Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chizzotti, Antônio
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Casali, Alipio Marcio Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541
Resumo: Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e mais desigualdade. Tal processo selaria a impossibilidade de cumprimento do direito universal à educação, inscrito como promessa nos ideais da democracia liberal. O estudo pode ser caracterizado como bibliográfico, embasado em autores do campo da economia, sociologia, direito e filosofia, com especial apoio em documentos da ONU, UNESCO, OCDE e Constituição Federal brasileira. Os resultados do estudo apontam para as graves responsabilidades das políticas públicas, dos sistemas de ensino e dos projetos pedagógicos das unidades escolares em interromper a circularidade dessa precarização. Palavras-chave: Desigualdade; Pobreza; Diferença; Precariedade; Fracasso escolar. Desigualdad, Pobreza y Diferencia: Precariedad en la Vida Escolar Resumen: El artículo analiza la desigualdad, la pobreza y las diferenciaciones inferiorizadoras - discriminaciones y segregaciones - y sus efectos de precarización sobre la vida escolar: reprobación y abandono escolar. El centro crítico del análisis se ubica en la circularidad viciosa por la cual, en un sentido, la desigualdad y la pobreza determinan diferenciaciones inferiorizadoras que resultan en fracaso escolar y, al inverso, el fracaso escolar resulta en más pobreza y más desigualdad. Esa circularidad sellaria la imposibilidad de cumplimiento del derecho universal a la educación - promesa de la democracia liberal. El estudio es bibliográfico, desde autores en la economía, sociología, derecho y filosofía, con especial apoyo en documentos de la ONU, UNESCO, OCDE y la Constitución Federal brasileña. Se apunta a las graves responsabilidades de las políticas públicas, de los sistemas de enseñanza y de los proyectos pedagógicos de las unidades escolares en interrumpir la circularidad de esa precarización. Palabras-clave: Desigualdad; Pobreza; Diferencia; Precariedad; Fracaso escolar. Inequality, Poverty and Difference: Precariousness in School Life Abstract: This article aims to analyze inequality, poverty and specific social differences - discrimination and segregation - and their impacts on precariousness of school life: failure and school dropout. The center of analysis lies in the vicious circularity by which, in a direction, inequality and poverty determine the differentiation of people that result in school failure, and on the way round, school failure results in more poverty and more inequality. Such circularity is an impossibility of compliance with the universal right of education - a promise of liberal democracy. It’s about a bibliographic study of a wide range of authors on economics, sociology, law and philosophy, with references to UN, UNESCO, OECD documents and the brazilian Federal Constitution. The results of the study point out to the responsibilities of public policies, educational systems and the pedagogical projects of the school units, to interrupt the circularity of this precariousness. Keywords: Inequality; Poverty; Precariousness; Difference; School Failure. Data de registro:08/07/2019 Data de aceite: 27/05/2020
id UFU-2_668b26ed3056286ad63faed9169c1e87
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49541
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolarDesigualdadePobrezaDiferençaPrecariedadeFracasso escolarDesigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e mais desigualdade. Tal processo selaria a impossibilidade de cumprimento do direito universal à educação, inscrito como promessa nos ideais da democracia liberal. O estudo pode ser caracterizado como bibliográfico, embasado em autores do campo da economia, sociologia, direito e filosofia, com especial apoio em documentos da ONU, UNESCO, OCDE e Constituição Federal brasileira. Os resultados do estudo apontam para as graves responsabilidades das políticas públicas, dos sistemas de ensino e dos projetos pedagógicos das unidades escolares em interromper a circularidade dessa precarização. Palavras-chave: Desigualdade; Pobreza; Diferença; Precariedade; Fracasso escolar. Desigualdad, Pobreza y Diferencia: Precariedad en la Vida Escolar Resumen: El artículo analiza la desigualdad, la pobreza y las diferenciaciones inferiorizadoras - discriminaciones y segregaciones - y sus efectos de precarización sobre la vida escolar: reprobación y abandono escolar. El centro crítico del análisis se ubica en la circularidad viciosa por la cual, en un sentido, la desigualdad y la pobreza determinan diferenciaciones inferiorizadoras que resultan en fracaso escolar y, al inverso, el fracaso escolar resulta en más pobreza y más desigualdad. Esa circularidad sellaria la imposibilidad de cumplimiento del derecho universal a la educación - promesa de la democracia liberal. El estudio es bibliográfico, desde autores en la economía, sociología, derecho y filosofía, con especial apoyo en documentos de la ONU, UNESCO, OCDE y la Constitución Federal brasileña. Se apunta a las graves responsabilidades de las políticas públicas, de los sistemas de enseñanza y de los proyectos pedagógicos de las unidades escolares en interrumpir la circularidad de esa precarización. Palabras-clave: Desigualdad; Pobreza; Diferencia; Precariedad; Fracaso escolar. Inequality, Poverty and Difference: Precariousness in School Life Abstract: This article aims to analyze inequality, poverty and specific social differences - discrimination and segregation - and their impacts on precariousness of school life: failure and school dropout. The center of analysis lies in the vicious circularity by which, in a direction, inequality and poverty determine the differentiation of people that result in school failure, and on the way round, school failure results in more poverty and more inequality. Such circularity is an impossibility of compliance with the universal right of education - a promise of liberal democracy. It’s about a bibliographic study of a wide range of authors on economics, sociology, law and philosophy, with references to UN, UNESCO, OECD documents and the brazilian Federal Constitution. The results of the study point out to the responsibilities of public policies, educational systems and the pedagogical projects of the school units, to interrupt the circularity of this precariousness. Keywords: Inequality; Poverty; Precariousness; Difference; School Failure. Data de registro:08/07/2019 Data de aceite: 27/05/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4954110.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49541Educação e Filosofia; v. 34 n. 70 (2020): v.34 n.70 jan./abr. 2020; 193-2221982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541/31027https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541/35799Copyright (c) 2020 Antônio Chizzotti, Alipio Marcio Dias Casalihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessChizzotti, Antônio Casali, Alipio Marcio Dias 2023-03-20T18:39:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/49541Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-20T18:39:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
title Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
spellingShingle Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
Chizzotti, Antônio
Desigualdade
Pobreza
Diferença
Precariedade
Fracasso escolar
title_short Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
title_full Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
title_fullStr Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
title_full_unstemmed Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
title_sort Desigualdade, pobreza e diferença:: precariedade na vida escolar
author Chizzotti, Antônio
author_facet Chizzotti, Antônio
Casali, Alipio Marcio Dias
author_role author
author2 Casali, Alipio Marcio Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chizzotti, Antônio
Casali, Alipio Marcio Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdade
Pobreza
Diferença
Precariedade
Fracasso escolar
topic Desigualdade
Pobreza
Diferença
Precariedade
Fracasso escolar
description Desigualdade, pobreza e diferença: precariedade na vida escolar Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a desigualdade, a pobreza e as diferenciações inferiorizadoras – discriminações e segregações – e seus efeitos de precarização sobre a vida escolar: reprovação e abandono escolar. O centro crítico da análise encontra-se na circularidade viciosa pela qual, num sentido, a desigualdade e a pobreza determinam diferenciações inferiorizadoras que resultam em fracasso escolar e, no sentido inverso, o fracasso escolar resulta em mais pobreza e mais desigualdade. Tal processo selaria a impossibilidade de cumprimento do direito universal à educação, inscrito como promessa nos ideais da democracia liberal. O estudo pode ser caracterizado como bibliográfico, embasado em autores do campo da economia, sociologia, direito e filosofia, com especial apoio em documentos da ONU, UNESCO, OCDE e Constituição Federal brasileira. Os resultados do estudo apontam para as graves responsabilidades das políticas públicas, dos sistemas de ensino e dos projetos pedagógicos das unidades escolares em interromper a circularidade dessa precarização. Palavras-chave: Desigualdade; Pobreza; Diferença; Precariedade; Fracasso escolar. Desigualdad, Pobreza y Diferencia: Precariedad en la Vida Escolar Resumen: El artículo analiza la desigualdad, la pobreza y las diferenciaciones inferiorizadoras - discriminaciones y segregaciones - y sus efectos de precarización sobre la vida escolar: reprobación y abandono escolar. El centro crítico del análisis se ubica en la circularidad viciosa por la cual, en un sentido, la desigualdad y la pobreza determinan diferenciaciones inferiorizadoras que resultan en fracaso escolar y, al inverso, el fracaso escolar resulta en más pobreza y más desigualdad. Esa circularidad sellaria la imposibilidad de cumplimiento del derecho universal a la educación - promesa de la democracia liberal. El estudio es bibliográfico, desde autores en la economía, sociología, derecho y filosofía, con especial apoyo en documentos de la ONU, UNESCO, OCDE y la Constitución Federal brasileña. Se apunta a las graves responsabilidades de las políticas públicas, de los sistemas de enseñanza y de los proyectos pedagógicos de las unidades escolares en interrumpir la circularidad de esa precarización. Palabras-clave: Desigualdad; Pobreza; Diferencia; Precariedad; Fracaso escolar. Inequality, Poverty and Difference: Precariousness in School Life Abstract: This article aims to analyze inequality, poverty and specific social differences - discrimination and segregation - and their impacts on precariousness of school life: failure and school dropout. The center of analysis lies in the vicious circularity by which, in a direction, inequality and poverty determine the differentiation of people that result in school failure, and on the way round, school failure results in more poverty and more inequality. Such circularity is an impossibility of compliance with the universal right of education - a promise of liberal democracy. It’s about a bibliographic study of a wide range of authors on economics, sociology, law and philosophy, with references to UN, UNESCO, OECD documents and the brazilian Federal Constitution. The results of the study point out to the responsibilities of public policies, educational systems and the pedagogical projects of the school units, to interrupt the circularity of this precariousness. Keywords: Inequality; Poverty; Precariousness; Difference; School Failure. Data de registro:08/07/2019 Data de aceite: 27/05/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541
10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49541
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n70a2020-49541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541/31027
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/49541/35799
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Antônio Chizzotti, Alipio Marcio Dias Casali
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Antônio Chizzotti, Alipio Marcio Dias Casali
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 70 (2020): v.34 n.70 jan./abr. 2020; 193-222
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233900085248