Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Roberto Rafael Dias da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476
Resumo: Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo A professora Elizabeth Fernandes de Macedo, no decorrer das últimas duas décadas, tem se constituído como uma das principais pesquisadoras do campo dos Estudos Curriculares no Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia e na Columbia University. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Acerca de sua inserção nos estudos sobre currículo escolar, Elizabeth apresenta um conjunto representativo de produções científicas na área, assim como tem orientado inúmeras dissertações e teses sobre a temática. Ainda sobre sua inserção científica, com significativo reconhecimento internacional, podemos destacar que é presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, editora associada do Journal of Curriculum Studies e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B). Nesta entrevista, concedida por e-mail ao professor Roberto Rafael Dias da Silva, Elizabeth Macedo, além de revisitar sua trajetória intelectual, estabelece um importante balanço crítico da questão orientadora deste dossiê, qual seja: os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento. Manifestamos nosso agradecimento pela oportunidade de diálogo estabelecida, a partir desta entrevista, bem como pelas relevantes considerações que muito qualificaram esta produção científica.   [...]   Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018
id UFU-2_66fa1af200d4be7a2a1d2ab09ad01dfe
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41476
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth MacedoCurrículo.EntrevistaOs Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo A professora Elizabeth Fernandes de Macedo, no decorrer das últimas duas décadas, tem se constituído como uma das principais pesquisadoras do campo dos Estudos Curriculares no Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia e na Columbia University. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Acerca de sua inserção nos estudos sobre currículo escolar, Elizabeth apresenta um conjunto representativo de produções científicas na área, assim como tem orientado inúmeras dissertações e teses sobre a temática. Ainda sobre sua inserção científica, com significativo reconhecimento internacional, podemos destacar que é presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, editora associada do Journal of Curriculum Studies e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B). Nesta entrevista, concedida por e-mail ao professor Roberto Rafael Dias da Silva, Elizabeth Macedo, além de revisitar sua trajetória intelectual, estabelece um importante balanço crítico da questão orientadora deste dossiê, qual seja: os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento. Manifestamos nosso agradecimento pela oportunidade de diálogo estabelecida, a partir desta entrevista, bem como pelas relevantes considerações que muito qualificaram esta produção científica.   [...]   Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4147610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-08Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 157-1841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38174https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38175Copyright (c) 2018 Roberto Rafael Dias da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Rafael Dias da2024-02-20T13:44:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41476Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T13:44:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
title Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
spellingShingle Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
Silva, Roberto Rafael Dias da
Currículo.
Entrevista
title_short Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
title_full Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
title_fullStr Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
title_full_unstemmed Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
title_sort Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
author Silva, Roberto Rafael Dias da
author_facet Silva, Roberto Rafael Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Roberto Rafael Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo.
Entrevista
topic Currículo.
Entrevista
description Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo A professora Elizabeth Fernandes de Macedo, no decorrer das últimas duas décadas, tem se constituído como uma das principais pesquisadoras do campo dos Estudos Curriculares no Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia e na Columbia University. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Acerca de sua inserção nos estudos sobre currículo escolar, Elizabeth apresenta um conjunto representativo de produções científicas na área, assim como tem orientado inúmeras dissertações e teses sobre a temática. Ainda sobre sua inserção científica, com significativo reconhecimento internacional, podemos destacar que é presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, editora associada do Journal of Curriculum Studies e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B). Nesta entrevista, concedida por e-mail ao professor Roberto Rafael Dias da Silva, Elizabeth Macedo, além de revisitar sua trajetória intelectual, estabelece um importante balanço crítico da questão orientadora deste dossiê, qual seja: os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento. Manifestamos nosso agradecimento pela oportunidade de diálogo estabelecida, a partir desta entrevista, bem como pelas relevantes considerações que muito qualificaram esta produção científica.   [...]   Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-08
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-08
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38174
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Roberto Rafael Dias da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Roberto Rafael Dias da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 157-184
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166625005568