ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
DOI: | 10.14393/REVEDFIL.v18nn. |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226 |
Resumo: | O presente trabalho vai tratar da organização e da expansão do ensino primário na cidade de Corumbá, o mais significativo núcleo urbano da fronteira Oeste do estado de Mato Grosso, no período que se abriu com o final da Segunda Grande Guerra. Neste sentido, o artigo inicia-se com a exposição do histórico que marcou o pós-guerra imediato em Mato Grosso e em sua fronteira Oeste, Tendo cm vista este contexto, analisam-se em seguida os desdobramentos da questão educacional no período, considerando principalmente que foi este o momento histórico no qual se deu a consolidação dos processos de reforma delineados em anos anteriores, mediante a confirmação e expansão do sistema nacional de ensino em Mato Grosso e, particularmente, na cidade de Corumbá. Como o principal alvo destas políticas públicas era o ensino primário é dele especificamente que estaremos tratando nestas reflexões sobre a educação na fronteira Oeste do Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Ensino primário; História; Corumbá; História da Educação. Abstract: This work deals with the organization and expansion of primary education in the City of Corumbá, the impost significant urban nucleus in the Western frontier of the state of Mato Grosso, in the period inaugurated with the end of the Second World War. To this end, the article begins with an exposition of the historical context that marked the period immediately after the II World War on Mato Grosso and the Western front. Given this context the effects on education are then analyzed in this period, considering, principally, what existed at this moment in time when the consolidation of the processes of reform delineated during the preceding years, through the confirmation and expansion of the national teaching system in Mato Grosso and, particularly, in the City of Corumbá. As the principal target of these public policies was primary schooling, it was this that specifically Will be treated in these reflections on education in the Western frontier of Brazil Keywords: History of Education; Mato Grosso do Sul; Primary Schooling; History; Corumbá; History of Education. |
id |
UFU-2_9a2d6f8779fbc6973198a47f7758c645 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11226 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
spelling |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954)História da EducaçãoMato Grosso e Mato Grosso do SulEnsino primarioHistoriaCorumbáO presente trabalho vai tratar da organização e da expansão do ensino primário na cidade de Corumbá, o mais significativo núcleo urbano da fronteira Oeste do estado de Mato Grosso, no período que se abriu com o final da Segunda Grande Guerra. Neste sentido, o artigo inicia-se com a exposição do histórico que marcou o pós-guerra imediato em Mato Grosso e em sua fronteira Oeste, Tendo cm vista este contexto, analisam-se em seguida os desdobramentos da questão educacional no período, considerando principalmente que foi este o momento histórico no qual se deu a consolidação dos processos de reforma delineados em anos anteriores, mediante a confirmação e expansão do sistema nacional de ensino em Mato Grosso e, particularmente, na cidade de Corumbá. Como o principal alvo destas políticas públicas era o ensino primário é dele especificamente que estaremos tratando nestas reflexões sobre a educação na fronteira Oeste do Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Ensino primário; História; Corumbá; História da Educação. Abstract: This work deals with the organization and expansion of primary education in the City of Corumbá, the impost significant urban nucleus in the Western frontier of the state of Mato Grosso, in the period inaugurated with the end of the Second World War. To this end, the article begins with an exposition of the historical context that marked the period immediately after the II World War on Mato Grosso and the Western front. Given this context the effects on education are then analyzed in this period, considering, principally, what existed at this moment in time when the consolidation of the processes of reform delineated during the preceding years, through the confirmation and expansion of the national teaching system in Mato Grosso and, particularly, in the City of Corumbá. As the principal target of these public policies was primary schooling, it was this that specifically Will be treated in these reflections on education in the Western frontier of Brazil Keywords: History of Education; Mato Grosso do Sul; Primary Schooling; History; Corumbá; History of Education.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1122610.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11226Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 151-1721982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226/6474Copyright (c) 2016 Silvia Helena Andrade de Britohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade de Brito, Silvia Helena2023-07-18T17:06:54Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/11226Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-18T17:06:54Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) |
title |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) |
spellingShingle |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) Andrade de Brito, Silvia Helena História da Educação Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Ensino primario Historia Corumbá Andrade de Brito, Silvia Helena História da Educação Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Ensino primario Historia Corumbá |
title_short |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) |
title_full |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) |
title_fullStr |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) |
title_full_unstemmed |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) |
title_sort |
ENSINO PRIMÁRIO NA FRONTEIRA OESTE DE MATO GROSSO NO PÓS-GUERRA: CORUMBÁ (1945-1954) |
author |
Andrade de Brito, Silvia Helena |
author_facet |
Andrade de Brito, Silvia Helena Andrade de Brito, Silvia Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade de Brito, Silvia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Ensino primario Historia Corumbá |
topic |
História da Educação Mato Grosso e Mato Grosso do Sul Ensino primario Historia Corumbá |
description |
O presente trabalho vai tratar da organização e da expansão do ensino primário na cidade de Corumbá, o mais significativo núcleo urbano da fronteira Oeste do estado de Mato Grosso, no período que se abriu com o final da Segunda Grande Guerra. Neste sentido, o artigo inicia-se com a exposição do histórico que marcou o pós-guerra imediato em Mato Grosso e em sua fronteira Oeste, Tendo cm vista este contexto, analisam-se em seguida os desdobramentos da questão educacional no período, considerando principalmente que foi este o momento histórico no qual se deu a consolidação dos processos de reforma delineados em anos anteriores, mediante a confirmação e expansão do sistema nacional de ensino em Mato Grosso e, particularmente, na cidade de Corumbá. Como o principal alvo destas políticas públicas era o ensino primário é dele especificamente que estaremos tratando nestas reflexões sobre a educação na fronteira Oeste do Brasil. Palavras-chave: História da Educação; Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; Ensino primário; História; Corumbá; História da Educação. Abstract: This work deals with the organization and expansion of primary education in the City of Corumbá, the impost significant urban nucleus in the Western frontier of the state of Mato Grosso, in the period inaugurated with the end of the Second World War. To this end, the article begins with an exposition of the historical context that marked the period immediately after the II World War on Mato Grosso and the Western front. Given this context the effects on education are then analyzed in this period, considering, principally, what existed at this moment in time when the consolidation of the processes of reform delineated during the preceding years, through the confirmation and expansion of the national teaching system in Mato Grosso and, particularly, in the City of Corumbá. As the principal target of these public policies was primary schooling, it was this that specifically Will be treated in these reflections on education in the Western frontier of Brazil Keywords: History of Education; Mato Grosso do Sul; Primary Schooling; History; Corumbá; History of Education. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226 10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11226 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v18nn. ESPa2004-11226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/11226/6474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Silvia Helena Andrade de Brito http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Silvia Helena Andrade de Brito http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 18 n. n. ESP (2004): v.18 n. Especial 2004; 151-172 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1822179447293345792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v18nn. |