EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schulz, Almiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11227
Resumo: O texto tem como objetivo mostrar a origem e a evolução das ações voltadas para a educação superior, no contexto confessional presbiteriano no Brasil. Como fontes foram usadas: documentos - atas, estatutos, relatórios, levantadas junco aos vários arquivos existentes; bibliografias, como pesquisas já realizadas sobre a educação presbiteriana no Brasil c sobrea sua história. Constatou-se que desde o início das suas atividades voltadas para a educação, os missionários/educadores fundadores das instituições, queriam implantar a educação superior, ideal presente ia por ocasião da fundação dos colégios '"Colégio Internacional" de Campinas 1869 e o "Colégio Americano de São Paulo. 1870. Que mesmo havendo resistências no interior da igreja, pelo fato que haviam divergências da concepção sobre a missão da igreja, quanto a relação evangelização e educação, fundaram instituições de educação superior, entre elas: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Instituto Gammon e a Escola Superior de Agricultura de Lavras ESAL, e a Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa, na cidade de Caratinga/MG. Palavras-chave: Missão Presbiteriana; Educação superior; Projetos.   Abstract: The objective of the text is to show the origin and evolution of activities for the of higher education m the context of the Presbyterian faith in Brazil. Sources of information used include documents (minutes. by4aws, reports) from various available files, and bibliographies from research already undertaken regarding Presbyterian education in Brazil and its history. The research shows that from the beginning of their activities for the purpose of education, the missionaries/ educators and founders of institutions wanted to establish higher education. This ideal was already present at the funding of the high schools "Colégio Internacional" (International High School) in Campinas in 1869, and the "Colégio Americano em São Paulo" (American High School in São Paulo) in 1870. Even encountering resistance from inside the church, because of divergent conceptions the mission of the church regarding evangelization and education, institutions of higher education were founded among them: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie Presbyterian University); Institute Gammon (Gammon Institute) and the Escola Superior de Agricultura de Lavras ESAL (Lavras Agricultural College); and the Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa (Presbyterian Society of Education and Research) in the city of Caratinga/MG, Brazil, Keywords: Presbyterian mission; higher education; projects.
id UFU-2_73e9a5a3659b2c4de6d5a7c8966cac72
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11227
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASILMissão PresbiterianaEducação superiorProjetosO texto tem como objetivo mostrar a origem e a evolução das ações voltadas para a educação superior, no contexto confessional presbiteriano no Brasil. Como fontes foram usadas: documentos - atas, estatutos, relatórios, levantadas junco aos vários arquivos existentes; bibliografias, como pesquisas já realizadas sobre a educação presbiteriana no Brasil c sobrea sua história. Constatou-se que desde o início das suas atividades voltadas para a educação, os missionários/educadores fundadores das instituições, queriam implantar a educação superior, ideal presente ia por ocasião da fundação dos colégios '"Colégio Internacional" de Campinas 1869 e o "Colégio Americano de São Paulo. 1870. Que mesmo havendo resistências no interior da igreja, pelo fato que haviam divergências da concepção sobre a missão da igreja, quanto a relação evangelização e educação, fundaram instituições de educação superior, entre elas: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Instituto Gammon e a Escola Superior de Agricultura de Lavras ESAL, e a Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa, na cidade de Caratinga/MG. Palavras-chave: Missão Presbiteriana; Educação superior; Projetos.   Abstract: The objective of the text is to show the origin and evolution of activities for the of higher education m the context of the Presbyterian faith in Brazil. Sources of information used include documents (minutes. by4aws, reports) from various available files, and bibliographies from research already undertaken regarding Presbyterian education in Brazil and its history. The research shows that from the beginning of their activities for the purpose of education, the missionaries/ educators and founders of institutions wanted to establish higher education. This ideal was already present at the funding of the high schools "Colégio Internacional" (International High School) in Campinas in 1869, and the "Colégio Americano em São Paulo" (American High School in São Paulo) in 1870. Even encountering resistance from inside the church, because of divergent conceptions the mission of the church regarding evangelization and education, institutions of higher education were founded among them: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie Presbyterian University); Institute Gammon (Gammon Institute) and the Escola Superior de Agricultura de Lavras ESAL (Lavras Agricultural College); and the Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa (Presbyterian Society of Education and Research) in the city of Caratinga/MG, Brazil, Keywords: Presbyterian mission; higher education; projects.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122710.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11227Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 175-1921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11227/6475Copyright (c) 2016 Almiro Schulzhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSchulz, Almiro2023-07-18T18:39:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11227Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-18T18:39:24Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
title EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
spellingShingle EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
Schulz, Almiro
Missão Presbiteriana
Educação superior
Projetos
title_short EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
title_full EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
title_fullStr EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
title_sort EDUCAÇÃO SUPERIOR PRESBITERIANA NO BRASIL
author Schulz, Almiro
author_facet Schulz, Almiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schulz, Almiro
dc.subject.por.fl_str_mv Missão Presbiteriana
Educação superior
Projetos
topic Missão Presbiteriana
Educação superior
Projetos
description O texto tem como objetivo mostrar a origem e a evolução das ações voltadas para a educação superior, no contexto confessional presbiteriano no Brasil. Como fontes foram usadas: documentos - atas, estatutos, relatórios, levantadas junco aos vários arquivos existentes; bibliografias, como pesquisas já realizadas sobre a educação presbiteriana no Brasil c sobrea sua história. Constatou-se que desde o início das suas atividades voltadas para a educação, os missionários/educadores fundadores das instituições, queriam implantar a educação superior, ideal presente ia por ocasião da fundação dos colégios '"Colégio Internacional" de Campinas 1869 e o "Colégio Americano de São Paulo. 1870. Que mesmo havendo resistências no interior da igreja, pelo fato que haviam divergências da concepção sobre a missão da igreja, quanto a relação evangelização e educação, fundaram instituições de educação superior, entre elas: Universidade Presbiteriana Mackenzie; Instituto Gammon e a Escola Superior de Agricultura de Lavras ESAL, e a Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa, na cidade de Caratinga/MG. Palavras-chave: Missão Presbiteriana; Educação superior; Projetos.   Abstract: The objective of the text is to show the origin and evolution of activities for the of higher education m the context of the Presbyterian faith in Brazil. Sources of information used include documents (minutes. by4aws, reports) from various available files, and bibliographies from research already undertaken regarding Presbyterian education in Brazil and its history. The research shows that from the beginning of their activities for the purpose of education, the missionaries/ educators and founders of institutions wanted to establish higher education. This ideal was already present at the funding of the high schools "Colégio Internacional" (International High School) in Campinas in 1869, and the "Colégio Americano em São Paulo" (American High School in São Paulo) in 1870. Even encountering resistance from inside the church, because of divergent conceptions the mission of the church regarding evangelization and education, institutions of higher education were founded among them: Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie Presbyterian University); Institute Gammon (Gammon Institute) and the Escola Superior de Agricultura de Lavras ESAL (Lavras Agricultural College); and the Sociedade Presbiteriana de Educação e Pesquisa (Presbyterian Society of Education and Research) in the city of Caratinga/MG, Brazil, Keywords: Presbyterian mission; higher education; projects.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11227
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11227
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11227
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11227/6475
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Almiro Schulz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Almiro Schulz
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 175-192
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233191247872