Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991 |
Resumo: | Ao tomar conhecimento, através de leituras realizadas, dos programas de ensino formulados pelo ministério da Instrução Pública da Itália, pude observar, com surpresa e, por que não dizer, pela primeira vez na história da organização didática dos sistemas de ensino, um capítulo sobre interdisciplinaridade nas normas dos referidos programas. Depois de ter exposto o princípio de que “as diferentes disciplinas expressam diversamente uma articulação, um conhecimento, uma percepção da realidade, assim como um modo de conquistar, de ordenar e de transformar esta última, utilizando para isto linguagens específicas que convergem em um único objetivo educacional”, o texto da instrução ministerial prossegue: “Portanto seria útil, pedagógica e didaticamente, que a inter-relação das diversas disciplinas se programe em um enfoque cultural da realidade mais razoável e concreta, que aponte à aquisição de um saber unitário e intimamente articulado (por ex., considere-se a contribuição que pode oferecer uma educação linguística à compreensão dos termos científicos ou da linguagem matemática; assim como a clareza de pensamento e a capacidade de expressão fomentada pela educação artística e musical, resultantes da utilização de linguagens não verbais características destes dois campos disciplinares)”. [...] Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Conceito; Linguagem; Livro didático; Conhecimento. |
id |
UFU-2_a2f7de11fe62475ae11c585a3d243613 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1991 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenidoInterdisciplinaridadeConceitoLinguagemConhecimentoAo tomar conhecimento, através de leituras realizadas, dos programas de ensino formulados pelo ministério da Instrução Pública da Itália, pude observar, com surpresa e, por que não dizer, pela primeira vez na história da organização didática dos sistemas de ensino, um capítulo sobre interdisciplinaridade nas normas dos referidos programas. Depois de ter exposto o princípio de que “as diferentes disciplinas expressam diversamente uma articulação, um conhecimento, uma percepção da realidade, assim como um modo de conquistar, de ordenar e de transformar esta última, utilizando para isto linguagens específicas que convergem em um único objetivo educacional”, o texto da instrução ministerial prossegue: “Portanto seria útil, pedagógica e didaticamente, que a inter-relação das diversas disciplinas se programe em um enfoque cultural da realidade mais razoável e concreta, que aponte à aquisição de um saber unitário e intimamente articulado (por ex., considere-se a contribuição que pode oferecer uma educação linguística à compreensão dos termos científicos ou da linguagem matemática; assim como a clareza de pensamento e a capacidade de expressão fomentada pela educação artística e musical, resultantes da utilização de linguagens não verbais características destes dois campos disciplinares)”. [...] Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Conceito; Linguagem; Livro didático; Conhecimento. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2009-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/199110.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1991Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 61-681982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991/1661Copyright (c) 2016 Maria de Lourdes Almada Presteshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrestes, Maria de Lourdes Almada2022-10-13T17:53:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1991Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-13T17:53:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido |
title |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido Prestes, Maria de Lourdes Almada Interdisciplinaridade Conceito Linguagem Conhecimento |
title_short |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido |
title_full |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido |
title_sort |
Interdisciplinaridade:: um conceito ainda mal defenido |
author |
Prestes, Maria de Lourdes Almada |
author_facet |
Prestes, Maria de Lourdes Almada |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prestes, Maria de Lourdes Almada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Conceito Linguagem Conhecimento |
topic |
Interdisciplinaridade Conceito Linguagem Conhecimento |
description |
Ao tomar conhecimento, através de leituras realizadas, dos programas de ensino formulados pelo ministério da Instrução Pública da Itália, pude observar, com surpresa e, por que não dizer, pela primeira vez na história da organização didática dos sistemas de ensino, um capítulo sobre interdisciplinaridade nas normas dos referidos programas. Depois de ter exposto o princípio de que “as diferentes disciplinas expressam diversamente uma articulação, um conhecimento, uma percepção da realidade, assim como um modo de conquistar, de ordenar e de transformar esta última, utilizando para isto linguagens específicas que convergem em um único objetivo educacional”, o texto da instrução ministerial prossegue: “Portanto seria útil, pedagógica e didaticamente, que a inter-relação das diversas disciplinas se programe em um enfoque cultural da realidade mais razoável e concreta, que aponte à aquisição de um saber unitário e intimamente articulado (por ex., considere-se a contribuição que pode oferecer uma educação linguística à compreensão dos termos científicos ou da linguagem matemática; assim como a clareza de pensamento e a capacidade de expressão fomentada pela educação artística e musical, resultantes da utilização de linguagens não verbais características destes dois campos disciplinares)”. [...] Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Conceito; Linguagem; Livro didático; Conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991 10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1991 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v1n2a1987-1991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1991/1661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria de Lourdes Almada Prestes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria de Lourdes Almada Prestes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 1 n. 2 (1987): v.1 n.2 jan./jun. 1987; 61-68 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382822830080 |