O positivismo e o pensamento educacional de Durkheim
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/735 |
Resumo: | Este artigo analisa as ideias de Durkheim sobre o processo educativo, objetivando evidenciar suas reflexões a respeito da consciência coletiva, sendo esta capaz de despertar a solidariedade mecânica entre os homens. O homem, enquanto ser social, perderia sua individualidade tornando-se “cidadão da Pátria”, constituindo-se em um ser coletivo (solidariedade orgânica). Esta coesão social seria permanente se levasse em consideração o aspecto da educação. Durkheim defende que os indivíduos são diferentes, pois cada um tem uma personalidade particular, aptidões diferentes e, por consequência, exercem atividades também diferentes. Palavras-chave: Educação; Positivismo; Durkheim. Abstract: This article deals with Durkheim’s ideas about the educational process. It tries to explain his reflections about the collective consciousness, in so far as it brings about the mechanical solidarity among men. Man, as a social creature, would lose his individuality and be turned into the citizen of native country, becoming a collective creature (organic solidarity). This social cohesion would be permanent if considering the educational aspect. Durkheim states that the individuals are different, because everyone has an individual personality, different skills, and they exercise different activities too. |
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O positivismo e o pensamento educacional de DurkheimEducaçãoPositivismoDurkheimEste artigo analisa as ideias de Durkheim sobre o processo educativo, objetivando evidenciar suas reflexões a respeito da consciência coletiva, sendo esta capaz de despertar a solidariedade mecânica entre os homens. O homem, enquanto ser social, perderia sua individualidade tornando-se “cidadão da Pátria”, constituindo-se em um ser coletivo (solidariedade orgânica). Esta coesão social seria permanente se levasse em consideração o aspecto da educação. Durkheim defende que os indivíduos são diferentes, pois cada um tem uma personalidade particular, aptidões diferentes e, por consequência, exercem atividades também diferentes. Palavras-chave: Educação; Positivismo; Durkheim. Abstract: This article deals with Durkheim’s ideas about the educational process. It tries to explain his reflections about the collective consciousness, in so far as it brings about the mechanical solidarity among men. Man, as a social creature, would lose his individuality and be turned into the citizen of native country, becoming a collective creature (organic solidarity). This social cohesion would be permanent if considering the educational aspect. Durkheim states that the individuals are different, because everyone has an individual personality, different skills, and they exercise different activities too.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/73510.14393/REVEDFIL.v14n27/28a2000-735Educação e Filosofia; v. 14 n. 27/28 (2000): v.14 n.27/28 jan./jun. e jul./dez. 2000; 81-881982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/735/668Copyright (c) 2016 Carlos Henrique de Carvalho, Luciana Beatriz de O. B. de Carvalhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho, Carlos Henriquede Carvalho, Luciana Beatriz de O. B.2023-06-30T14:42:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/735Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T14:42:22Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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