O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Palavras-chave: Ensino da filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular. Teaching Philosophy as a technology of government Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government. Keywords: Teaching of philosophy; Technology; Government; University entrance examinations. Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad. Palabras clave: Enseñanza de la filosofía; Tecnología; Gubernamentalidad; Vestibular. Data de registro: 15/07/2014 Data de aceite: 15/11/2014 |
id |
UFU-2_65e3fe45f536ffbafaaadcc7df9ebf2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27096 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidadeEnsino da filosofiaTecnologiaGovernamentalidadeVestibularResumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Palavras-chave: Ensino da filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular. Teaching Philosophy as a technology of government Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government. Keywords: Teaching of philosophy; Technology; Government; University entrance examinations. Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad. Palabras clave: Enseñanza de la filosofía; Tecnología; Gubernamentalidad; Vestibular. Data de registro: 15/07/2014 Data de aceite: 15/11/2014 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2709610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 799-8191982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096/19867Copyright (c) 2016 Liliana Souza de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Liliana Souza de2022-10-10T18:49:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27096Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T18:49:27Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade |
title |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade |
spellingShingle |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade Oliveira, Liliana Souza de Ensino da filosofia Tecnologia Governamentalidade Vestibular |
title_short |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade |
title_full |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade |
title_fullStr |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade |
title_full_unstemmed |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade |
title_sort |
O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade |
author |
Oliveira, Liliana Souza de |
author_facet |
Oliveira, Liliana Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Liliana Souza de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da filosofia Tecnologia Governamentalidade Vestibular |
topic |
Ensino da filosofia Tecnologia Governamentalidade Vestibular |
description |
Resumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Palavras-chave: Ensino da filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular. Teaching Philosophy as a technology of government Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government. Keywords: Teaching of philosophy; Technology; Government; University entrance examinations. Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad. Palabras clave: Enseñanza de la filosofía; Tecnología; Gubernamentalidad; Vestibular. Data de registro: 15/07/2014 Data de aceite: 15/11/2014 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096/19867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Liliana Souza de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Liliana Souza de Oliveira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 799-819 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355381819342848 |