Leitura: da escrita da fala à fala da escrita: Um estudo de distorções no ensino de leitura nas classes de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Teresa Maria Machado
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/955
Resumo: Este trabalho tem por objetivo estudar o problema da leitura focalizada nas escolas de alfabetização, baseando-se em princípios da Psicolinguística e da Psicologia Genética, assim corno em dados colhidos nas escolas públicas da cidade de Uberaba-MG. Partindo do pressuposto de que não existe leitura separada do processo de compreensão, busca explicar e justificar tal hipótese a partir da teoria das relações entre pensamento e linguagem de Piaget e Vygotsky. Esta abordagem é ampliada com o estudo das relações entre pensamento e linguagem escrita, a fim de embasar a discussão sobre os procedimentos utilizados na leitura silenciosa e na leitura oral. Para tanto, este trabalho apoia, de modo especial, nas pesquisas de Frank Smith e Emília Ferreiro. No passado, as dificuldades de impressão e de acesso aos textos escritos deram à leitura oral um papel relevante. Tal situação, condicionou a concepção de leitura com passagem obrigatória pelo oral na construção do sentido do texto, concepção esta amplamente incorporada pela escola fundamental. Entretanto, ao se procurarem com o ensino da leitura, os métodos de alfabetização acabaram por transformar o caráter comunicativo e socializante de leitura oral, em um processo mecânico de vocalização de sinais gráficos da escrita, com o objetivo de ensinar e, concomitantemente, de avaliar os progressos do aprendiz. Os dados que esta pesquisa colheu entre a população de professores alfabetizadores confirmam claramente a hipótese deste trabalho. Palavras-chave: Leitura vocalizada; Psicolinguística; Psicologia Genética.
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