Ancoragem nos nomes, persistência nas ideias. Adorno interpreta Hölderlin
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/70301 |
Resumo: | Resumo: O artigo aborda a interpretação da poesia tardia de Hölderlin feita por Theodor W. Adorno. Seu objetivo principal é demonstrar os passos da análise estética do discurso proferido em 1963 à Hölderlin-Gesellschaft, pontuando a presença da ideia de parataxis. Assim, o artigo divide o procedimento de Adorno em três camadas interpretativas: os conceitos de teor de coisa, lei imanente da configuração e teor de verdade. Primeiro, Adorno busca as referências filológicas e de sociologia da arte para insistir na proximidade de Hölderlin com o idealismo alemão, estratégia empregada para refutar a leitura de Heidegger, então corrente na Alemanha. A seguir, Adorno analisa a configuração poética para demonstrar como Hölderlin tomava parte nos debates filosóficos do período, marcando sua posição e afastando-se da teoria do conhecimento e filosofia da história de Hegel. Por fim, o teor de verdade resgatado da análise estética sugere conceitos já empregados por Adorno em sua filosofia de juventude, como história natural, mas também prepara noções que aparecerão somente na Dialética negativa, obra que responde à crítica da razão formulada pelo próprio autor na Dialética do esclarecimento. A tese central do artigo consiste na transversalidade da ideia de parataxis. Palavras-chave: Theodor W. Adorno; Friedrich Hölderlin; teor de coisa; teor de verdade; parataxis. Verankerung in den Namen, Verharren in den Ideen. Adorno spielt Hölderlin auf. Zusammenfassung: Der Aufsatz geht um Theodor W. Adornos Interpretation von Hölderlins Spätlyrik. Das Hauptziel hier ist es, die Schritte der ästhetischen Analyse der im Jahr 1963 Rede an die Hölderlin-Gesellschaft zu demonstrieren und dabei die Präsenz der Idee von Parataxe zu betonen. So gliedert der Aufsatz Adornos Vorgehen in drei interpretative Schichten: die Begriffe Sachgehalt, immanentes Gesetz der Gestaltung und Wahrheitsgehalt. Erstens sucht Adorno nach philologischen und kunstsoziologischen Bezügen, um an die Nähe Hölderlins zum deutschen Idealismus zu erinnern. Das war eine Strategie, mit der er die damals in Deutschland gängige Heidegger-Interpretation widerlegen ward. Im Folgenden analysiert Adorno die poetische Gestaltung, um zu zeigen, wie Hölderlin an den philosophischen Debatten seinerzeit teilnahm, seine Position markierte und sich von Hegels Erkenntnistheorie und Geschichtsphilosophie entfernte. Der aus der ästhetischen Analyse gerettete Wahrheitsgehalt schlägt zuletzt Begriffe vor, die Adorno in seiner Jugendphilosophie schon verwendet hat, wie etwa den Begriff der Naturgeschichte, bereitet aber auch Begriffe vor, die erst in Negativer Dialektik erscheinen werden, einem Werk, das auf die vom Autor selbst in Dialektik der Aufklärung formulierte Vernunftkritik antwortet. Die zentrale These des Aufsatzes besteht in der Transversalität der Idee von Parataxe. Stichwörter: Theodor W. Adorno; Friedrich Hölderlin; Sachgehalt; Wahrheitsgehalt; Parataxe. Anchor in Names, Persistence in Ideas. Adorno plays Hölderlin. Abstract: This paper deals with Theodor W. Adorno’s interpretation of Hölderlin’s late poetry. It aims to demonstrate each step of the aesthetic analysis of his well-known speech delivered in 1963 to the Hölderlin-Gesellschaft, and punctuates the presence of parataxis’ idea through the essay. Thus, the paper divides Adorno’s procedure into three main concepts: thing content, immanent law of configuration and truth content. First, Adorno asks philology and sociology of art for help to insist on Hölderlin’s closeness to German Idealism, a strategy employed to rebut Heidegger’s version, then current in Germany. Next, Adorno analyses the poetic configuration as to demonstrate how Hölderlin took part in philosophical debates of his time, marking his position out and moving away from Hegel’s theory of knowledge and philosophy of history. Finally, the truth content rescued from the aesthetic analysis suggests concepts already mobilized by Adorno in his youthful philosophy, such as natural history, but also prepares some notions that will appear only in Negative Dialectics, a work known as a reply to the critique of reason formulated by the author himself in Dialectics of Enlightenment. The central thesis of this paper consists in the transversality of parataxis’ idea. Keywords: Theodor W. Adorno; Friedrich Hölderlin; thing content; truth content; parataxis. Data de registro: 01/08/2023 Data de aceite: 24/01/2024 |
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A seguir, Adorno analisa a configuração poética para demonstrar como Hölderlin tomava parte nos debates filosóficos do período, marcando sua posição e afastando-se da teoria do conhecimento e filosofia da história de Hegel. Por fim, o teor de verdade resgatado da análise estética sugere conceitos já empregados por Adorno em sua filosofia de juventude, como história natural, mas também prepara noções que aparecerão somente na Dialética negativa, obra que responde à crítica da razão formulada pelo próprio autor na Dialética do esclarecimento. A tese central do artigo consiste na transversalidade da ideia de parataxis. Palavras-chave: Theodor W. Adorno; Friedrich Hölderlin; teor de coisa; teor de verdade; parataxis. Verankerung in den Namen, Verharren in den Ideen. Adorno spielt Hölderlin auf. Zusammenfassung: Der Aufsatz geht um Theodor W. Adornos Interpretation von Hölderlins Spätlyrik. Das Hauptziel hier ist es, die Schritte der ästhetischen Analyse der im Jahr 1963 Rede an die Hölderlin-Gesellschaft zu demonstrieren und dabei die Präsenz der Idee von Parataxe zu betonen. So gliedert der Aufsatz Adornos Vorgehen in drei interpretative Schichten: die Begriffe Sachgehalt, immanentes Gesetz der Gestaltung und Wahrheitsgehalt. Erstens sucht Adorno nach philologischen und kunstsoziologischen Bezügen, um an die Nähe Hölderlins zum deutschen Idealismus zu erinnern. Das war eine Strategie, mit der er die damals in Deutschland gängige Heidegger-Interpretation widerlegen ward. Im Folgenden analysiert Adorno die poetische Gestaltung, um zu zeigen, wie Hölderlin an den philosophischen Debatten seinerzeit teilnahm, seine Position markierte und sich von Hegels Erkenntnistheorie und Geschichtsphilosophie entfernte. Der aus der ästhetischen Analyse gerettete Wahrheitsgehalt schlägt zuletzt Begriffe vor, die Adorno in seiner Jugendphilosophie schon verwendet hat, wie etwa den Begriff der Naturgeschichte, bereitet aber auch Begriffe vor, die erst in Negativer Dialektik erscheinen werden, einem Werk, das auf die vom Autor selbst in Dialektik der Aufklärung formulierte Vernunftkritik antwortet. Die zentrale These des Aufsatzes besteht in der Transversalität der Idee von Parataxe. Stichwörter: Theodor W. Adorno; Friedrich Hölderlin; Sachgehalt; Wahrheitsgehalt; Parataxe. Anchor in Names, Persistence in Ideas. Adorno plays Hölderlin. Abstract: This paper deals with Theodor W. Adorno’s interpretation of Hölderlin’s late poetry. It aims to demonstrate each step of the aesthetic analysis of his well-known speech delivered in 1963 to the Hölderlin-Gesellschaft, and punctuates the presence of parataxis’ idea through the essay. Thus, the paper divides Adorno’s procedure into three main concepts: thing content, immanent law of configuration and truth content. First, Adorno asks philology and sociology of art for help to insist on Hölderlin’s closeness to German Idealism, a strategy employed to rebut Heidegger’s version, then current in Germany. Next, Adorno analyses the poetic configuration as to demonstrate how Hölderlin took part in philosophical debates of his time, marking his position out and moving away from Hegel’s theory of knowledge and philosophy of history. Finally, the truth content rescued from the aesthetic analysis suggests concepts already mobilized by Adorno in his youthful philosophy, such as natural history, but also prepares some notions that will appear only in Negative Dialectics, a work known as a reply to the critique of reason formulated by the author himself in Dialectics of Enlightenment. The central thesis of this paper consists in the transversality of parataxis’ idea. 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