A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696 |
Resumo: | Abstract: A reflection is developed on the theme of the Education, starting from the philosophical postulates of Jean-Paul Sartre, presenting, in this perspective, some relative subjects to the educator's formation, in the quality of subject of this. It is sought, therefore, the discussion of the edification of the educator's formation, in the existential project, in the construction of himself, in quality of men, product and producer of the history. Keywords: Jean-Paul Sartre; Philosopy of Education; Existentialism. Resumo: Desenvolve-se uma reflexão sobre o tema da educação, a partir das postulações filosóficas de Jean-Paul Sartre, apresentando, nesta perspectiva, algumas questões relativas à formação do educador, na qualidade de sujeito desta. Visa-se, portanto, a discussão da edificação da formação do educador no projeto existencial, na construção de si mesmo, na qualidade de homem, produto e produtor da história. Palavras-chave: Jean-Paul Sartre; Filosofia da Educação; Existencialismo. |
id |
UFU-2_6d5988366586ad46963201332dfab763 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/696 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de SarteJean-Paul SartreFilosofia da EducaçãoExistencialismoAbstract: A reflection is developed on the theme of the Education, starting from the philosophical postulates of Jean-Paul Sartre, presenting, in this perspective, some relative subjects to the educator's formation, in the quality of subject of this. It is sought, therefore, the discussion of the edification of the educator's formation, in the existential project, in the construction of himself, in quality of men, product and producer of the history. Keywords: Jean-Paul Sartre; Philosopy of Education; Existentialism. Resumo: Desenvolve-se uma reflexão sobre o tema da educação, a partir das postulações filosóficas de Jean-Paul Sartre, apresentando, nesta perspectiva, algumas questões relativas à formação do educador, na qualidade de sujeito desta. Visa-se, portanto, a discussão da edificação da formação do educador no projeto existencial, na construção de si mesmo, na qualidade de homem, produto e produtor da história. Palavras-chave: Jean-Paul Sartre; Filosofia da Educação; Existencialismo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/69610.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696Educação e Filosofia; v. 15 n. 30 (2001): v.15 n.30 jul./dez. 2001; 53-661982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696/633Copyright (c) 2016 Selmo Haroldo Resendehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessResende, Selmo Haroldo2023-04-17T16:02:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/696Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-04-17T16:02:10Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte |
title |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte |
spellingShingle |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte Resende, Selmo Haroldo Jean-Paul Sartre Filosofia da Educação Existencialismo |
title_short |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte |
title_full |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte |
title_fullStr |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte |
title_full_unstemmed |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte |
title_sort |
A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte |
author |
Resende, Selmo Haroldo |
author_facet |
Resende, Selmo Haroldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Selmo Haroldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jean-Paul Sartre Filosofia da Educação Existencialismo |
topic |
Jean-Paul Sartre Filosofia da Educação Existencialismo |
description |
Abstract: A reflection is developed on the theme of the Education, starting from the philosophical postulates of Jean-Paul Sartre, presenting, in this perspective, some relative subjects to the educator's formation, in the quality of subject of this. It is sought, therefore, the discussion of the edification of the educator's formation, in the existential project, in the construction of himself, in quality of men, product and producer of the history. Keywords: Jean-Paul Sartre; Philosopy of Education; Existentialism. Resumo: Desenvolve-se uma reflexão sobre o tema da educação, a partir das postulações filosóficas de Jean-Paul Sartre, apresentando, nesta perspectiva, algumas questões relativas à formação do educador, na qualidade de sujeito desta. Visa-se, portanto, a discussão da edificação da formação do educador no projeto existencial, na construção de si mesmo, na qualidade de homem, produto e produtor da história. Palavras-chave: Jean-Paul Sartre; Filosofia da Educação; Existencialismo. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696 10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696/633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Selmo Haroldo Resende http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Selmo Haroldo Resende http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 15 n. 30 (2001): v.15 n.30 jul./dez. 2001; 53-66 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207231596363776 |