A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria do Carmo Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/844
Resumo: Este texto faz um histórico das experiências e dos estudos de avaliação da universidade no Brasil, destacando seus objetivos. Além disso, relata as experiências de avaliação descritas na literatura brasileira que parecem ter definido os caminhos desse processo para, finalmente, propor um modelo de classificação das publicações brasileiras e analisá-lo. Através da análise desse modelo de classificação, busca identificar o modelo de avaliação da universidade, subjacente a estas publicações. Tem por objetivo principal organizar as publicações brasileiras acerca do tema, de modo a facilitar a compreensão sobre os processos de avaliação pelos quais passaram e passam essas instituições, e identificar o modelo de avaliação da universidade brasileira, visando o desenvolvimento de estudos futuros acerca do assunto. Palavras-chave: Publicações; Unversidades Brasileiras; Estudos de avaliação. Abstract: This text makes a historical of the experiences and studies of evaluation of the university in Brazil, highlighting its objectives. Besides, it tells the evaluation experiences described in the Brazilian literature that it seem to have defined the roads of that process for, finally, to purpose a model of classification of the Brazilian publications and to analyze it, objectifying to identify the model of underlying evaluation to these publications. This text has for main objective to organize the Brazilian publications concerning the theme, in way to facilitate the understanding on the evaluation processes for the which passed and they pass those institutions, seeking the development of future studies concerning the subject.
id UFU-2_37df251735df7d7210d8c4d478dad3ba
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/844
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A avaliação da universidade: uma análise das publicações no BrasilPublicaçõesUniversidades BrasileirasEstudos de AvaliaçãoEste texto faz um histórico das experiências e dos estudos de avaliação da universidade no Brasil, destacando seus objetivos. Além disso, relata as experiências de avaliação descritas na literatura brasileira que parecem ter definido os caminhos desse processo para, finalmente, propor um modelo de classificação das publicações brasileiras e analisá-lo. Através da análise desse modelo de classificação, busca identificar o modelo de avaliação da universidade, subjacente a estas publicações. Tem por objetivo principal organizar as publicações brasileiras acerca do tema, de modo a facilitar a compreensão sobre os processos de avaliação pelos quais passaram e passam essas instituições, e identificar o modelo de avaliação da universidade brasileira, visando o desenvolvimento de estudos futuros acerca do assunto. Palavras-chave: Publicações; Unversidades Brasileiras; Estudos de avaliação. Abstract: This text makes a historical of the experiences and studies of evaluation of the university in Brazil, highlighting its objectives. Besides, it tells the evaluation experiences described in the Brazilian literature that it seem to have defined the roads of that process for, finally, to purpose a model of classification of the Brazilian publications and to analyze it, objectifying to identify the model of underlying evaluation to these publications. This text has for main objective to organize the Brazilian publications concerning the theme, in way to facilitate the understanding on the evaluation processes for the which passed and they pass those institutions, seeking the development of future studies concerning the subject.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/84410.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-844Educação e Filosofia; v. 12 n. 24 (1998): v.12 n.24 jul./dez. 1998; 11-471982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/844/33973Copyright (c) 2016 Maria do Carmo Fernandes Martinshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Maria do Carmo Fernandes2023-06-30T16:19:13Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/844Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-30T16:19:13Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
title A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
spellingShingle A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
Martins, Maria do Carmo Fernandes
Publicações
Universidades Brasileiras
Estudos de Avaliação
title_short A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
title_full A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
title_fullStr A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
title_full_unstemmed A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
title_sort A avaliação da universidade: uma análise das publicações no Brasil
author Martins, Maria do Carmo Fernandes
author_facet Martins, Maria do Carmo Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Maria do Carmo Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Publicações
Universidades Brasileiras
Estudos de Avaliação
topic Publicações
Universidades Brasileiras
Estudos de Avaliação
description Este texto faz um histórico das experiências e dos estudos de avaliação da universidade no Brasil, destacando seus objetivos. Além disso, relata as experiências de avaliação descritas na literatura brasileira que parecem ter definido os caminhos desse processo para, finalmente, propor um modelo de classificação das publicações brasileiras e analisá-lo. Através da análise desse modelo de classificação, busca identificar o modelo de avaliação da universidade, subjacente a estas publicações. Tem por objetivo principal organizar as publicações brasileiras acerca do tema, de modo a facilitar a compreensão sobre os processos de avaliação pelos quais passaram e passam essas instituições, e identificar o modelo de avaliação da universidade brasileira, visando o desenvolvimento de estudos futuros acerca do assunto. Palavras-chave: Publicações; Unversidades Brasileiras; Estudos de avaliação. Abstract: This text makes a historical of the experiences and studies of evaluation of the university in Brazil, highlighting its objectives. Besides, it tells the evaluation experiences described in the Brazilian literature that it seem to have defined the roads of that process for, finally, to purpose a model of classification of the Brazilian publications and to analyze it, objectifying to identify the model of underlying evaluation to these publications. This text has for main objective to organize the Brazilian publications concerning the theme, in way to facilitate the understanding on the evaluation processes for the which passed and they pass those institutions, seeking the development of future studies concerning the subject.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/844
10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-844
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/844
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/844/33973
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria do Carmo Fernandes Martins
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria do Carmo Fernandes Martins
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 12 n. 24 (1998): v.12 n.24 jul./dez. 1998; 11-47
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232119603200