A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63782 |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782 |
Resumo: | Resumo: Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, seu potencial de liberdade e criação. Partindo dos referidos fundamentos filosóficos, o artigo defende que uma educação com as diferenças precisa repensar a noção de sujeito ideal, as práticas de ensino e avaliação baseadas em quantificações e classificações, as lógicas fragmentadas e impessoais de produção de conhecimento e, finalmente, a ideia de formação para a liberdade e a responsabilidade ética. Palavras-chave: Duração; Henri Bergson; Educação; Diferenças. The duration in Henri Bergson: foundation of education with the differences Abstract: Taking the current paradigmatic changes as a context, the aim of this article is to reflect on the philosophical foundations of an education with the differences based on the concept of duration developed by Henri Bergson. The bergsonian theory of duration establishes a radical view of human differences, based on the following aspects: the living and pulsating dimension of the temporalities of the different subjects; the irreducibility of different human temporalities to mathematical signs; the totalization of temporality within the scope of memory; and, finally, its potential for freedom and creation. Based on these philosophical foundations, the article argues that education with the differences needs to rethink the notion of ideal subject, teaching and evaluation practices based on quantifications and classifications, fragmented and impersonal logics of knowledge production and, finally, the idea of formation for freedom and ethical responsibility. Key-words: Duration; Henri Bergson; Education; Differences. La duración en Henri Bergson: fundamento de la educación con las diferencias Resumen: Tomando como contexto los cambios paradigmáticos actuales, el objetivo de este artículo es reflexionar sobre los fundamentos filosóficos de una educación con las diferencias basada en el concepto de duración desarrollado por Henri Bergson. La teoría bergsoniana de la duración establece una visión radical de las diferencias humanas, basada en los siguientes aspectos: la dimensión viva y pulsante de las temporalidades de los diferentes sujetos; la irreductibilidad de diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; la totalización de la temporalidad en el ámbito de la memoria; y, finalmente, su potencial de libertad y creación. Con base en estos fundamentos filosóficos, el artículo sostiene que la educación con las diferencias necesita repensar la noción de sujeto ideal, prácticas de enseñanza y evaluación basadas en cuantificaciones y clasificaciones, lógicas fragmentadas e impersonales de producción de conocimiento y, finalmente, la idea de formación para la libertad y la responsabilidad ética. Palabras clave: Duración; Henri Bergson; Educación; Diferencias. Data de registro: 27/10/2021 Data de aceite: 19/01/2022 |
id |
UFU-2_41f87d0cd44ef304aa5c059d3b312ac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/63782 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferençasDuraçãoHenri BergsonEducaçãoDiferençasResumo: Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, seu potencial de liberdade e criação. Partindo dos referidos fundamentos filosóficos, o artigo defende que uma educação com as diferenças precisa repensar a noção de sujeito ideal, as práticas de ensino e avaliação baseadas em quantificações e classificações, as lógicas fragmentadas e impessoais de produção de conhecimento e, finalmente, a ideia de formação para a liberdade e a responsabilidade ética. Palavras-chave: Duração; Henri Bergson; Educação; Diferenças. The duration in Henri Bergson: foundation of education with the differences Abstract: Taking the current paradigmatic changes as a context, the aim of this article is to reflect on the philosophical foundations of an education with the differences based on the concept of duration developed by Henri Bergson. The bergsonian theory of duration establishes a radical view of human differences, based on the following aspects: the living and pulsating dimension of the temporalities of the different subjects; the irreducibility of different human temporalities to mathematical signs; the totalization of temporality within the scope of memory; and, finally, its potential for freedom and creation. Based on these philosophical foundations, the article argues that education with the differences needs to rethink the notion of ideal subject, teaching and evaluation practices based on quantifications and classifications, fragmented and impersonal logics of knowledge production and, finally, the idea of formation for freedom and ethical responsibility. Key-words: Duration; Henri Bergson; Education; Differences. La duración en Henri Bergson: fundamento de la educación con las diferencias Resumen: Tomando como contexto los cambios paradigmáticos actuales, el objetivo de este artículo es reflexionar sobre los fundamentos filosóficos de una educación con las diferencias basada en el concepto de duración desarrollado por Henri Bergson. La teoría bergsoniana de la duración establece una visión radical de las diferencias humanas, basada en los siguientes aspectos: la dimensión viva y pulsante de las temporalidades de los diferentes sujetos; la irreductibilidad de diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; la totalización de la temporalidad en el ámbito de la memoria; y, finalmente, su potencial de libertad y creación. Con base en estos fundamentos filosóficos, el artículo sostiene que la educación con las diferencias necesita repensar la noción de sujeto ideal, prácticas de enseñanza y evaluación basadas en cuantificaciones y clasificaciones, lógicas fragmentadas e impersonales de producción de conocimiento y, finalmente, la idea de formación para la libertad y la responsabilidad ética. Palabras clave: Duración; Henri Bergson; Educación; Diferencias. Data de registro: 27/10/2021 Data de aceite: 19/01/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6378210.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63782Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 861-8841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782/37905https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782/37906Copyright (c) 2022 Luka Carvalho Gusmão, Luciana Pacheco Marqueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho Gusmão, LukaPacheco Marques, Luciana2024-02-05T12:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/63782Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-05T12:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças |
title |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças |
spellingShingle |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças Carvalho Gusmão, Luka Duração Henri Bergson Educação Diferenças Carvalho Gusmão, Luka Duração Henri Bergson Educação Diferenças |
title_short |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças |
title_full |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças |
title_fullStr |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças |
title_full_unstemmed |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças |
title_sort |
A duração em Henri Bergson: fundamento da educação com as diferenças |
author |
Carvalho Gusmão, Luka |
author_facet |
Carvalho Gusmão, Luka Carvalho Gusmão, Luka Pacheco Marques, Luciana Pacheco Marques, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco Marques, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho Gusmão, Luka Pacheco Marques, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Duração Henri Bergson Educação Diferenças |
topic |
Duração Henri Bergson Educação Diferenças |
description |
Resumo: Tendo como contexto as mudanças paradigmáticas da Atualidade, o objetivo deste artigo é refletir sobre os fundamentos filosóficos de uma educação com as diferenças a partir do conceito de duração desenvolvido por Henri Bergson. A teoria bergsoniana da duração instaura uma visão radical das diferenças humanas, baseada nos seguintes aspectos: a dimensão viva e pulsante das temporalidades dos diversos sujeitos; a irredutibilidade das diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; a totalização da temporalidade no âmbito da memória; e, enfim, seu potencial de liberdade e criação. Partindo dos referidos fundamentos filosóficos, o artigo defende que uma educação com as diferenças precisa repensar a noção de sujeito ideal, as práticas de ensino e avaliação baseadas em quantificações e classificações, as lógicas fragmentadas e impessoais de produção de conhecimento e, finalmente, a ideia de formação para a liberdade e a responsabilidade ética. Palavras-chave: Duração; Henri Bergson; Educação; Diferenças. The duration in Henri Bergson: foundation of education with the differences Abstract: Taking the current paradigmatic changes as a context, the aim of this article is to reflect on the philosophical foundations of an education with the differences based on the concept of duration developed by Henri Bergson. The bergsonian theory of duration establishes a radical view of human differences, based on the following aspects: the living and pulsating dimension of the temporalities of the different subjects; the irreducibility of different human temporalities to mathematical signs; the totalization of temporality within the scope of memory; and, finally, its potential for freedom and creation. Based on these philosophical foundations, the article argues that education with the differences needs to rethink the notion of ideal subject, teaching and evaluation practices based on quantifications and classifications, fragmented and impersonal logics of knowledge production and, finally, the idea of formation for freedom and ethical responsibility. Key-words: Duration; Henri Bergson; Education; Differences. La duración en Henri Bergson: fundamento de la educación con las diferencias Resumen: Tomando como contexto los cambios paradigmáticos actuales, el objetivo de este artículo es reflexionar sobre los fundamentos filosóficos de una educación con las diferencias basada en el concepto de duración desarrollado por Henri Bergson. La teoría bergsoniana de la duración establece una visión radical de las diferencias humanas, basada en los siguientes aspectos: la dimensión viva y pulsante de las temporalidades de los diferentes sujetos; la irreductibilidad de diferentes temporalidades humanas a signos matemáticos; la totalización de la temporalidad en el ámbito de la memoria; y, finalmente, su potencial de libertad y creación. Con base en estos fundamentos filosóficos, el artículo sostiene que la educación con las diferencias necesita repensar la noción de sujeto ideal, prácticas de enseñanza y evaluación basadas en cuantificaciones y clasificaciones, lógicas fragmentadas e impersonales de producción de conocimiento y, finalmente, la idea de formación para la libertad y la responsabilidad ética. Palabras clave: Duración; Henri Bergson; Educación; Diferencias. Data de registro: 27/10/2021 Data de aceite: 19/01/2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782 10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63782 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782/37905 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/63782/37906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luka Carvalho Gusmão, Luciana Pacheco Marques http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luka Carvalho Gusmão, Luciana Pacheco Marques http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 36 n. 77 (2022); 861-884 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822181634938503168 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v36n77a2022-63782 |