Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosimeri de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295
Resumo: Resumo: O artigo parte do problema apontado por Michel Foucault na primeira aula do curso A Hermenêutica do sujeito, datada de 6/01/1982, a saber: o que se passa com o ser do sujeito em sua relação com a verdade? Para desenvolver tal indagação, o filósofo analisa, entre outros aspectos, saberes e práticas característicos da espiritualidade no período de ouro do cuidado de si (séculos I e II). Além de acompanhá-lo em parte desse percurso, pretendemos, com nosso texto, pôr em cena as inflexões que ele implica tanto para o campo da psicologia como para o da formação de professores. Em ambos, é comum que emerjam polêmicas quanto às teorias a adotar como base para uma intervenção mais eficaz ou, preferencialmente, mais crítica. A diferenciação clássica entre ciências naturais e ciências humanas jamais se ausenta desse debate. O presente artigo adota caminho distinto, pois buscamos um modo de arrancar de nossas entranhas o momento cartesiano, arriscando-nos a adotar posturas antipsicologistas e eventualmente antiepistemológicas. Melhor dizendo, indagamos: como, na psicologia e na educação, a constituição de si por si mesmo pode se transformar em uma ética metodológica (ou metodologia ética) de trabalho? Palavras-chave: Cuidado de si; Espiritualidade; Momento cartesiano; Psicologia; Educação Refusing the Cartesian model: How to equip oneself in psychology and education? Abstract: The present article starts from the problem pointed out by Michel Foucault in the first class of the course The Hermeneutics of the subjetict, dated 6/01/1982, namely: what happens to the being of the subject in its relation to truth? In order to develop this question, the philosopher analyzes, among other aspects, knowledge and practices characteristic of spirituality in the golden period of the care of the self (1st and 2nd centuries). Besides accompanying him in part, we intend, with our text, to put into scene the inflections that implies both for the field of psychology and for the field of teacher’s training. In both fields, it is common for polemics to emerge regarding the theories to be adopted as a basis for a more effective or, preferably, more critical intervention. The differentiation classic between natural sciences and human sciences is never absent from this debate. The present article adopts a different path, for seek a way to pull the Cartesian moment out of our guts, risking to adopt anti-psychological and eventually anti-epistemological postures. Better saying, we inquire how, in psychology and education, the constitution of the self for its own sake can become a methodological ethics (or ethical methodology) of work? Key-words: Self-care; Spirituality; Cartesian moment; Psychology; Education Rechazar el modelo cartesiano: ¿Cómo equiparse en psicología y educación? Resúmen: El artículo parte del problema señalado por Michel Foucault en la primera clase do curso La Hermenéutica del sujeto, realizada el 6/01/1982, a saber: ¿qué sucede con el ser del sujeto en su relación con la verdad? Para desarrollar esta cuestión, el filósofo analiza, entre otros aspectos, los conocimientos y las prácticas propias de la espiritualidad en el período de oro del cuidado del yo (siglos I y II). Además de acompañarlo en parte em el camino, nuestro texto pretende destacar las inflexiones que él implica tanto para el campo de la psicología como para el de la formación de maestros. En ambos, es común que surjan controversias en cuanto a las teorías que deben adoptarse como base para una intervención más eficaz o, preferiblemente, más crítica. La diferenciación clásica entre ciencias naturales y ciencias humanas nunca está ausente de este debate. El presente artículo adopta un camino diferente, ya que buscamos una forma de arrancar de dentro, el momento cartesiano, arriesgándonos a adoptar posturas antipsicológicas y, eventualmente antiepistemológicas. Mejor dicho, indagamos ¿cómo, en psicología y educación, la constitución del yo por sí mismo puede convertirse en una ética metodológica (o metodología ética) del trabajo? Palabras clave: Cuidado de Si; Espiritualidad; Momento Cartesiano; Psicología; Educación Data de registro: 11/07/2022 Data de aceite: 26/10/2022  
id UFU-2_76a24fff978cb738713655a457bca405
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66295
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?Cuidado de SiEspiritualidadeMomento CartesianoPsicologiaEducaçãoResumo: O artigo parte do problema apontado por Michel Foucault na primeira aula do curso A Hermenêutica do sujeito, datada de 6/01/1982, a saber: o que se passa com o ser do sujeito em sua relação com a verdade? Para desenvolver tal indagação, o filósofo analisa, entre outros aspectos, saberes e práticas característicos da espiritualidade no período de ouro do cuidado de si (séculos I e II). Além de acompanhá-lo em parte desse percurso, pretendemos, com nosso texto, pôr em cena as inflexões que ele implica tanto para o campo da psicologia como para o da formação de professores. Em ambos, é comum que emerjam polêmicas quanto às teorias a adotar como base para uma intervenção mais eficaz ou, preferencialmente, mais crítica. A diferenciação clássica entre ciências naturais e ciências humanas jamais se ausenta desse debate. O presente artigo adota caminho distinto, pois buscamos um modo de arrancar de nossas entranhas o momento cartesiano, arriscando-nos a adotar posturas antipsicologistas e eventualmente antiepistemológicas. Melhor dizendo, indagamos: como, na psicologia e na educação, a constituição de si por si mesmo pode se transformar em uma ética metodológica (ou metodologia ética) de trabalho? Palavras-chave: Cuidado de si; Espiritualidade; Momento cartesiano; Psicologia; Educação Refusing the Cartesian model: How to equip oneself in psychology and education? Abstract: The present article starts from the problem pointed out by Michel Foucault in the first class of the course The Hermeneutics of the subjetict, dated 6/01/1982, namely: what happens to the being of the subject in its relation to truth? In order to develop this question, the philosopher analyzes, among other aspects, knowledge and practices characteristic of spirituality in the golden period of the care of the self (1st and 2nd centuries). Besides accompanying him in part, we intend, with our text, to put into scene the inflections that implies both for the field of psychology and for the field of teacher’s training. In both fields, it is common for polemics to emerge regarding the theories to be adopted as a basis for a more effective or, preferably, more critical intervention. The differentiation classic between natural sciences and human sciences is never absent from this debate. The present article adopts a different path, for seek a way to pull the Cartesian moment out of our guts, risking to adopt anti-psychological and eventually anti-epistemological postures. Better saying, we inquire how, in psychology and education, the constitution of the self for its own sake can become a methodological ethics (or ethical methodology) of work? Key-words: Self-care; Spirituality; Cartesian moment; Psychology; Education Rechazar el modelo cartesiano: ¿Cómo equiparse en psicología y educación? Resúmen: El artículo parte del problema señalado por Michel Foucault en la primera clase do curso La Hermenéutica del sujeto, realizada el 6/01/1982, a saber: ¿qué sucede con el ser del sujeto en su relación con la verdad? Para desarrollar esta cuestión, el filósofo analiza, entre otros aspectos, los conocimientos y las prácticas propias de la espiritualidad en el período de oro del cuidado del yo (siglos I y II). Además de acompañarlo en parte em el camino, nuestro texto pretende destacar las inflexiones que él implica tanto para el campo de la psicología como para el de la formación de maestros. En ambos, es común que surjan controversias en cuanto a las teorías que deben adoptarse como base para una intervención más eficaz o, preferiblemente, más crítica. La diferenciación clásica entre ciencias naturales y ciencias humanas nunca está ausente de este debate. El presente artículo adopta un camino diferente, ya que buscamos una forma de arrancar de dentro, el momento cartesiano, arriesgándonos a adoptar posturas antipsicológicas y, eventualmente antiepistemológicas. Mejor dicho, indagamos ¿cómo, en psicología y educación, la constitución del yo por sí mismo puede convertirse en una ética metodológica (o metodología ética) del trabajo? Palabras clave: Cuidado de Si; Espiritualidad; Momento Cartesiano; Psicología; Educación Data de registro: 11/07/2022 Data de aceite: 26/10/2022  EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6629510.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66295Educação e Filosofia; v. 36 n. 78 (2022); 1683-17131982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295/37952https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295/37953Copyright (c) 2022 Rosimeri Dias, Heliana de Barros Conde Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Rosimeri de OliveiraRodrigues, Heliana de Barros Conde2024-02-05T13:47:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66295Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-05T13:47:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
title Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
spellingShingle Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
Dias, Rosimeri de Oliveira
Cuidado de Si
Espiritualidade
Momento Cartesiano
Psicologia
Educação
title_short Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
title_full Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
title_fullStr Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
title_full_unstemmed Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
title_sort Recusando o momento cartesiano: como equipar-se em psicologia e educação?
author Dias, Rosimeri de Oliveira
author_facet Dias, Rosimeri de Oliveira
Rodrigues, Heliana de Barros Conde
author_role author
author2 Rodrigues, Heliana de Barros Conde
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rosimeri de Oliveira
Rodrigues, Heliana de Barros Conde
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidado de Si
Espiritualidade
Momento Cartesiano
Psicologia
Educação
topic Cuidado de Si
Espiritualidade
Momento Cartesiano
Psicologia
Educação
description Resumo: O artigo parte do problema apontado por Michel Foucault na primeira aula do curso A Hermenêutica do sujeito, datada de 6/01/1982, a saber: o que se passa com o ser do sujeito em sua relação com a verdade? Para desenvolver tal indagação, o filósofo analisa, entre outros aspectos, saberes e práticas característicos da espiritualidade no período de ouro do cuidado de si (séculos I e II). Além de acompanhá-lo em parte desse percurso, pretendemos, com nosso texto, pôr em cena as inflexões que ele implica tanto para o campo da psicologia como para o da formação de professores. Em ambos, é comum que emerjam polêmicas quanto às teorias a adotar como base para uma intervenção mais eficaz ou, preferencialmente, mais crítica. A diferenciação clássica entre ciências naturais e ciências humanas jamais se ausenta desse debate. O presente artigo adota caminho distinto, pois buscamos um modo de arrancar de nossas entranhas o momento cartesiano, arriscando-nos a adotar posturas antipsicologistas e eventualmente antiepistemológicas. Melhor dizendo, indagamos: como, na psicologia e na educação, a constituição de si por si mesmo pode se transformar em uma ética metodológica (ou metodologia ética) de trabalho? Palavras-chave: Cuidado de si; Espiritualidade; Momento cartesiano; Psicologia; Educação Refusing the Cartesian model: How to equip oneself in psychology and education? Abstract: The present article starts from the problem pointed out by Michel Foucault in the first class of the course The Hermeneutics of the subjetict, dated 6/01/1982, namely: what happens to the being of the subject in its relation to truth? In order to develop this question, the philosopher analyzes, among other aspects, knowledge and practices characteristic of spirituality in the golden period of the care of the self (1st and 2nd centuries). Besides accompanying him in part, we intend, with our text, to put into scene the inflections that implies both for the field of psychology and for the field of teacher’s training. In both fields, it is common for polemics to emerge regarding the theories to be adopted as a basis for a more effective or, preferably, more critical intervention. The differentiation classic between natural sciences and human sciences is never absent from this debate. The present article adopts a different path, for seek a way to pull the Cartesian moment out of our guts, risking to adopt anti-psychological and eventually anti-epistemological postures. Better saying, we inquire how, in psychology and education, the constitution of the self for its own sake can become a methodological ethics (or ethical methodology) of work? Key-words: Self-care; Spirituality; Cartesian moment; Psychology; Education Rechazar el modelo cartesiano: ¿Cómo equiparse en psicología y educación? Resúmen: El artículo parte del problema señalado por Michel Foucault en la primera clase do curso La Hermenéutica del sujeto, realizada el 6/01/1982, a saber: ¿qué sucede con el ser del sujeto en su relación con la verdad? Para desarrollar esta cuestión, el filósofo analiza, entre otros aspectos, los conocimientos y las prácticas propias de la espiritualidad en el período de oro del cuidado del yo (siglos I y II). Además de acompañarlo en parte em el camino, nuestro texto pretende destacar las inflexiones que él implica tanto para el campo de la psicología como para el de la formación de maestros. En ambos, es común que surjan controversias en cuanto a las teorías que deben adoptarse como base para una intervención más eficaz o, preferiblemente, más crítica. La diferenciación clásica entre ciencias naturales y ciencias humanas nunca está ausente de este debate. El presente artículo adopta un camino diferente, ya que buscamos una forma de arrancar de dentro, el momento cartesiano, arriesgándonos a adoptar posturas antipsicológicas y, eventualmente antiepistemológicas. Mejor dicho, indagamos ¿cómo, en psicología y educación, la constitución del yo por sí mismo puede convertirse en una ética metodológica (o metodología ética) del trabajo? Palabras clave: Cuidado de Si; Espiritualidad; Momento Cartesiano; Psicología; Educación Data de registro: 11/07/2022 Data de aceite: 26/10/2022  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295
10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66295
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295/37952
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66295/37953
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rosimeri Dias, Heliana de Barros Conde Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rosimeri Dias, Heliana de Barros Conde Rodrigues
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 36 n. 78 (2022); 1683-1713
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211167454429184