Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Mariley Simões Flória
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014
Resumo: A finalidade do estudo é resgatar parte da história (1960-1990) dos cursos de Ciências para professores do 1° grau e entender o papel dos cursos de Ciências no seu contexto histórico. Esta foi a maneira que encontrei para compreender os problemas metodológicos da formação continuada no ensino de Ciências. Questionar as estratégias de aperfeiçoamento, usadas no âmbito de ensino de Ciências, via-de-regra desgarradas do cotidiano escolar, é fornecer elementos para que esta importante atividade de formação continuada passe a ser pensada de maneira mais abrangente e eficaz. Palavras-chave: Educação; Ensino de ciências no 1° grau; História.
id UFU-2_7822755c98d71343299fd57879d6c90c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1014
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricasEducaçãoEnsino de ciências no 1° grauHistóriaA finalidade do estudo é resgatar parte da história (1960-1990) dos cursos de Ciências para professores do 1° grau e entender o papel dos cursos de Ciências no seu contexto histórico. Esta foi a maneira que encontrei para compreender os problemas metodológicos da formação continuada no ensino de Ciências. Questionar as estratégias de aperfeiçoamento, usadas no âmbito de ensino de Ciências, via-de-regra desgarradas do cotidiano escolar, é fornecer elementos para que esta importante atividade de formação continuada passe a ser pensada de maneira mais abrangente e eficaz. Palavras-chave: Educação; Ensino de ciências no 1° grau; História.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/101410.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 227-2571982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014/920Copyright (c) 2016 Mariley Simões Flória Gouveiahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGouveia, Mariley Simões Flória2022-12-13T14:23:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1014Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-12-13T14:23:21Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
title Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
spellingShingle Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
Gouveia, Mariley Simões Flória
Educação
Ensino de ciências no 1° grau
História
title_short Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
title_full Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
title_fullStr Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
title_full_unstemmed Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
title_sort Ensino de ciências e formação continuada de professores: algumas considerações históricas
author Gouveia, Mariley Simões Flória
author_facet Gouveia, Mariley Simões Flória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Mariley Simões Flória
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino de ciências no 1° grau
História
topic Educação
Ensino de ciências no 1° grau
História
description A finalidade do estudo é resgatar parte da história (1960-1990) dos cursos de Ciências para professores do 1° grau e entender o papel dos cursos de Ciências no seu contexto histórico. Esta foi a maneira que encontrei para compreender os problemas metodológicos da formação continuada no ensino de Ciências. Questionar as estratégias de aperfeiçoamento, usadas no âmbito de ensino de Ciências, via-de-regra desgarradas do cotidiano escolar, é fornecer elementos para que esta importante atividade de formação continuada passe a ser pensada de maneira mais abrangente e eficaz. Palavras-chave: Educação; Ensino de ciências no 1° grau; História.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014
10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v9n17a1995-1014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1014/920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Mariley Simões Flória Gouveia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Mariley Simões Flória Gouveia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 9 n. 17 (1995): v.9 n.17 jan./jun. 1995; 227-257
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232675348480