A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960 |
Resumo: | Este estudo se propõe a analisar o papel e a prática/atuação do Orientador Educacional nas escolas estaduais de 1° Grau existentes na cidade de Uberlândia, a fim de buscar nesta atuação, práticas de orientação educacional que possam contribuir para a melhoria da escola pública. Portanto, realizou-se entrevistas com 13 Orientadores Educacionais, e a partir de seus relatos e da percepção que os mesmos manifestaram de sua função e de seu papel, foi uma análise crítica do trabalho desenvolvido por estes profissionais. Pudemos constatar, de acordo com a pesquisa desenvolvida, que a orientação educacional, na prática, não tem objetivos definidos, assumindo características diferentes de uma escola para outra. Esses objetivos introjetados pelos orientadores, às vezes, mais claros para uns, mais difusos para outros, estão ligados ao conceito de Educação, de Orientação e ao tipo de homem que se quer formar. Tais conclusões levam à necessidade de uma revisão e reorientação do trabalho de orientação educacional nas escolas estaduais. Palavras-chave: Atuação do Orientador Educacional; Função do Orientador Educacional; Escolas estaduais. |
id |
UFU-2_4d6744d2eeb253ccc15befd3438f1d16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/960 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua funçãoAtuação do Orientador EducacionalFunção do Orientador EducacionalEscolas estaduaisEste estudo se propõe a analisar o papel e a prática/atuação do Orientador Educacional nas escolas estaduais de 1° Grau existentes na cidade de Uberlândia, a fim de buscar nesta atuação, práticas de orientação educacional que possam contribuir para a melhoria da escola pública. Portanto, realizou-se entrevistas com 13 Orientadores Educacionais, e a partir de seus relatos e da percepção que os mesmos manifestaram de sua função e de seu papel, foi uma análise crítica do trabalho desenvolvido por estes profissionais. Pudemos constatar, de acordo com a pesquisa desenvolvida, que a orientação educacional, na prática, não tem objetivos definidos, assumindo características diferentes de uma escola para outra. Esses objetivos introjetados pelos orientadores, às vezes, mais claros para uns, mais difusos para outros, estão ligados ao conceito de Educação, de Orientação e ao tipo de homem que se quer formar. Tais conclusões levam à necessidade de uma revisão e reorientação do trabalho de orientação educacional nas escolas estaduais. Palavras-chave: Atuação do Orientador Educacional; Função do Orientador Educacional; Escolas estaduais.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2971982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960/871Copyright (c) 2016 Zaida Barros Diashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Zaida Barros2023-07-03T11:57:59Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/960Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-03T11:57:59Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função |
title |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função |
spellingShingle |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função Dias, Zaida Barros Atuação do Orientador Educacional Função do Orientador Educacional Escolas estaduais |
title_short |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função |
title_full |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função |
title_fullStr |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função |
title_full_unstemmed |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função |
title_sort |
A percepção do orientador educacional sobre suas atividades e sua função |
author |
Dias, Zaida Barros |
author_facet |
Dias, Zaida Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Zaida Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atuação do Orientador Educacional Função do Orientador Educacional Escolas estaduais |
topic |
Atuação do Orientador Educacional Função do Orientador Educacional Escolas estaduais |
description |
Este estudo se propõe a analisar o papel e a prática/atuação do Orientador Educacional nas escolas estaduais de 1° Grau existentes na cidade de Uberlândia, a fim de buscar nesta atuação, práticas de orientação educacional que possam contribuir para a melhoria da escola pública. Portanto, realizou-se entrevistas com 13 Orientadores Educacionais, e a partir de seus relatos e da percepção que os mesmos manifestaram de sua função e de seu papel, foi uma análise crítica do trabalho desenvolvido por estes profissionais. Pudemos constatar, de acordo com a pesquisa desenvolvida, que a orientação educacional, na prática, não tem objetivos definidos, assumindo características diferentes de uma escola para outra. Esses objetivos introjetados pelos orientadores, às vezes, mais claros para uns, mais difusos para outros, estão ligados ao conceito de Educação, de Orientação e ao tipo de homem que se quer formar. Tais conclusões levam à necessidade de uma revisão e reorientação do trabalho de orientação educacional nas escolas estaduais. Palavras-chave: Atuação do Orientador Educacional; Função do Orientador Educacional; Escolas estaduais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/960/871 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Zaida Barros Dias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Zaida Barros Dias http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 297 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232598802432 |