Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025 |
Resumo: | A temática envolvendo escola, trabalho produtivo e improdutivo, assumiu destaque nos últimos anos juntamente com as discussões em tomo da natureza do trabalho escolar. Assim, para entender o processo de trabalho escolar, era necessário sair dos muros da escola e investigar o trabalho, no caso, o trabalho capitalista. Não bastava simplesmente entender o trabalho no capitalismo, era necessário entendê-lo no seu contexto político-econômico, o que resultou numa profunda crítica a esta forma histórica de organização social e técnica de produção de homens e bens sociais. Um dos autores mais estudados foi Marx e a economia política por ele elaborada. Tomado como ponto de partida, as elaborações decorrentes foram as mais complexas. Este trabalho será uma tentativa de sintetizar tal percurso, problematizando-o e apontando alguns de seus impasses. [...] Palavras-chave: Educação; Processo de trabalho escolar; Trabalho capitalista. |
id |
UFU-2_a0993804db82c7e239bbba7a7edf7d47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1025 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo?EducaçãoProcesso de trabalho escolarTrabalho capitalistaA temática envolvendo escola, trabalho produtivo e improdutivo, assumiu destaque nos últimos anos juntamente com as discussões em tomo da natureza do trabalho escolar. Assim, para entender o processo de trabalho escolar, era necessário sair dos muros da escola e investigar o trabalho, no caso, o trabalho capitalista. Não bastava simplesmente entender o trabalho no capitalismo, era necessário entendê-lo no seu contexto político-econômico, o que resultou numa profunda crítica a esta forma histórica de organização social e técnica de produção de homens e bens sociais. Um dos autores mais estudados foi Marx e a economia política por ele elaborada. Tomado como ponto de partida, as elaborações decorrentes foram as mais complexas. Este trabalho será uma tentativa de sintetizar tal percurso, problematizando-o e apontando alguns de seus impasses. [...] Palavras-chave: Educação; Processo de trabalho escolar; Trabalho capitalista.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/102510.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1025Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 77-861982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025/930Copyright (c) 2016 Laura Cristina Vieira Pizzihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPizzi, Laura Cristina Vieira2022-12-16T19:11:14Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1025Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-12-16T19:11:14Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? |
title |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? |
spellingShingle |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? Pizzi, Laura Cristina Vieira Educação Processo de trabalho escolar Trabalho capitalista |
title_short |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? |
title_full |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? |
title_fullStr |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? |
title_full_unstemmed |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? |
title_sort |
Escola pública: trabalho produtivo ou improdutivo? |
author |
Pizzi, Laura Cristina Vieira |
author_facet |
Pizzi, Laura Cristina Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzi, Laura Cristina Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Processo de trabalho escolar Trabalho capitalista |
topic |
Educação Processo de trabalho escolar Trabalho capitalista |
description |
A temática envolvendo escola, trabalho produtivo e improdutivo, assumiu destaque nos últimos anos juntamente com as discussões em tomo da natureza do trabalho escolar. Assim, para entender o processo de trabalho escolar, era necessário sair dos muros da escola e investigar o trabalho, no caso, o trabalho capitalista. Não bastava simplesmente entender o trabalho no capitalismo, era necessário entendê-lo no seu contexto político-econômico, o que resultou numa profunda crítica a esta forma histórica de organização social e técnica de produção de homens e bens sociais. Um dos autores mais estudados foi Marx e a economia política por ele elaborada. Tomado como ponto de partida, as elaborações decorrentes foram as mais complexas. Este trabalho será uma tentativa de sintetizar tal percurso, problematizando-o e apontando alguns de seus impasses. [...] Palavras-chave: Educação; Processo de trabalho escolar; Trabalho capitalista. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025 10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1025 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v8n16a1994-1025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1025/930 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Laura Cristina Vieira Pizzi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Laura Cristina Vieira Pizzi http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 8 n. 16 (1994): v.8 n.16 jul./dez. 1994; 77-86 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232688979968 |