Filosofia e pedagógica da libertação latinoamericana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1033 |
Resumo: | A Filosofia da Libertação Latinoamericana (FL) é, provavelmente, a mais original contribuição filosófica da América Latina na atualidade. Entre seus maiores representantes destaca-se Enrique Dussel. Nas páginas seguintes proponho-me a analisar criticamente a concepçåo deste filósofo acerca do que ele próprio denomina "pedagógica• da libertação, que é um "nível" concreto da FL especialmente privilegiado por Dussel. O varão da relação erótica (varão mulher) é agora o pai e a mulher a mãe do filho, o "novo" nessa relação. Para nosso filósofo a pedagógica não deve ser confundida com a pedagogia. Esta consiste na ciência da aprendizagem e do ensino; aquela é uma pane da filosofia, que pensa "a relação cara-a-cara" do pai com o filho, do mestre com o discípulo, do filósofo com o não-filósofo, etc. Na pedagógica convergem a erótica e a política; é como uma ponte entre as duas, mas que tem consistência própria. O pai-Estado, dominando a mäecultura, possibilita que esta, encarregada frequentemente de educar o filho na primeira infância, "totalize" o seu filho onde "encontra aí a compensaçåo do varão que a constitui como objeto". Palavras-chave: Filosofia; Enrique Dussel; Filosofia da Libertação Latinoamericana. |
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Filosofia e pedagógica da libertação latinoamericanaFilosofiaEnrique DusselFilosofia da Libertação LatinoamericanaA Filosofia da Libertação Latinoamericana (FL) é, provavelmente, a mais original contribuição filosófica da América Latina na atualidade. Entre seus maiores representantes destaca-se Enrique Dussel. Nas páginas seguintes proponho-me a analisar criticamente a concepçåo deste filósofo acerca do que ele próprio denomina "pedagógica• da libertação, que é um "nível" concreto da FL especialmente privilegiado por Dussel. O varão da relação erótica (varão mulher) é agora o pai e a mulher a mãe do filho, o "novo" nessa relação. Para nosso filósofo a pedagógica não deve ser confundida com a pedagogia. Esta consiste na ciência da aprendizagem e do ensino; aquela é uma pane da filosofia, que pensa "a relação cara-a-cara" do pai com o filho, do mestre com o discípulo, do filósofo com o não-filósofo, etc. Na pedagógica convergem a erótica e a política; é como uma ponte entre as duas, mas que tem consistência própria. O pai-Estado, dominando a mäecultura, possibilita que esta, encarregada frequentemente de educar o filho na primeira infância, "totalize" o seu filho onde "encontra aí a compensaçåo do varão que a constitui como objeto". Palavras-chave: Filosofia; Enrique Dussel; Filosofia da Libertação Latinoamericana.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/103310.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1033Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 183-2051982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1033/938Copyright (c) 2016 Mariano Moreno Villahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilla, Mariano Moreno2023-01-04T14:30:44Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1033Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-01-04T14:30:44Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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A Filosofia da Libertação Latinoamericana (FL) é, provavelmente, a mais original contribuição filosófica da América Latina na atualidade. Entre seus maiores representantes destaca-se Enrique Dussel. Nas páginas seguintes proponho-me a analisar criticamente a concepçåo deste filósofo acerca do que ele próprio denomina "pedagógica• da libertação, que é um "nível" concreto da FL especialmente privilegiado por Dussel. O varão da relação erótica (varão mulher) é agora o pai e a mulher a mãe do filho, o "novo" nessa relação. Para nosso filósofo a pedagógica não deve ser confundida com a pedagogia. Esta consiste na ciência da aprendizagem e do ensino; aquela é uma pane da filosofia, que pensa "a relação cara-a-cara" do pai com o filho, do mestre com o discípulo, do filósofo com o não-filósofo, etc. Na pedagógica convergem a erótica e a política; é como uma ponte entre as duas, mas que tem consistência própria. O pai-Estado, dominando a mäecultura, possibilita que esta, encarregada frequentemente de educar o filho na primeira infância, "totalize" o seu filho onde "encontra aí a compensaçåo do varão que a constitui como objeto". Palavras-chave: Filosofia; Enrique Dussel; Filosofia da Libertação Latinoamericana. |
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