Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476 |
Resumo: | Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo A professora Elizabeth Fernandes de Macedo, no decorrer das últimas duas décadas, tem se constituído como uma das principais pesquisadoras do campo dos Estudos Curriculares no Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia e na Columbia University. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Acerca de sua inserção nos estudos sobre currículo escolar, Elizabeth apresenta um conjunto representativo de produções científicas na área, assim como tem orientado inúmeras dissertações e teses sobre a temática. Ainda sobre sua inserção científica, com significativo reconhecimento internacional, podemos destacar que é presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, editora associada do Journal of Curriculum Studies e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B). Nesta entrevista, concedida por e-mail ao professor Roberto Rafael Dias da Silva, Elizabeth Macedo, além de revisitar sua trajetória intelectual, estabelece um importante balanço crítico da questão orientadora deste dossiê, qual seja: os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento. Manifestamos nosso agradecimento pela oportunidade de diálogo estabelecida, a partir desta entrevista, bem como pelas relevantes considerações que muito qualificaram esta produção científica. [...] Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018 |
id |
UFU-2_66fa1af200d4be7a2a1d2ab09ad01dfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41476 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth MacedoCurrículo.EntrevistaOs Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo A professora Elizabeth Fernandes de Macedo, no decorrer das últimas duas décadas, tem se constituído como uma das principais pesquisadoras do campo dos Estudos Curriculares no Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia e na Columbia University. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Acerca de sua inserção nos estudos sobre currículo escolar, Elizabeth apresenta um conjunto representativo de produções científicas na área, assim como tem orientado inúmeras dissertações e teses sobre a temática. Ainda sobre sua inserção científica, com significativo reconhecimento internacional, podemos destacar que é presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, editora associada do Journal of Curriculum Studies e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B). Nesta entrevista, concedida por e-mail ao professor Roberto Rafael Dias da Silva, Elizabeth Macedo, além de revisitar sua trajetória intelectual, estabelece um importante balanço crítico da questão orientadora deste dossiê, qual seja: os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento. Manifestamos nosso agradecimento pela oportunidade de diálogo estabelecida, a partir desta entrevista, bem como pelas relevantes considerações que muito qualificaram esta produção científica. [...] Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4147610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-08Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 157-1841982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38174https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38175Copyright (c) 2018 Roberto Rafael Dias da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Roberto Rafael Dias da2024-02-20T13:44:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41476Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-20T13:44:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo |
title |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo |
spellingShingle |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo Silva, Roberto Rafael Dias da Currículo. Entrevista |
title_short |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo |
title_full |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo |
title_fullStr |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo |
title_full_unstemmed |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo |
title_sort |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo |
author |
Silva, Roberto Rafael Dias da |
author_facet |
Silva, Roberto Rafael Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Roberto Rafael Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo. Entrevista |
topic |
Currículo. Entrevista |
description |
Os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento - uma entrevista com Elizabeth Macedo A professora Elizabeth Fernandes de Macedo, no decorrer das últimas duas décadas, tem se constituído como uma das principais pesquisadoras do campo dos Estudos Curriculares no Brasil. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizou estágios pós-doutorais na University of British Columbia e na Columbia University. Atualmente, é professora associada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Acerca de sua inserção nos estudos sobre currículo escolar, Elizabeth apresenta um conjunto representativo de produções científicas na área, assim como tem orientado inúmeras dissertações e teses sobre a temática. Ainda sobre sua inserção científica, com significativo reconhecimento internacional, podemos destacar que é presidente da International Association for the Advancement of Curriculum Studies, editora associada do Journal of Curriculum Studies e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B). Nesta entrevista, concedida por e-mail ao professor Roberto Rafael Dias da Silva, Elizabeth Macedo, além de revisitar sua trajetória intelectual, estabelece um importante balanço crítico da questão orientadora deste dossiê, qual seja: os Estudos Curriculares e o problema do conhecimento. Manifestamos nosso agradecimento pela oportunidade de diálogo estabelecida, a partir desta entrevista, bem como pelas relevantes considerações que muito qualificaram esta produção científica. [...] Data de submissão: 06/11/2017 Data de aceite: 23/05/2018 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-08 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n64a2018-08 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38174 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41476/38175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Roberto Rafael Dias da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Roberto Rafael Dias da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 32 n. 64 (2018): v.32 n.64 jan./abr. 2018; 157-184 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211166625005568 |