Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva da Silveira, Marli Teresinha
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Girardi Rodrigues, Raísla, Cenci, Angelo Vitorio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402
Resumo: Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a mente como resposta comportamental interativa com vistas a relacioná-la ao modo de ser-no-mundo. Também, uma breve incursão à psicologia de viés fenomenológico-existencial, buscando articular o interacionismo de Mead e a analítica existencial de Heidegger e suas implicações para o campo da formação humana.Palavras-chave: Self; Dasein; Interioridade desdobrada; Formação humana. Between Mead and Heidegger: the unfolded interiority and the human formation Abstract: The article aims to approximate Mead's approach to social psychology and Martin Heidegger's phenomenological-existential perspective to the notion of unfolded interiority. Such an approach allows us to maintain that there is a radical and inseparable reciprocity between man / woman and the world. The radicality of such reciprocity supersedes the dichotomy interiority and exteriority, bringing the body of time closer together, the very place of human existential openness. The notion of “self” as a process and the mind as an interactive behavioral response is presented in order to relate it to the way of being in the world. Also, a brief foray into existential-phenomenological psychology, seeking to articulate Mead's interactionism and Heidegger's existential analytics and their implications for the field of human formationKeywords: Self; Dasein; Unfolded interiority; Human Formation. Entre Mead y Heidegger: la interioridad desarrollada y la formación humana Resumen: El artículo tiene como objetivo aproximar el enfoque de Mead a la psicología social y la perspectiva fenomenológica-existencial de Martin Heidegger a la noción desplegada de interioridad. Tal enfoque nos permite mantener que existe una reciprocidad radical e inseparable entre el hombre / mujer y el mundo. La radicalidad de tal reciprocidad suplanta la dicotomía de interioridad y exterioridad, devolviendo al cuerpo al tiempo, el lugar de la apertura existencial humana. La noción de "yo" se presenta como un proceso y la mente como una respuesta interactiva de comportamiento para relacionarlo con la forma de ser-en-el-mundo. Además, una breve incursión en la psicología del sesgo fenomenológico-existencial, buscando articular el interaccionismo de Mead y el análisis existencial de Heidegger y sus implicaciones para el campo de la formación humana.Palabras clave: Auto; Dasein Interioridad desplegada; Formación humana. Data de registro: 27/07/2020Data de aceite: 08/12/2020
id UFU-2_a251ca375abed6e6c64fbada694257f1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/53402
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humanaSelfDaseinInterioridade desdobradaFormação humanaEntre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a mente como resposta comportamental interativa com vistas a relacioná-la ao modo de ser-no-mundo. Também, uma breve incursão à psicologia de viés fenomenológico-existencial, buscando articular o interacionismo de Mead e a analítica existencial de Heidegger e suas implicações para o campo da formação humana.Palavras-chave: Self; Dasein; Interioridade desdobrada; Formação humana. Between Mead and Heidegger: the unfolded interiority and the human formation Abstract: The article aims to approximate Mead's approach to social psychology and Martin Heidegger's phenomenological-existential perspective to the notion of unfolded interiority. Such an approach allows us to maintain that there is a radical and inseparable reciprocity between man / woman and the world. The radicality of such reciprocity supersedes the dichotomy interiority and exteriority, bringing the body of time closer together, the very place of human existential openness. The notion of “self” as a process and the mind as an interactive behavioral response is presented in order to relate it to the way of being in the world. Also, a brief foray into existential-phenomenological psychology, seeking to articulate Mead's interactionism and Heidegger's existential analytics and their implications for the field of human formationKeywords: Self; Dasein; Unfolded interiority; Human Formation. Entre Mead y Heidegger: la interioridad desarrollada y la formación humana Resumen: El artículo tiene como objetivo aproximar el enfoque de Mead a la psicología social y la perspectiva fenomenológica-existencial de Martin Heidegger a la noción desplegada de interioridad. Tal enfoque nos permite mantener que existe una reciprocidad radical e inseparable entre el hombre / mujer y el mundo. La radicalidad de tal reciprocidad suplanta la dicotomía de interioridad y exterioridad, devolviendo al cuerpo al tiempo, el lugar de la apertura existencial humana. La noción de "yo" se presenta como un proceso y la mente como una respuesta interactiva de comportamiento para relacionarlo con la forma de ser-en-el-mundo. Además, una breve incursión en la psicología del sesgo fenomenológico-existencial, buscando articular el interaccionismo de Mead y el análisis existencial de Heidegger y sus implicaciones para el campo de la formación humana.Palabras clave: Auto; Dasein Interioridad desplegada; Formación humana. Data de registro: 27/07/2020Data de aceite: 08/12/2020EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/5340210.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-53402Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 819-8521982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402/31070https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402/35785Copyright (c) 2020 Marli Teresinha Silva da Silveira, Raísla Girardi Rodrigues, Angelo Vitorio Cencihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva da Silveira, Marli TeresinhaGirardi Rodrigues, Raísla Cenci, Angelo Vitorio 2023-03-20T18:17:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/53402Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-20T18:17:42Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
title Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
spellingShingle Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
Silva da Silveira, Marli Teresinha
Self
Dasein
Interioridade desdobrada
Formação humana
title_short Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
title_full Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
title_fullStr Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
title_full_unstemmed Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
title_sort Entre Mead e Heidegger:: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana
author Silva da Silveira, Marli Teresinha
author_facet Silva da Silveira, Marli Teresinha
Girardi Rodrigues, Raísla
Cenci, Angelo Vitorio
author_role author
author2 Girardi Rodrigues, Raísla
Cenci, Angelo Vitorio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva da Silveira, Marli Teresinha
Girardi Rodrigues, Raísla
Cenci, Angelo Vitorio
dc.subject.por.fl_str_mv Self
Dasein
Interioridade desdobrada
Formação humana
topic Self
Dasein
Interioridade desdobrada
Formação humana
description Entre Mead e Heidegger: a interioridade desdobrada e a formaçâo humana Resumo: O artigo visa aproximar a abordagem da psicologia social de Mead e a perspectiva fenomenológico-existencial de Martin Heidegger da noção de interioridade desdobrada. Tal aproximação permite sustentar que há uma radical e inseparável reciprocidade entre homem/mulher e mundo. A radicalidade de tal reciprocidade suplanta a dicotomia interioridade e exterioridade, reaproximando o corpo do tempo, lugar mesmo da abertura existencial humana. Apresenta-se a noção de “self” como processo e a mente como resposta comportamental interativa com vistas a relacioná-la ao modo de ser-no-mundo. Também, uma breve incursão à psicologia de viés fenomenológico-existencial, buscando articular o interacionismo de Mead e a analítica existencial de Heidegger e suas implicações para o campo da formação humana.Palavras-chave: Self; Dasein; Interioridade desdobrada; Formação humana. Between Mead and Heidegger: the unfolded interiority and the human formation Abstract: The article aims to approximate Mead's approach to social psychology and Martin Heidegger's phenomenological-existential perspective to the notion of unfolded interiority. Such an approach allows us to maintain that there is a radical and inseparable reciprocity between man / woman and the world. The radicality of such reciprocity supersedes the dichotomy interiority and exteriority, bringing the body of time closer together, the very place of human existential openness. The notion of “self” as a process and the mind as an interactive behavioral response is presented in order to relate it to the way of being in the world. Also, a brief foray into existential-phenomenological psychology, seeking to articulate Mead's interactionism and Heidegger's existential analytics and their implications for the field of human formationKeywords: Self; Dasein; Unfolded interiority; Human Formation. Entre Mead y Heidegger: la interioridad desarrollada y la formación humana Resumen: El artículo tiene como objetivo aproximar el enfoque de Mead a la psicología social y la perspectiva fenomenológica-existencial de Martin Heidegger a la noción desplegada de interioridad. Tal enfoque nos permite mantener que existe una reciprocidad radical e inseparable entre el hombre / mujer y el mundo. La radicalidad de tal reciprocidad suplanta la dicotomía de interioridad y exterioridad, devolviendo al cuerpo al tiempo, el lugar de la apertura existencial humana. La noción de "yo" se presenta como un proceso y la mente como una respuesta interactiva de comportamiento para relacionarlo con la forma de ser-en-el-mundo. Además, una breve incursión en la psicología del sesgo fenomenológico-existencial, buscando articular el interaccionismo de Mead y el análisis existencial de Heidegger y sus implicaciones para el campo de la formación humana.Palabras clave: Auto; Dasein Interioridad desplegada; Formación humana. Data de registro: 27/07/2020Data de aceite: 08/12/2020
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402
10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-53402
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-53402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402/31070
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/53402/35785
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 34 n. 71 (2020): v.34 n.71 maio/ago. 2020; 819-852
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233974534144