John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798 |
Resumo: | O presente artigo tem o propósito de recuperar Dewey, enquanto pensador e expositor de um pragmatismo inevitável em todo tipo de pensamento e atividade, pois constitui a origem consciente desse movimento chamado pragmatismo. A partir disso, o trabalho indicará algumas características do pragmatismo americano com a finalidade de encontrar uma ordem lógica, entre as muitas possíveis, de compreensão. Tomará Dewey como o filósofo da América, enfocando suas concepções de experiência e reconstrução, sua crítica do papel do sujeito da filosofia tradicional e a substituição que faz dessa concepção de sujeito como espectador pela de artesão ou usuário, entendido como ser social. ABSTRACT: The aim of this article is to recuperate Dewey as a thinker and the exponent of the pragmatism unavoidable in any kind of thought and action once he constitutes the conscious source of this movement. Thus, this study will highlight some features of the American pragmatism in order to find out an understandable logical order among many possible. In this article, Dewey will be considered as the philosopher of America by focusing his concepts of experience and reconstruction, his criticism to the role of the subject of tradicional philosophy and how he replaces the concept of the subject as a spectator by that of craftsman or user regarded as social being. |
id |
UFU-2_38e66526f574bda65849f5f09bb7091e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/798 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássicopragmatismoexperiêniademocraciareconstruçãoO presente artigo tem o propósito de recuperar Dewey, enquanto pensador e expositor de um pragmatismo inevitável em todo tipo de pensamento e atividade, pois constitui a origem consciente desse movimento chamado pragmatismo. A partir disso, o trabalho indicará algumas características do pragmatismo americano com a finalidade de encontrar uma ordem lógica, entre as muitas possíveis, de compreensão. Tomará Dewey como o filósofo da América, enfocando suas concepções de experiência e reconstrução, sua crítica do papel do sujeito da filosofia tradicional e a substituição que faz dessa concepção de sujeito como espectador pela de artesão ou usuário, entendido como ser social. ABSTRACT: The aim of this article is to recuperate Dewey as a thinker and the exponent of the pragmatism unavoidable in any kind of thought and action once he constitutes the conscious source of this movement. Thus, this study will highlight some features of the American pragmatism in order to find out an understandable logical order among many possible. In this article, Dewey will be considered as the philosopher of America by focusing his concepts of experience and reconstruction, his criticism to the role of the subject of tradicional philosophy and how he replaces the concept of the subject as a spectator by that of craftsman or user regarded as social being.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/79810.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 105-1211982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798/713Copyright (c) 2016 Hélio Roque Hartmannhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Hélio Roque2023-03-13T15:54:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/798Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-13T15:54:26Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico |
title |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico |
spellingShingle |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico Hartmann, Hélio Roque pragmatismo experiênia democracia reconstrução |
title_short |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico |
title_full |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico |
title_fullStr |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico |
title_full_unstemmed |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico |
title_sort |
John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico |
author |
Hartmann, Hélio Roque |
author_facet |
Hartmann, Hélio Roque |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartmann, Hélio Roque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pragmatismo experiênia democracia reconstrução |
topic |
pragmatismo experiênia democracia reconstrução |
description |
O presente artigo tem o propósito de recuperar Dewey, enquanto pensador e expositor de um pragmatismo inevitável em todo tipo de pensamento e atividade, pois constitui a origem consciente desse movimento chamado pragmatismo. A partir disso, o trabalho indicará algumas características do pragmatismo americano com a finalidade de encontrar uma ordem lógica, entre as muitas possíveis, de compreensão. Tomará Dewey como o filósofo da América, enfocando suas concepções de experiência e reconstrução, sua crítica do papel do sujeito da filosofia tradicional e a substituição que faz dessa concepção de sujeito como espectador pela de artesão ou usuário, entendido como ser social. ABSTRACT: The aim of this article is to recuperate Dewey as a thinker and the exponent of the pragmatism unavoidable in any kind of thought and action once he constitutes the conscious source of this movement. Thus, this study will highlight some features of the American pragmatism in order to find out an understandable logical order among many possible. In this article, Dewey will be considered as the philosopher of America by focusing his concepts of experience and reconstruction, his criticism to the role of the subject of tradicional philosophy and how he replaces the concept of the subject as a spectator by that of craftsman or user regarded as social being. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798/713 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Hélio Roque Hartmann http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Hélio Roque Hartmann http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 105-121 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232085000192 |