Filosofar para quê?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fleuri, Reinaldo Matias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1995
Resumo: Este texto surgiu como um esboço precário de algumas ideias que vêm sendo discutidas nos encontros de professores de filosofia do Triângulo Mineiro e no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia. Nestas discussões tem se evidenciada a necessidade de se explicar a motivação, o conteúdo e o processo de avaliação do ensino de filosofia nos 2º e 3º graus, sobretudo em cursos de graduação não específicos de filosofia. Aqui focalizamos prioritariamente a questão do sentido da filosofia, tentando explicitar o objetivo, a metodologia, o conteúdo e o sujeito do ato de filosofar, assim como as suas implicações pedagógicas da escola. Nossa expectativa é que o presente texto sirva como ponto de referência inicial para a discussão de algumas questões de modo a subsidiar posicionamentos mais claros e definidos que, aí sim, possam ser expressos em textos mais consistentes. A filosofia tem sido entendida originariamente (PLATÃO) como a busca da sabedoria, ou seja, como a procura de se compreender os problemas da realidade de modo radical e global. Este sentido tem sido recuperado atualmente. [...] Palavras-chave: Filosofar; Sentido da filosofia; Pedagogia; Ensino.
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