of childhood and that transubstantiated in the Bem jamin from the maturity in aesthetic experience and therefore, formative. Finally, we developed a hypothesis that childhood with Benjamininian problematic has a double demand: to think about the formation of the child and, at the same time, to rescue the idea of this childhood as the childhood of man as an experience.Keywords: Childhood; Formative Experience; Aesthetic; Ludic; Desecration. Les enfances de Benjamin, une chance de faire l’expérience du modern Résumé: Chez les enfants, le déviation, la répétition, les sens sont des flèches qui pointent vers le jeu, l’expérience sensorielle ludique nécessaire pour agrandir la faculté mimétique humaine. Cette capacité permet aux enfants de s’adapter et de transformer le monde autour d’eux. Benjamin a radicalisé cette idée quand il a cherché dans les mémoires d’enfance, les alternatives pour avoir une expérience de la modernité. Dans ce travail, nous cherchons à comprendre la déviation comme une méthode chez Benjamin qui se confond avec des fonctions de la mimesis et qui s’est transformée chez le Benjamin de la maturité dans une expérience esthétique, donc, formative. Enfin, nous avons développé une hypothèse qu’il y a une double exigence à l’enfance comme problématique chez lui: penser la formation de l’enfant et, en même temps, sauver l’idée de l’enfance comme l’enfance de l’homme, comme une expérience formatrice.Mots-clés: Enfants; Expérience formatrice; Esthétique; Enjouement; Profanation. Data de registro: 08/09/2014 Data de aceite: 18/11/2015
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p405a420
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n61a2017-p405a420
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27699/21327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Eduardo Oliveira Sanches
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Eduardo Oliveira Sanches
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 61 (2017): v.31 n.61 jan./abr. 2017; 405-420
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381844508672