Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Aldemir Barbosa da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carminati, Celso João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925
Resumo: Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto de recatolizar a nação; na segunda, mostra-se a importância da CNLD entre os aparatos estatais em consonância com o projeto da construção institucional do governo; e, por fim, na terceira parte, indica-se a posição estratégica de intelectuais católicos na CNLD. Palavras-chave: História da educação. Intelectuais católicos. Livro didático. Reação católica. Recatolizing the Nation: Intellectual Catholics in the National Commission of the Didactic Book (1938-1969) Abstract: This article analyzes the presence of Catholic intellectuals among the members of the National Textbook Commission (CNLD) as an indication of the power relationship between the Catholic Church and the government. Such a strategic position allows us to examine, stimulate, indicate and promote didactic books in the formation of the nation, how to bring Catholic culture closer to nationalist principles. In the first part, there are signs of the Catholic Reaction movement around the project to re-nation the nation; the second shows the importance of the CNLD among state apparatus in line with the government's institutional construction project; and, finally, in the third part, the strategic position of Catholic intellectuals in the CNLD is indicated. Keywords: History of education. Catholic intellectuals. Textbook. Catholic reaction. Recatolizar la Nación: Intelectuales Católicos en la Comisión Nacional del libro Didáctico (1938-1969) Resumen: Este artículo analiza la presencia de intelectuales católicos entre los miembros de la Comisión Nacional del Libro Didáctico (CNLD) como indicio de la relación de poder entre la Iglesia Católica y el gobierno. Tal posición estratégica permite examinar, estimular, indicar y promover los libros didácticos en la formación de la nación, como aproximar la cultura católica de los principios nacionalistas. En la primera parte, se presentan señales del movimiento Reacción Católica en torno al proyecto de recatolizar la nación; en la segunda, se muestra la importancia de la CNLD entre los aparatos estatales en consonancia con el proyecto de la construcción institucional del gobierno; y, finalmente, en la tercera parte, se indica la posición estratégica de intelectuales católicos en la CNLD. Palabras clave: Historia de la educación. Intelectuales católicos. Libro didáctico. Reacción católica. Data de registro: 08/02/2019 Data de aceite: 02/03/2020 Financiamento: CAPES
id UFU-2_3d93964aa096b946f5fea82279d0ca07
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46925
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)História da educaçãoIntelectuais católicosLivro didáticoReação católicaRecatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto de recatolizar a nação; na segunda, mostra-se a importância da CNLD entre os aparatos estatais em consonância com o projeto da construção institucional do governo; e, por fim, na terceira parte, indica-se a posição estratégica de intelectuais católicos na CNLD. Palavras-chave: História da educação. Intelectuais católicos. Livro didático. Reação católica. Recatolizing the Nation: Intellectual Catholics in the National Commission of the Didactic Book (1938-1969) Abstract: This article analyzes the presence of Catholic intellectuals among the members of the National Textbook Commission (CNLD) as an indication of the power relationship between the Catholic Church and the government. Such a strategic position allows us to examine, stimulate, indicate and promote didactic books in the formation of the nation, how to bring Catholic culture closer to nationalist principles. In the first part, there are signs of the Catholic Reaction movement around the project to re-nation the nation; the second shows the importance of the CNLD among state apparatus in line with the government's institutional construction project; and, finally, in the third part, the strategic position of Catholic intellectuals in the CNLD is indicated. Keywords: History of education. Catholic intellectuals. Textbook. Catholic reaction. Recatolizar la Nación: Intelectuales Católicos en la Comisión Nacional del libro Didáctico (1938-1969) Resumen: Este artículo analiza la presencia de intelectuales católicos entre los miembros de la Comisión Nacional del Libro Didáctico (CNLD) como indicio de la relación de poder entre la Iglesia Católica y el gobierno. Tal posición estratégica permite examinar, estimular, indicar y promover los libros didácticos en la formación de la nación, como aproximar la cultura católica de los principios nacionalistas. En la primera parte, se presentan señales del movimiento Reacción Católica en torno al proyecto de recatolizar la nación; en la segunda, se muestra la importancia de la CNLD entre los aparatos estatales en consonancia con el proyecto de la construcción institucional del gobierno; y, finalmente, en la tercera parte, se indica la posición estratégica de intelectuales católicos en la CNLD. Palabras clave: Historia de la educación. Intelectuales católicos. Libro didáctico. Reacción católica. Data de registro: 08/02/2019 Data de aceite: 02/03/2020 Financiamento: CAPESEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2020-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa Históricaapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4692510.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46925Educação e Filosofia; v. 33 n. 68 (2019): v.33 n.68 maio/ago. 2019; 885-9241982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925/38063https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925/38056Copyright (c) 2019 Aldemir Barbosa da Silva, Celso João Carminatihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Aldemir Barbosa daCarminati, Celso João2024-02-19T14:10:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46925Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T14:10:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
title Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
spellingShingle Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
Silva, Aldemir Barbosa da
História da educação
Intelectuais católicos
Livro didático
Reação católica
title_short Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
title_full Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
title_fullStr Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
title_full_unstemmed Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
title_sort Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969)
author Silva, Aldemir Barbosa da
author_facet Silva, Aldemir Barbosa da
Carminati, Celso João
author_role author
author2 Carminati, Celso João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Aldemir Barbosa da
Carminati, Celso João
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Intelectuais católicos
Livro didático
Reação católica
topic História da educação
Intelectuais católicos
Livro didático
Reação católica
description Recatolizar a Nação: Intelectuais Católicos na Comissão Nacional do Livro Didático (1938-1969) Resumo: Este artigo analisa a presença de intelectuais católicos entre os membros da Comissão Nacional do Livro Didático (CNLD) como indício da relação de poder entre a Igreja Católica e o governo. Tal posição estratégica permite examinar, estimular, indicar e promover os livros didáticos na formação da nação, como aproximar a cultura católica dos princípios nacionalistas. Na primeira parte, apresentam-se sinais do movimento Reação Católica em torno do projeto de recatolizar a nação; na segunda, mostra-se a importância da CNLD entre os aparatos estatais em consonância com o projeto da construção institucional do governo; e, por fim, na terceira parte, indica-se a posição estratégica de intelectuais católicos na CNLD. Palavras-chave: História da educação. Intelectuais católicos. Livro didático. Reação católica. Recatolizing the Nation: Intellectual Catholics in the National Commission of the Didactic Book (1938-1969) Abstract: This article analyzes the presence of Catholic intellectuals among the members of the National Textbook Commission (CNLD) as an indication of the power relationship between the Catholic Church and the government. Such a strategic position allows us to examine, stimulate, indicate and promote didactic books in the formation of the nation, how to bring Catholic culture closer to nationalist principles. In the first part, there are signs of the Catholic Reaction movement around the project to re-nation the nation; the second shows the importance of the CNLD among state apparatus in line with the government's institutional construction project; and, finally, in the third part, the strategic position of Catholic intellectuals in the CNLD is indicated. Keywords: History of education. Catholic intellectuals. Textbook. Catholic reaction. Recatolizar la Nación: Intelectuales Católicos en la Comisión Nacional del libro Didáctico (1938-1969) Resumen: Este artículo analiza la presencia de intelectuales católicos entre los miembros de la Comisión Nacional del Libro Didáctico (CNLD) como indicio de la relación de poder entre la Iglesia Católica y el gobierno. Tal posición estratégica permite examinar, estimular, indicar y promover los libros didácticos en la formación de la nación, como aproximar la cultura católica de los principios nacionalistas. En la primera parte, se presentan señales del movimiento Reacción Católica en torno al proyecto de recatolizar la nación; en la segunda, se muestra la importancia de la CNLD entre los aparatos estatales en consonancia con el proyecto de la construcción institucional del gobierno; y, finalmente, en la tercera parte, se indica la posición estratégica de intelectuales católicos en la CNLD. Palabras clave: Historia de la educación. Intelectuales católicos. Libro didáctico. Reacción católica. Data de registro: 08/02/2019 Data de aceite: 02/03/2020 Financiamento: CAPES
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925
10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46925
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v33n68a2019-46925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925/38063
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46925/38056
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Aldemir Barbosa da Silva, Celso João Carminati
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Aldemir Barbosa da Silva, Celso João Carminati
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 33 n. 68 (2019): v.33 n.68 maio/ago. 2019; 885-924
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166671142912