Contribuição para as discussões ao projeto de implantação do curso de pedagogia na Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (BAURU)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghiraldelli Jr., Paulo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1037
Resumo: APRESENTAÇÃO O curso de Pedagogia no Brasil tem pouco mais de 50 anos. Nasceu em 1939 como uma das quatro seções fundamentais (as outras três eram filosofia, ciências e letras) da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, quando da sua reorganização (Decreto-lei 1.190, de 04/04/1939). Tal curso, com duração de três anos, formava o bacharel em pedagogia, que deveria preencher os cargos de “técnicos de educação”, cargos públicos que, no geral, proliferavam, pois estávamos em pleno “Estado Novo”, época de crescente intervenção do Estado na economia e na política e, consequentemente, de aumento da burocracia estatal. Além de “técnico de educação” o então estudante do Curso de Pedagogia poderia ser “licenciado”, isto é, tomar-se apto ao magistério na Escola Normal. Só que para tal ele deveria, após a conclusão do bacharelado, cursar mais um ano, correspondente ao “curso de didática”. Essa situação durou legalmente até 1946, quando tanto o bacharelado como a licenciatura passaram a ser cursos de quatro anos (Decreto-lei 9.092). [...] Palavras-chave: Pedagogia; Brasil; Didática.
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