ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade de Brito, Silvia Helena
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226
Resumo: O presente trabalho vai tratar da organização e da expansão do ensino primário na cidade de Corumbá, o mais significativo núcleo urbano da fronteira Oeste do estado de Mato Grosso, no período que se abriu com o final da Segunda Grande Guerra. Neste sentido, o artigo inicia-se com a exposição do histórico que marcou o pós-guerra imediato em Mato Grosso e em sua fronteira Oeste, Tendo cm vista este contexto, analisam-se em seguida os desdobramentos da questão educacional no período, considerando principalmente que foi este o momento histórico no qual se deu a consolidação dos processos de reforma delineados em anos anteriores, mediante a confirmação e expansão do sistema nacional de ensino em Mato Grosso e, particularmente, na cidade de Corumbá. Como o principal alvo destas políticas públicas era o ensino primário é dele especificamente que estaremos tratando nestas reflexões sobre a educação na fronteira Oeste do Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Ensino primário; História; Corumbá; História da Educação.   Abstract: This work deals with the organization and expansion of primary education in the City of Corumbá, the impost significant urban nucleus in the Western frontier of the state of Mato Grosso, in the period inaugurated with the end of the Second World War. To this end, the article begins with an exposition of the historical context that marked the period immediately after the II World War on Mato Grosso and the Western front. Given this context the effects on education are then analyzed in this period, considering, principally, what existed at this moment in time when the consolidation of the processes of reform delineated during the preceding years, through the confirmation and expansion of the national teaching system in Mato Grosso and, particularly, in the City of Corumbá. As the principal target of these public policies was primary schooling, it was this that specifically Will be treated in these reflections on education in the Western frontier of Brazil Keywords: History of Education; Mato Grosso do Sul; Primary Schooling; History; Corumbá; History of Education.
id UFU-2_9a2d6f8779fbc6973198a47f7758c645
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11226
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)História da EducaçãoMato Grosso e Mato Grosso do SulEnsino primarioHistoriaCorumbáO presente trabalho vai tratar da organização e da expansão do ensino primário na cidade de Corumbá, o mais significativo núcleo urbano da fronteira Oeste do estado de Mato Grosso, no período que se abriu com o final da Segunda Grande Guerra. Neste sentido, o artigo inicia-se com a exposição do histórico que marcou o pós-guerra imediato em Mato Grosso e em sua fronteira Oeste, Tendo cm vista este contexto, analisam-se em seguida os desdobramentos da questão educacional no período, considerando principalmente que foi este o momento histórico no qual se deu a consolidação dos processos de reforma delineados em anos anteriores, mediante a confirmação e expansão do sistema nacional de ensino em Mato Grosso e, particularmente, na cidade de Corumbá. Como o principal alvo destas políticas públicas era o ensino primário é dele especificamente que estaremos tratando nestas reflexões sobre a educação na fronteira Oeste do Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Ensino primário; História; Corumbá; História da Educação.   Abstract: This work deals with the organization and expansion of primary education in the City of Corumbá, the impost significant urban nucleus in the Western frontier of the state of Mato Grosso, in the period inaugurated with the end of the Second World War. To this end, the article begins with an exposition of the historical context that marked the period immediately after the II World War on Mato Grosso and the Western front. Given this context the effects on education are then analyzed in this period, considering, principally, what existed at this moment in time when the consolidation of the processes of reform delineated during the preceding years, through the confirmation and expansion of the national teaching system in Mato Grosso and, particularly, in the City of Corumbá. As the principal target of these public policies was primary schooling, it was this that specifically Will be treated in these reflections on education in the Western frontier of Brazil Keywords: History of Education; Mato Grosso do Sul; Primary Schooling; History; Corumbá; History of Education.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122610.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11226Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 151-1721982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226/6474Copyright (c) 2016 Silvia Helena Andrade de Britohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Brito, Silvia Helena2023-07-18T17:06:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11226Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-18T17:06:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
title ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
spellingShingle ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
Andrade de Brito, Silvia Helena
História da Educação
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Ensino primario
Historia
Corumbá
title_short ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
title_full ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
title_fullStr ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
title_full_unstemmed ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
title_sort ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
author Andrade de Brito, Silvia Helena
author_facet Andrade de Brito, Silvia Helena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade de Brito, Silvia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Ensino primario
Historia
Corumbá
topic História da Educação
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul
Ensino primario
Historia
Corumbá
description O presente trabalho vai tratar da organização e da expansão do ensino primário na cidade de Corumbá, o mais significativo núcleo urbano da fronteira Oeste do estado de Mato Grosso, no período que se abriu com o final da Segunda Grande Guerra. Neste sentido, o artigo inicia-se com a exposição do histórico que marcou o pós-guerra imediato em Mato Grosso e em sua fronteira Oeste, Tendo cm vista este contexto, analisam-se em seguida os desdobramentos da questão educacional no período, considerando principalmente que foi este o momento histórico no qual se deu a consolidação dos processos de reforma delineados em anos anteriores, mediante a confirmação e expansão do sistema nacional de ensino em Mato Grosso e, particularmente, na cidade de Corumbá. Como o principal alvo destas políticas públicas era o ensino primário é dele especificamente que estaremos tratando nestas reflexões sobre a educação na fronteira Oeste do Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Ensino primário; História; Corumbá; História da Educação.   Abstract: This work deals with the organization and expansion of primary education in the City of Corumbá, the impost significant urban nucleus in the Western frontier of the state of Mato Grosso, in the period inaugurated with the end of the Second World War. To this end, the article begins with an exposition of the historical context that marked the period immediately after the II World War on Mato Grosso and the Western front. Given this context the effects on education are then analyzed in this period, considering, principally, what existed at this moment in time when the consolidation of the processes of reform delineated during the preceding years, through the confirmation and expansion of the national teaching system in Mato Grosso and, particularly, in the City of Corumbá. As the principal target of these public policies was primary schooling, it was this that specifically Will be treated in these reflections on education in the Western frontier of Brazil Keywords: History of Education; Mato Grosso do Sul; Primary Schooling; History; Corumbá; History of Education.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11226
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226/6474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Silvia Helena Andrade de Brito
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Silvia Helena Andrade de Brito
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 151-172
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233189150720