O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Liliana Souza de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096
Resumo: Resumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Palavras-chave: Ensino da filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular.   Teaching Philosophy as a technology of government Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government. Keywords: Teaching of philosophy; Technology; Government; University entrance examinations.   Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad. Palabras clave: Enseñanza de la filosofía; Tecnología; Gubernamentalidad; Vestibular.   Data de registro: 15/07/2014 Data de aceite: 15/11/2014  
id UFU-2_65e3fe45f536ffbafaaadcc7df9ebf2c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27096
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidadeEnsino da filosofiaTecnologiaGovernamentalidadeVestibularResumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Palavras-chave: Ensino da filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular.   Teaching Philosophy as a technology of government Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government. Keywords: Teaching of philosophy; Technology; Government; University entrance examinations.   Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad. Palabras clave: Enseñanza de la filosofía; Tecnología; Gubernamentalidad; Vestibular.   Data de registro: 15/07/2014 Data de aceite: 15/11/2014  EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2709610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 799-8191982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096/19867Copyright (c) 2016 Liliana Souza de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Liliana Souza de2022-10-10T18:49:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27096Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T18:49:27Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
title O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
spellingShingle O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
Oliveira, Liliana Souza de
Ensino da filosofia
Tecnologia
Governamentalidade
Vestibular
title_short O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
title_full O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
title_fullStr O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
title_full_unstemmed O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
title_sort O ensino da filosofia como uma tecnologia de governamentalidade
author Oliveira, Liliana Souza de
author_facet Oliveira, Liliana Souza de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Liliana Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da filosofia
Tecnologia
Governamentalidade
Vestibular
topic Ensino da filosofia
Tecnologia
Governamentalidade
Vestibular
description Resumo: O presente trabalho insere-se nas discussões sobre o ensino da Filosofia. Pretendo a partir de uma inspiração foucaultiana analisar as condições de emergência do discurso sobre a importância da Filosofia no vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e as implicações do ensino da Filosofia como uma tecnologia de governamentalidade. Palavras-chave: Ensino da filosofia; Tecnologia; Governamentalidade; Vestibular.   Teaching Philosophy as a technology of government Abstract: This paper is part of discussions about the teaching of Philosophy. It is intended, from a Foucaultian inspiration, to analyze the conditions of emergence of the discourse on the importance of Philosophy in the entrance examinations for the Federal University of Santa Maria (UFSM) and the implications of teaching Philosophy as a technology of government. Keywords: Teaching of philosophy; Technology; Government; University entrance examinations.   Enseñanza de la Filosofia como uma tecnología de gubernamentalidad Resumen: Este trabajo es parte de las discusiones sobre la enseñanza de la Filosofía. A partir de una inspiración foucaultiana tengo la intención de analizar las condiciones de aparición del discurso sobre la importancia de la fi losofía en el examen de admisión de la Universidad Federal de Santa María (UFSM) y las implicaciones de la enseñanza de la Filosofía como la tecnología de la gubernamentalidad. Palabras clave: Enseñanza de la filosofía; Tecnología; Gubernamentalidad; Vestibular.   Data de registro: 15/07/2014 Data de aceite: 15/11/2014  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p799a819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27096/19867
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Liliana Souza de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Liliana Souza de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 799-819
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381819342848