John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartmann, Hélio Roque
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798
Resumo: O presente artigo tem o propósito de recuperar Dewey, enquanto pensador e expositor de um pragmatismo inevitável em todo tipo de pensamento e atividade, pois constitui a origem consciente desse movimento chamado pragmatismo. A partir disso, o trabalho indicará algumas características do pragmatismo americano com a finalidade de encontrar uma ordem lógica, entre as muitas possíveis, de compreensão. Tomará Dewey como o filósofo da América, enfocando suas concepções de experiência e reconstrução, sua crítica do papel do sujeito da filosofia tradicional e a substituição que faz dessa concepção de sujeito como espectador pela de artesão ou usuário, entendido como ser social.   ABSTRACT:   The aim of this article is to recuperate Dewey as a thinker and the exponent of the pragmatism unavoidable in any kind of thought and action once he constitutes the conscious source of this movement. Thus, this study will highlight some features of the American pragmatism in order to find out an understandable logical order among many possible. In this article, Dewey will be considered as the philosopher of America by focusing his concepts of experience and reconstruction, his criticism to the role of the subject of tradicional philosophy and how he replaces the concept of the subject as a spectator by that of craftsman or user regarded as social being.
id UFU-2_38e66526f574bda65849f5f09bb7091e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/798
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling John Dewey:: exponente del pragmatismo clássicopragmatismoexperiêniademocraciareconstruçãoO presente artigo tem o propósito de recuperar Dewey, enquanto pensador e expositor de um pragmatismo inevitável em todo tipo de pensamento e atividade, pois constitui a origem consciente desse movimento chamado pragmatismo. A partir disso, o trabalho indicará algumas características do pragmatismo americano com a finalidade de encontrar uma ordem lógica, entre as muitas possíveis, de compreensão. Tomará Dewey como o filósofo da América, enfocando suas concepções de experiência e reconstrução, sua crítica do papel do sujeito da filosofia tradicional e a substituição que faz dessa concepção de sujeito como espectador pela de artesão ou usuário, entendido como ser social.   ABSTRACT:   The aim of this article is to recuperate Dewey as a thinker and the exponent of the pragmatism unavoidable in any kind of thought and action once he constitutes the conscious source of this movement. Thus, this study will highlight some features of the American pragmatism in order to find out an understandable logical order among many possible. In this article, Dewey will be considered as the philosopher of America by focusing his concepts of experience and reconstruction, his criticism to the role of the subject of tradicional philosophy and how he replaces the concept of the subject as a spectator by that of craftsman or user regarded as social being.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/79810.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 105-1211982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798/713Copyright (c) 2016 Hélio Roque Hartmannhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHartmann, Hélio Roque2023-03-13T15:54:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/798Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-13T15:54:26Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
title John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
spellingShingle John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
Hartmann, Hélio Roque
pragmatismo
experiênia
democracia
reconstrução
title_short John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
title_full John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
title_fullStr John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
title_full_unstemmed John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
title_sort John Dewey:: exponente del pragmatismo clássico
author Hartmann, Hélio Roque
author_facet Hartmann, Hélio Roque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartmann, Hélio Roque
dc.subject.por.fl_str_mv pragmatismo
experiênia
democracia
reconstrução
topic pragmatismo
experiênia
democracia
reconstrução
description O presente artigo tem o propósito de recuperar Dewey, enquanto pensador e expositor de um pragmatismo inevitável em todo tipo de pensamento e atividade, pois constitui a origem consciente desse movimento chamado pragmatismo. A partir disso, o trabalho indicará algumas características do pragmatismo americano com a finalidade de encontrar uma ordem lógica, entre as muitas possíveis, de compreensão. Tomará Dewey como o filósofo da América, enfocando suas concepções de experiência e reconstrução, sua crítica do papel do sujeito da filosofia tradicional e a substituição que faz dessa concepção de sujeito como espectador pela de artesão ou usuário, entendido como ser social.   ABSTRACT:   The aim of this article is to recuperate Dewey as a thinker and the exponent of the pragmatism unavoidable in any kind of thought and action once he constitutes the conscious source of this movement. Thus, this study will highlight some features of the American pragmatism in order to find out an understandable logical order among many possible. In this article, Dewey will be considered as the philosopher of America by focusing his concepts of experience and reconstruction, his criticism to the role of the subject of tradicional philosophy and how he replaces the concept of the subject as a spectator by that of craftsman or user regarded as social being.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798
10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v13n25a1999-798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/798/713
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Hélio Roque Hartmann
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Hélio Roque Hartmann
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 13 n. 25 (1999): v.13 n.25 jan./jun. 1999; 105-121
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232085000192