A segurança em Descartes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Leosino Bizinoto
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2071
Resumo: Rios de tinta verteram já, ao longo dos últimos séculos, sob fona de interpretação, análise e crítica ao cartesianismo dificultando, assim, nosso propósito de originalidade. Se, por essa razão, não conseguimos lograr algum mérito no tocante à originalidade temática, pelo menos algum valor terá a criação do neologismo evidenciado no decorrer deste trabalho. Tal neologismo soará para o leitor como algo novo até que a etimologia deite abaixo nossa glória efêmera: asfalemania. Do grego asfalé, que quer dizer segurança; mais a palavra também grega mania, que significa aferro habitual, mania, obsessão. Muitos estudiosos de Descartes chegam a achar exagerada, obsessiva até, sua preocupação com a segurança. Tal fato despenou-nos para breve estudo do assunto, demarcado pelas questões que ora propomos: que significados tem a palavra segurança? que amplitude os textos cartesianos nos autorizam a lhe dar? quais posturas assumidas ao longo de sua vida revelam, de fato, aquela obsessão? e quais as causas dessa preocupação? [...] Palavras-chave:  Descartes; Segurança; Estabilidade; Constância; Circunspecção.
id UFU-2_3717688776e23e66fc49df8c2dcb4560
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2071
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A segurança em Descartes DescartesSegurançaEstabilidadeConstânciaCircunspecçãoRios de tinta verteram já, ao longo dos últimos séculos, sob fona de interpretação, análise e crítica ao cartesianismo dificultando, assim, nosso propósito de originalidade. Se, por essa razão, não conseguimos lograr algum mérito no tocante à originalidade temática, pelo menos algum valor terá a criação do neologismo evidenciado no decorrer deste trabalho. Tal neologismo soará para o leitor como algo novo até que a etimologia deite abaixo nossa glória efêmera: asfalemania. Do grego asfalé, que quer dizer segurança; mais a palavra também grega mania, que significa aferro habitual, mania, obsessão. Muitos estudiosos de Descartes chegam a achar exagerada, obsessiva até, sua preocupação com a segurança. Tal fato despenou-nos para breve estudo do assunto, demarcado pelas questões que ora propomos: que significados tem a palavra segurança? que amplitude os textos cartesianos nos autorizam a lhe dar? quais posturas assumidas ao longo de sua vida revelam, de fato, aquela obsessão? e quais as causas dessa preocupação? [...] Palavras-chave:  Descartes; Segurança; Estabilidade; Constância; Circunspecção.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/207110.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2071Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 41-601982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2071/1706Copyright (c) 2016 Leosino Bizinoto Macedohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Leosino Bizinoto2023-07-04T14:54:04Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/2071Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-04T14:54:04Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A segurança em Descartes
title A segurança em Descartes
spellingShingle A segurança em Descartes
Macedo, Leosino Bizinoto
Descartes
Segurança
Estabilidade
Constância
Circunspecção
title_short A segurança em Descartes
title_full A segurança em Descartes
title_fullStr A segurança em Descartes
title_full_unstemmed A segurança em Descartes
title_sort A segurança em Descartes
author Macedo, Leosino Bizinoto
author_facet Macedo, Leosino Bizinoto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Leosino Bizinoto
dc.subject.por.fl_str_mv Descartes
Segurança
Estabilidade
Constância
Circunspecção
topic Descartes
Segurança
Estabilidade
Constância
Circunspecção
description Rios de tinta verteram já, ao longo dos últimos séculos, sob fona de interpretação, análise e crítica ao cartesianismo dificultando, assim, nosso propósito de originalidade. Se, por essa razão, não conseguimos lograr algum mérito no tocante à originalidade temática, pelo menos algum valor terá a criação do neologismo evidenciado no decorrer deste trabalho. Tal neologismo soará para o leitor como algo novo até que a etimologia deite abaixo nossa glória efêmera: asfalemania. Do grego asfalé, que quer dizer segurança; mais a palavra também grega mania, que significa aferro habitual, mania, obsessão. Muitos estudiosos de Descartes chegam a achar exagerada, obsessiva até, sua preocupação com a segurança. Tal fato despenou-nos para breve estudo do assunto, demarcado pelas questões que ora propomos: que significados tem a palavra segurança? que amplitude os textos cartesianos nos autorizam a lhe dar? quais posturas assumidas ao longo de sua vida revelam, de fato, aquela obsessão? e quais as causas dessa preocupação? [...] Palavras-chave:  Descartes; Segurança; Estabilidade; Constância; Circunspecção.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2071
10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2071
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2071
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v2n3a1987-2071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2071/1706
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Leosino Bizinoto Macedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Leosino Bizinoto Macedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 2 n. 3 (1987): v.2 n.3 jul./dez. 1987; 41-60
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233154547712