To think research practice on Education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral Filho, Fausto dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400
Resumo: Para pensarmos a prática da pesquisa em Educação A partir da distinção epistemológica entre ciências humanas e ciências da natureza, busca-se compreender as especificidades próprias da pesquisa em educação. Para tanto, além de Aristóteles, o presente artigo recorre fundamentalmente a Descartes e a Kant. Buscando compreender que o campo de investigação em educação, não pertencendo à objetivação dos entes naturais, mas antes àquilo mesmo que nos constitui, as múltiplas possibilidades de ser, é no horizonte da linguagem, intrinsecamente polissêmica, que devemos praticar as nossas pesquisas. Ainda que, a cada passo, tenhamos que ir construindo o nosso próprio caminho (método). Palavras-chave: Pesquisa em Educação; Método; Linguagem; Polissemia. To think research practice on Education Abstract: Starting from the epistemological difference between Human Sciences and Natural Sciences, we look for understanding specificities of research in educational area. With this purpose, the present text invokes Descartes and Kant, besides Aristotle. The conclusion is that it must be in the horizon of language – intrinsically polysemic – that we must “practice” our investigations. Looking for understanding that the investigation field doesn't belong to natural entities, but belongs to what constitute us – multiple possibilities of being. Although, for each step, we have to build our own way (method). Key-words: Educational research; Method; Language; Polysemy. Pour penser la pratique de la recherche en Éducation Resumé: En partant de la distinction épistémologique parmi des sciences humaines et sciences de la nature, l’objetctif est de comprendre les spécificités propres de la recherche en éducation. Pourtant, au-delà d’Aristote, le présent article recourt fondamentalement à la Descartes et à la Kant. Cherchant à comprendre que le champ de la investigation en éducation, n’appartenant pas à la objectivation des êtres naturelles, mais avant même à ce que nous constitue, les multiples possibilités d’être, c’est dans l’horizon de la langage, intrinsèquement polysémique, qu’on doit faire recherches. Encore que, à chaque pas, il faut que nous allons enconstruis notre propre chemin (méthode). Mots-clés: Recherche en Éducation; Méthode; Langage; Polysémie. Data de registro: 30/01/2017 Data de aceite: 22/08/2017
id UFU-2_3986220cf80677a627a7f3d0da6006b7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37400
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling To think research practice on EducationPour penser la pratique de la recherche en ÉducationPara pensarmos a prática da pesquisa em EducaçãoPesquisa em Educação. Método. Linguagem. Polissemia.Pesquisa em EducaçãoMétodoLinguagemPolissemiaPara pensarmos a prática da pesquisa em Educação A partir da distinção epistemológica entre ciências humanas e ciências da natureza, busca-se compreender as especificidades próprias da pesquisa em educação. Para tanto, além de Aristóteles, o presente artigo recorre fundamentalmente a Descartes e a Kant. Buscando compreender que o campo de investigação em educação, não pertencendo à objetivação dos entes naturais, mas antes àquilo mesmo que nos constitui, as múltiplas possibilidades de ser, é no horizonte da linguagem, intrinsecamente polissêmica, que devemos praticar as nossas pesquisas. Ainda que, a cada passo, tenhamos que ir construindo o nosso próprio caminho (método). Palavras-chave: Pesquisa em Educação; Método; Linguagem; Polissemia. To think research practice on Education Abstract: Starting from the epistemological difference between Human Sciences and Natural Sciences, we look for understanding specificities of research in educational area. With this purpose, the present text invokes Descartes and Kant, besides Aristotle. The conclusion is that it must be in the horizon of language – intrinsically polysemic – that we must “practice” our investigations. Looking for understanding that the investigation field doesn't belong to natural entities, but belongs to what constitute us – multiple possibilities of being. Although, for each step, we have to build our own way (method). Key-words: Educational research; Method; Language; Polysemy. Pour penser la pratique de la recherche en Éducation Resumé: En partant de la distinction épistémologique parmi des sciences humaines et sciences de la nature, l’objetctif est de comprendre les spécificités propres de la recherche en éducation. Pourtant, au-delà d’Aristote, le présent article recourt fondamentalement à la Descartes et à la Kant. Cherchant à comprendre que le champ de la investigation en éducation, n’appartenant pas à la objectivation des êtres naturelles, mais avant même à ce que nous constitue, les multiples possibilités d’être, c’est dans l’horizon de la langage, intrinsèquement polysémique, qu’on doit faire recherches. Encore que, à chaque pas, il faut que nous allons enconstruis notre propre chemin (méthode). Mots-clés: Recherche en Éducation; Méthode; Langage; Polysémie. Data de registro: 30/01/2017 Data de aceite: 22/08/2017EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3740010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-10Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 725-7471982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400/38145https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400/38146Copyright (c) 2018 Fausto dos Santos Amaral Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmaral Filho, Fausto dos Santos2024-02-20T12:29:59Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37400Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T12:29:59Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv To think research practice on Education
Pour penser la pratique de la recherche en Éducation
Para pensarmos a prática da pesquisa em Educação
title To think research practice on Education
spellingShingle To think research practice on Education
Amaral Filho, Fausto dos Santos
Pesquisa em Educação. Método. Linguagem. Polissemia.
Pesquisa em Educação
Método
Linguagem
Polissemia
title_short To think research practice on Education
title_full To think research practice on Education
title_fullStr To think research practice on Education
title_full_unstemmed To think research practice on Education
title_sort To think research practice on Education
author Amaral Filho, Fausto dos Santos
author_facet Amaral Filho, Fausto dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral Filho, Fausto dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em Educação. Método. Linguagem. Polissemia.
Pesquisa em Educação
Método
Linguagem
Polissemia
topic Pesquisa em Educação. Método. Linguagem. Polissemia.
Pesquisa em Educação
Método
Linguagem
Polissemia
description Para pensarmos a prática da pesquisa em Educação A partir da distinção epistemológica entre ciências humanas e ciências da natureza, busca-se compreender as especificidades próprias da pesquisa em educação. Para tanto, além de Aristóteles, o presente artigo recorre fundamentalmente a Descartes e a Kant. Buscando compreender que o campo de investigação em educação, não pertencendo à objetivação dos entes naturais, mas antes àquilo mesmo que nos constitui, as múltiplas possibilidades de ser, é no horizonte da linguagem, intrinsecamente polissêmica, que devemos praticar as nossas pesquisas. Ainda que, a cada passo, tenhamos que ir construindo o nosso próprio caminho (método). Palavras-chave: Pesquisa em Educação; Método; Linguagem; Polissemia. To think research practice on Education Abstract: Starting from the epistemological difference between Human Sciences and Natural Sciences, we look for understanding specificities of research in educational area. With this purpose, the present text invokes Descartes and Kant, besides Aristotle. The conclusion is that it must be in the horizon of language – intrinsically polysemic – that we must “practice” our investigations. Looking for understanding that the investigation field doesn't belong to natural entities, but belongs to what constitute us – multiple possibilities of being. Although, for each step, we have to build our own way (method). Key-words: Educational research; Method; Language; Polysemy. Pour penser la pratique de la recherche en Éducation Resumé: En partant de la distinction épistémologique parmi des sciences humaines et sciences de la nature, l’objetctif est de comprendre les spécificités propres de la recherche en éducation. Pourtant, au-delà d’Aristote, le présent article recourt fondamentalement à la Descartes et à la Kant. Cherchant à comprendre que le champ de la investigation en éducation, n’appartenant pas à la objectivation des êtres naturelles, mais avant même à ce que nous constitue, les multiples possibilités d’être, c’est dans l’horizon de la langage, intrinsèquement polysémique, qu’on doit faire recherches. Encore que, à chaque pas, il faut que nous allons enconstruis notre propre chemin (méthode). Mots-clés: Recherche en Éducation; Méthode; Langage; Polysémie. Data de registro: 30/01/2017 Data de aceite: 22/08/2017
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-10
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n65a2018-10
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400/38145
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/37400/38146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Fausto dos Santos Amaral Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Fausto dos Santos Amaral Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 65 (2018): v.32 n.65 maio/ago. 2018; 725-747
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166094426112