A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bogéa, Diogo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814
Resumo:                Assuming that every educational process is openly or veiled guided by a certain way of understanding the human being, we seek in this article to question the ideals of "human," and consequently of human-teacher, that the Western tradition bequeathed to us. Next, we try to indicate some ways to rethink contemporaneously what it means to be human and, consequently, what it means to be a teacher. While the old ideals insist on projections of power and invulnerability by assuming an immaterial essence for the human, we bet on an incarnate, affective and desiring human conception that involves, on the other hand, the disposition to assume the irremediable helplessness and the unavoidable vulnerability that are intrinsic to the human condition.
id UFU-2_804520bf260fdec3649b4c1da860dd28
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48814
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparoCondição humanaIlusões de onipotênciaDesamparo               Assuming that every educational process is openly or veiled guided by a certain way of understanding the human being, we seek in this article to question the ideals of "human," and consequently of human-teacher, that the Western tradition bequeathed to us. Next, we try to indicate some ways to rethink contemporaneously what it means to be human and, consequently, what it means to be a teacher. While the old ideals insist on projections of power and invulnerability by assuming an immaterial essence for the human, we bet on an incarnate, affective and desiring human conception that involves, on the other hand, the disposition to assume the irremediable helplessness and the unavoidable vulnerability that are intrinsic to the human condition.            A partir del principio de que todo proceso educativo es abierto o veladamente guiado por una determinada manera de comprenderse el ser humano, buscamos en ese artículo plantear en cuestión los ideales de "humano", y consecuentemente, de humano-profesor, que la tradición occidental en legó. A continuación, intentamos indicar algunos caminos para repensar contemporáneamente lo que significa ser humano y, consecuentemente, lo que significa ser profesor. Mientras los antiguos ideales insisten en proyecciones de poder e invulnerabilidad al asumir una esencia inmaterial para lo humano, apostamos en una concepción de humano encarnado, afectivo y deseante que envuelve, en contrapartida, la disposición para asumir el irremediable desamparo y la ineludible vulnerabilidad que son intrínsecos a la condición humana.A condição humana e a condição docente: das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo Resumo: Partindo do princípio de que todo processo educacional é aberta ou veladamente guiado por uma determinada maneira de se compreender o ser humano, procuramos nesse artigo colocar em questão os ideais de “humano”, e consequentemente, de humano-professor, que a tradição ocidental nos legou. Em seguida, tentamos indicar alguns caminhos para repensarmos contemporaneamente o que significa ser humano e, por conseguinte, o que significa ser professor. Enquanto os antigos ideais insistem em projeções de poder e invulnerabilidade ao assumir uma essência imaterial para o humano, apostamos numa concepção de humano encarnado, afetivo e desejante que envolve, em contrapartida, a disposição para assumirmos o irremediável desamparo e a incontornável vulnerabilidade que são intrínsecos à condição humana. Palavras-chave: Condição humana; Ilusões de onipotência; Desamparo. The human condition and the teacher condition: from the illusions of omnipotence to the recognition of helplessness Abstract: Assuming that every educational process is openly or veiled guided by a certain way of understanding the human being, we seek in this article to question the ideals of "human," and consequently of human-teacher, that the Western tradition bequeathed to us. Next, we try to indicate some ways to rethink contemporaneously what it means to be human and, therefore, what it means to be a teacher. While the old ideals insist on projections of power and invulnerability by assuming an immaterial essence for the human, we bet on an incarnate, affective and desiring human conception that involves, on the other hand, the disposition to assume the irremediable helplessness and the unavoidable vulnerability that are intrinsic to the human condition. Keywords: Human condition; Omnipotence illusions; Helplessness. La condición humana y la condición docente: de las ilusiones de omnipotencia al reconocimiento del desamparo Resumen: A partir del principio de que todo proceso educativo es abierto o veladamente guiado por una determinada manera de comprenderse el ser humano, buscamos en ese artículo plantear en cuestión los ideales de "humano", y consecuentemente, de humano-profesor, que la tradición occidental en legó. A continuación, intentamos indicar algunos caminos para repensar contemporáneamente lo que significa ser humano y, por lo tanto, lo que significa ser profesor. Mientras los antiguos ideales insisten en proyecciones de poder e invulnerabilidad al asumir una esencia inmaterial para lo humano, apostamos en una concepción de humano encarnado, afectivo y deseante que envuelve, en contrapartida, la disposición para asumir el irremediable desamparo y la ineludible vulnerabilidad que son intrínsecos a la condición humana. Palabras clave: Condición humana; Ilusiones de omnipotencia; Desamparo. Data de registro: 20/05/2020Data de aceite: 02/10/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-02-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4881410.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-48814Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 679-7041982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814/31056https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814/35780Copyright (c) 2020 Diogo Bogéahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBogéa, Diogo2023-06-06T16:29:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/48814Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-06T16:29:49Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
title A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
spellingShingle A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
Bogéa, Diogo
Condição humana
Ilusões de onipotência
Desamparo
title_short A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
title_full A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
title_fullStr A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
title_full_unstemmed A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
title_sort A condição humana e a condição docente: : das ilusões de onipotência ao reconhecimento do desamparo
author Bogéa, Diogo
author_facet Bogéa, Diogo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bogéa, Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Condição humana
Ilusões de onipotência
Desamparo
topic Condição humana
Ilusões de onipotência
Desamparo
description                Assuming that every educational process is openly or veiled guided by a certain way of understanding the human being, we seek in this article to question the ideals of "human," and consequently of human-teacher, that the Western tradition bequeathed to us. Next, we try to indicate some ways to rethink contemporaneously what it means to be human and, consequently, what it means to be a teacher. While the old ideals insist on projections of power and invulnerability by assuming an immaterial essence for the human, we bet on an incarnate, affective and desiring human conception that involves, on the other hand, the disposition to assume the irremediable helplessness and the unavoidable vulnerability that are intrinsic to the human condition.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-48814
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-48814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814/31056
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/48814/35780
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Diogo Bogéa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Diogo Bogéa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 679-704
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233885405184