Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Nelio Vieira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26489
Resumo: *Doutor em Filosofia pela Università Pontificia Salesiana. Professor na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste-Caruaru (UFPE - CAA).Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramenteResumo: A concepção de alteridade de Emmanuel Lévinas emergiu em situações de adesões e contrastes em relação aos discursos que se foram formando dentro do movimento fenomenológico. Hegel, Husserl e Heidegger são referências obras levinasianas, seja como seguidor, seja como modo de desconstruir concepções já consagradas pela filosofia. O pensamento de Lévinas se firma em contrastes com o pensamento ocidental, consigo mesmo e com outros pensadores da alteridade. Lévinas concebe a filosofia sem admitir variações ecléticas ou aplicações sistêmicas fundadas no Logos. A trilha adotada por ele é a do autrement que savoir (outro modo de saber), que chamamos aqui de via curta, ou seja, o itinerário que começa necessariamente na descons­trução do fundamento metafísico e das proposições de natureza racional, empírica ou consequencial. Em Lévinas, o pensamento não tem fundamento e causalidade. O pensamento é relação direta, imediata, face a face, entre o Eu e o Outro. Este outro modo de saber não é senão a busca e revelação do sentido que se dá na relação direta. A ética ocupa, desse modo, a centralidade do saber e se traduz em responsabilidade absoluta. Palavra-chave: Alteridade. Ética. Saber outramente.Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramenteAstratto: La concezione dell'alterità di Emmanuel Lévinas emerse in situazioni e contrasti in rapporto ai discosi del movimento fenomenológico. Husserl e Heidegger sono più percepiti nei riferimenti delle prime opere di Lévinas. Hegel viene messo in discussione attraverso della comprensione della scienza ed altre posizioni filosofiche. Il pensiero di Lévinas se organiza in contrasto con il pensiero occidentale, con se stesso e con gli altri pensatori dell'alterità. Levinas concepisce la filosofia senza ammettere variazioni eclettiche basate sul Logos sistemico. Il sentiero adottato da lui è quello del Autrement que savoir, concepito qui come la via corta, cioè, il sentiero in cui inizia la decostruzione del fondamento metafisico e delle propozinoni di natura razionale, empirica ou consequenziale. Nel pensiero di Lévinas non c'è fondamento e causalità. Il pensiero è relazione immediata, senza mediazione, un faccia a faccia, tra l'Io e l'Altro. L'Altro modo di sapere non è che la ricerca della rivelazione del significato venuto nella relazine diretta, L'etica occupa così la centralità del sapere e si traduce in assoluta responsabilità.Parole chiave: Alterità. Ética. Sapere altrimenti.Data de registro: 07/05/2014Data de aceite: 22/10/2014Referências:BANON, David. L'alterité: vivre em semble différents: approches. Montreal: Bellarmin, 1986.______. La lecture infinie: le voies de l'interpretation midrachique. Paris: Seuil, 1987.BLANCHOT, Maurice. L'Ecriture du desastre. Paris: Gallimard, 1980.______. Lévinas, l'utopie de l'humain. Paris: ÉditonsAlbin Michel, 1993.______. L'inspiration du philosophe: l'amour de la sagesse et la source prophétique: la pensée et le sacré. Paris: Éditions Albin Michel, 1996.DOSTOIEVSKI, Fiodor. Os irmãos Karamazov. São Paulo: EDITORA 34, 2008.HISASHIGE, T. Pour une éthique pathique. In: GREISCH, J. e ROLLAND, J. (Dir.). Emmanuel Lévinas, l'éthique comme philosophie première -Actes du Colloque de Cerisy-la-Salle, septembre 1986. Paris: Les Éditions Du Cerf, 1993. p. 193-205.LÉVINAS, Emmanuel. Théorie de l'intuition dans la phénoménologie de Husserl. Paris : libr. Félix Alcan, 1930.______. Des l'existence à l'existent. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1947.______. Totalité et infini. Paris: Nijhoff, 1961.______. Totalité infini: essaisur l'exteriorité. Paris: Nijhoff, 1971.______. Autrement qu´être ou au-delà de l'essence. Paris: Martinus Nijhoff, 1974.______. Éthique et infin: dialogues avec Philippe Nemo. Paris: Librairie Fayard/Radio Culture France, 1982.______. Entre nous: essai sur le penser-a-l'autre. Paris: Éd. Grasset & Fasquelle, 1991. (Edição em Le Livre de Poche).______. En découvrant l'existence avec Husserl et Heidegger. 5. ed. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1994.TOZER, Aiden Wilson. Biblia com anotações. Tradução do original The A. W. Tozer Bible de Degmar Ribas Junior e Michael Ribas. Rio de Janeiro: CPAD, 2013.MELO, Nélio de. A ética da alteridade em Emmanuel Lévinas. Porto Alegre: EDPUC/INSAF, 2003.SOUZA, R. T., Fenomenologia e metafenomenologia: substituição e sentido - sobre o tema da substituição no pensamento de Lévinas. In: SOUZA, R. T. e OLIVEIRA, N. F. (Org.). Fenomenologia hoje: existência, ser e sentido no limiar do século XXI. Porto Alegre: EDIPUCRGS, 2001. 
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A trilha adotada por ele é a do autrement que savoir (outro modo de saber), que chamamos aqui de via curta, ou seja, o itinerário que começa necessariamente na descons­trução do fundamento metafísico e das proposições de natureza racional, empírica ou consequencial. Em Lévinas, o pensamento não tem fundamento e causalidade. O pensamento é relação direta, imediata, face a face, entre o Eu e o Outro. Este outro modo de saber não é senão a busca e revelação do sentido que se dá na relação direta. A ética ocupa, desse modo, a centralidade do saber e se traduz em responsabilidade absoluta. Palavra-chave: Alteridade. Ética. Saber outramente.Da desconstrução do Logos à via curta do saber outramenteAstratto: La concezione dell'alterità di Emmanuel Lévinas emerse in situazioni e contrasti in rapporto ai discosi del movimento fenomenológico. Husserl e Heidegger sono più percepiti nei riferimenti delle prime opere di Lévinas. 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Sapere altrimenti.Data de registro: 07/05/2014Data de aceite: 22/10/2014Referências:BANON, David. L'alterité: vivre em semble différents: approches. Montreal: Bellarmin, 1986.______. La lecture infinie: le voies de l'interpretation midrachique. Paris: Seuil, 1987.BLANCHOT, Maurice. L'Ecriture du desastre. Paris: Gallimard, 1980.______. Lévinas, l'utopie de l'humain. Paris: ÉditonsAlbin Michel, 1993.______. L'inspiration du philosophe: l'amour de la sagesse et la source prophétique: la pensée et le sacré. Paris: Éditions Albin Michel, 1996.DOSTOIEVSKI, Fiodor. Os irmãos Karamazov. São Paulo: EDITORA 34, 2008.HISASHIGE, T. Pour une éthique pathique. In: GREISCH, J. e ROLLAND, J. (Dir.). Emmanuel Lévinas, l'éthique comme philosophie première -Actes du Colloque de Cerisy-la-Salle, septembre 1986. Paris: Les Éditions Du Cerf, 1993. p. 193-205.LÉVINAS, Emmanuel. Théorie de l'intuition dans la phénoménologie de Husserl. Paris : libr. Félix Alcan, 1930.______. Des l'existence à l'existent. 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Porto Alegre: EDIPUCRGS, 2001. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesLeitura fenomenológica levinaisanaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2648910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p703a724Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 703-7241982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26489/18041Copyright (c) 2016 Nelio Vieira Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Nelio Vieira2021-03-30T16:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26489Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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