Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669 |
Resumo: | Résumé: Cet article présente les éléments basiques de la méthodologie pour l'éducation infantile chez Froubel. Au-dela de cet auteur, plusieurs pédagogues liés a l' education infantile sont abordés avec la tentative d'elucider la formation de une nouvelle organisation de l'instituition écolier, que depuis le dernier siàcle a institué l'écolieration de l' enfance. Entrée: Education, Enfance, Froebel. Resumo: O artigo apresenta os elementos básicos da metodologia para a educação infantil formulados por Froebel. Além deste educador, outros pedagogos vinculados à educação infantil são abordados na tentativa de elucidar a formação da nova organização da instituição escolar, que a partir do início do século passado institucionalizou a educação pré-escolar. Palavras-chave: Educação; Infância; Froebel. |
id |
UFU-2_442fa6669f96c0875a8cbda3cc829375 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/669 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolarEducaçãoInfânciaFroebelRésumé: Cet article présente les éléments basiques de la méthodologie pour l'éducation infantile chez Froubel. Au-dela de cet auteur, plusieurs pédagogues liés a l' education infantile sont abordés avec la tentative d'elucider la formation de une nouvelle organisation de l'instituition écolier, que depuis le dernier siàcle a institué l'écolieration de l' enfance. Entrée: Education, Enfance, Froebel. Resumo: O artigo apresenta os elementos básicos da metodologia para a educação infantil formulados por Froebel. Além deste educador, outros pedagogos vinculados à educação infantil são abordados na tentativa de elucidar a formação da nova organização da instituição escolar, que a partir do início do século passado institucionalizou a educação pré-escolar. Palavras-chave: Educação; Infância; Froebel.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66910.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-669Educação e Filosofia; v. 16 n. 32 (2002): v.16 n.32 jul./dez. 2002; 97-1151982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669/605Copyright (c) 2016 Elisa dos Santos Vantihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVanti, Elisa dos Santos2023-05-10T14:43:55Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/669Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-05-10T14:43:55Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar |
title |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar |
spellingShingle |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar Vanti, Elisa dos Santos Educação Infância Froebel |
title_short |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar |
title_full |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar |
title_fullStr |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar |
title_sort |
Filosofia e currículo para a infância: alcances do(s) método(s) froebeliano(s) na educação pré-escolar |
author |
Vanti, Elisa dos Santos |
author_facet |
Vanti, Elisa dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vanti, Elisa dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infância Froebel |
topic |
Educação Infância Froebel |
description |
Résumé: Cet article présente les éléments basiques de la méthodologie pour l'éducation infantile chez Froubel. Au-dela de cet auteur, plusieurs pédagogues liés a l' education infantile sont abordés avec la tentative d'elucider la formation de une nouvelle organisation de l'instituition écolier, que depuis le dernier siàcle a institué l'écolieration de l' enfance. Entrée: Education, Enfance, Froebel. Resumo: O artigo apresenta os elementos básicos da metodologia para a educação infantil formulados por Froebel. Além deste educador, outros pedagogos vinculados à educação infantil são abordados na tentativa de elucidar a formação da nova organização da instituição escolar, que a partir do início do século passado institucionalizou a educação pré-escolar. Palavras-chave: Educação; Infância; Froebel. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669 10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-669 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v16n32a2002-669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/669/605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Elisa dos Santos Vanti http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Elisa dos Santos Vanti http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 16 n. 32 (2002): v.16 n.32 jul./dez. 2002; 97-115 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231554420736 |