Newton da Costa: O Homem, o Lógico e o Filósofo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36406 |
Resumo: | O professor Newton da Costa - como é carinhosamente chamado por seus alunos - é, sem dúvida, o lógico mais importante do século XX em língua portuguesa, destacando-se também como filósofo da lógica, da matemática e teórico do método científico. Elaborou valiosas contribuições a diversos campos do saber teórico e filosófico. Juntamente com inúmeros outros estudiosos brasileiros e estrangeiros, Newton da Costa fez escola, a qual se usa nominar "Escola de da Costa". Seus membros, alguns dos quais gozam de reputação internacional, nele tiveram e têm seu professor, mentor, inspirador e colaborador. [...] Newton da Costa é um dos grandes responsáveis pelo Brasil ser, hoje, relevante em lógica em nível mundial. Ele é o fundador da lógica matemática no Brasil, desenvolvera sua cultura lógica de modo autóctone e autodidata, aprendera lógica diretamente na melhor literatura internacional sobre o assunto em sua juventude. Seu grande talento permitiu-lhe criar a lógica paraconsistente de modo independente de StanisÅ‚aw JaÅ›kowski, em 1963, com a publicação de Sistemas Formais Inconsistentes, sua tese de cátedra apresentada, defendida e aprovada na Universidade do Paraná, no ano seguinte. Mais tarde, a partir de 1986, Newton da Costa formula e desenvolve sua teoria da quase-verdade, a qual, em certo sentido, generaliza a teoria da verdade de Tarski, constituindo-se um modelo alternativo para conceber a noção de progresso em ciência, ao mesmo tempo em que oferece o ferramental teórico para que se codifique claramente os mais diversos tipos de inferência no âmbito das teorias científicas, inclusive das situações de inconsistência teórica. Data de Registro: 17/09/2016Data do Aceite: 26/10/2016 |
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Newton da Costa: O Homem, o Lógico e o FilósofoLógica. Matemática. Filosofia.O professor Newton da Costa - como é carinhosamente chamado por seus alunos - é, sem dúvida, o lógico mais importante do século XX em língua portuguesa, destacando-se também como filósofo da lógica, da matemática e teórico do método científico. Elaborou valiosas contribuições a diversos campos do saber teórico e filosófico. Juntamente com inúmeros outros estudiosos brasileiros e estrangeiros, Newton da Costa fez escola, a qual se usa nominar "Escola de da Costa". Seus membros, alguns dos quais gozam de reputação internacional, nele tiveram e têm seu professor, mentor, inspirador e colaborador. [...] Newton da Costa é um dos grandes responsáveis pelo Brasil ser, hoje, relevante em lógica em nível mundial. Ele é o fundador da lógica matemática no Brasil, desenvolvera sua cultura lógica de modo autóctone e autodidata, aprendera lógica diretamente na melhor literatura internacional sobre o assunto em sua juventude. Seu grande talento permitiu-lhe criar a lógica paraconsistente de modo independente de StanisÅ‚aw JaÅ›kowski, em 1963, com a publicação de Sistemas Formais Inconsistentes, sua tese de cátedra apresentada, defendida e aprovada na Universidade do Paraná, no ano seguinte. Mais tarde, a partir de 1986, Newton da Costa formula e desenvolve sua teoria da quase-verdade, a qual, em certo sentido, generaliza a teoria da verdade de Tarski, constituindo-se um modelo alternativo para conceber a noção de progresso em ciência, ao mesmo tempo em que oferece o ferramental teórico para que se codifique claramente os mais diversos tipos de inferência no âmbito das teorias científicas, inclusive das situações de inconsistência teórica. Data de Registro: 17/09/2016Data do Aceite: 26/10/2016EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3640610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p533a546Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 533-5461982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/36406/19857Copyright (c) 2016 Evandro Luís Gomes, e Itala M. Loffredo D'Ottavianohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Evandro LuísD’Ottaviano, Itala M. Loffredo2022-10-10T16:50:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/36406Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T16:50:27Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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