A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Selmo Haroldo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696
Resumo: Abstract: A reflection is developed on the theme of the Education, starting from the philosophical postulates of Jean-Paul Sartre, presenting, in this perspective, some relative subjects to the educator's formation, in the quality of subject of this. It is sought, therefore, the discussion of the edification of the educator's formation, in the existential project, in the construction of himself, in quality of men, product and producer of the history. Keywords: Jean-Paul Sartre; Philosopy of Education; Existentialism.   Resumo: Desenvolve-se uma reflexão sobre o tema da educação, a partir das postulações filosóficas de Jean-Paul Sartre, apresentando, nesta perspectiva, algumas questões relativas à formação do educador, na qualidade de sujeito desta. Visa-se, portanto, a discussão da edificação da formação do educador no projeto existencial, na construção de si mesmo, na qualidade de homem, produto e produtor da história. Palavras-chave: Jean-Paul Sartre; Filosofia da Educação; Existencialismo.
id UFU-2_6d5988366586ad46963201332dfab763
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/696
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de SarteJean-Paul SartreFilosofia da EducaçãoExistencialismoAbstract: A reflection is developed on the theme of the Education, starting from the philosophical postulates of Jean-Paul Sartre, presenting, in this perspective, some relative subjects to the educator's formation, in the quality of subject of this. It is sought, therefore, the discussion of the edification of the educator's formation, in the existential project, in the construction of himself, in quality of men, product and producer of the history. Keywords: Jean-Paul Sartre; Philosopy of Education; Existentialism.   Resumo: Desenvolve-se uma reflexão sobre o tema da educação, a partir das postulações filosóficas de Jean-Paul Sartre, apresentando, nesta perspectiva, algumas questões relativas à formação do educador, na qualidade de sujeito desta. Visa-se, portanto, a discussão da edificação da formação do educador no projeto existencial, na construção de si mesmo, na qualidade de homem, produto e produtor da história. Palavras-chave: Jean-Paul Sartre; Filosofia da Educação; Existencialismo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/69610.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696Educação e Filosofia; v. 15 n. 30 (2001): v.15 n.30 jul./dez. 2001; 53-661982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696/633Copyright (c) 2016 Selmo Haroldo Resendehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessResende, Selmo Haroldo2023-04-17T16:02:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/696Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-04-17T16:02:10Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
title A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
spellingShingle A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
Resende, Selmo Haroldo
Jean-Paul Sartre
Filosofia da Educação
Existencialismo
title_short A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
title_full A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
title_fullStr A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
title_full_unstemmed A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
title_sort A formação do educador: uma leitura a partir do projeto existencial de Sarte
author Resende, Selmo Haroldo
author_facet Resende, Selmo Haroldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Selmo Haroldo
dc.subject.por.fl_str_mv Jean-Paul Sartre
Filosofia da Educação
Existencialismo
topic Jean-Paul Sartre
Filosofia da Educação
Existencialismo
description Abstract: A reflection is developed on the theme of the Education, starting from the philosophical postulates of Jean-Paul Sartre, presenting, in this perspective, some relative subjects to the educator's formation, in the quality of subject of this. It is sought, therefore, the discussion of the edification of the educator's formation, in the existential project, in the construction of himself, in quality of men, product and producer of the history. Keywords: Jean-Paul Sartre; Philosopy of Education; Existentialism.   Resumo: Desenvolve-se uma reflexão sobre o tema da educação, a partir das postulações filosóficas de Jean-Paul Sartre, apresentando, nesta perspectiva, algumas questões relativas à formação do educador, na qualidade de sujeito desta. Visa-se, portanto, a discussão da edificação da formação do educador no projeto existencial, na construção de si mesmo, na qualidade de homem, produto e produtor da história. Palavras-chave: Jean-Paul Sartre; Filosofia da Educação; Existencialismo.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696
10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v15n30a2001-696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/696/633
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Selmo Haroldo Resende
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Selmo Haroldo Resende
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 15 n. 30 (2001): v.15 n.30 jul./dez. 2001; 53-66
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231596363776