Extensão universitária: : um texto em questão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/888 |
Resumo: | Resumo: A análise da extensão universitária no Brasil só pode ser elucidada pelo processo político, econômico e cultural, inserido na conjuntura histórica. Significa desvendar a posição da extensão no campo educacional, de acordo com a estratégia política do Governo. A extensão constitui um fenômeno isolado, como também estão isolados os outros setores da sociedade. Objetiva-se tentar reuni-los, a fim de clarear a estrutura social que irá elucidar a educação com seus problemas reais e contidos neles a extensão. Tentando esboçar um quadro que mostre uma articulação com o contexto histórico-concreto, isto é, de acordo com a forma com que a extensão vem se manifestando no seio da organização social, apresentamos as principais tendências ocorridas, esquematicamente. A periodização assume a seguinte configuração: até 1930, fase da economia agrária; de 1930 à 1964, fase de divulgação dos valores, ideais e concepção da nova ordem econômica- industrialização; período pós 64-68, prestação de serviços assistenciais: pós 68 e anos 80, fase da autonomia e democratização - o capital estrangeiro; 1987, criação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão. [...] Palavras-chave: educação; análise da extensão universitária no Brasil; processo político, econômico e cultural. |
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Extensão universitária: : um texto em questãoeducaçãoanálise da extensão universitária no Brasilprocesso político, econômico e culturalResumo: A análise da extensão universitária no Brasil só pode ser elucidada pelo processo político, econômico e cultural, inserido na conjuntura histórica. Significa desvendar a posição da extensão no campo educacional, de acordo com a estratégia política do Governo. A extensão constitui um fenômeno isolado, como também estão isolados os outros setores da sociedade. Objetiva-se tentar reuni-los, a fim de clarear a estrutura social que irá elucidar a educação com seus problemas reais e contidos neles a extensão. Tentando esboçar um quadro que mostre uma articulação com o contexto histórico-concreto, isto é, de acordo com a forma com que a extensão vem se manifestando no seio da organização social, apresentamos as principais tendências ocorridas, esquematicamente. A periodização assume a seguinte configuração: até 1930, fase da economia agrária; de 1930 à 1964, fase de divulgação dos valores, ideais e concepção da nova ordem econômica- industrialização; período pós 64-68, prestação de serviços assistenciais: pós 68 e anos 80, fase da autonomia e democratização - o capital estrangeiro; 1987, criação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão. [...] Palavras-chave: educação; análise da extensão universitária no Brasil; processo político, econômico e cultural.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/88810.14393/REVEDFIL.v11n21/22a1997-888Educação e Filosofia; v. 11 n. 21/22 (1997): v.11 n.21 jan./jun. e 22 jul./dez. 1997; 89-1261982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/888/805Copyright (c) 2016 Marilúcia de Menezes Rodrigueshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Marilúcia de Menezes2022-10-11T17:37:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/888Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-11T17:37:11Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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