RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267 |
Resumo: | Honneth explora, em sua teoria crítica, um tipo de conflito impulsionado por experiências de desrespeito que afetam a identidade pessoal ou coletiva. Ao retomar ao jovem Hegel, situa o conflito no núcleo central de sua teoria social crítica, concebendo-o como distúrbio ou lesão nas relações sociais de reconhecimento. Além de atribuir ao conflito o papel de motor da interação social, confere-lhe a função de elemento formador da identidade humana na medida em que permite ao sujeito desenvolver positivamente uma autorrelação prática por meio de diferentes esferas do reconhecimento. O presente artigo toma como ponto de partida as teses centrais da teoria do reconhecimento honnethiana e a apresentação das diferentes dimensões do conflito presentes nela para mostrar como é possível encontrar, em tal teoria, um importante vínculo entre conflito e formação, sobretudo, mediante os conceitos de socialização e autorrealização.ReferênciasFISCHBACH, F. Fichte et Hegel: la reconnaissance. Paris: P.U.F., 1999.GRIGOROWITSCHS, T. Entre a sociologia clássica e a sociologia da infância: reflexões sobre o conceito de "socialização". Disponível em: <www.aps.pt/vicongresso/pdfs/33.pdf>. Acesso em: 04 Abr. 2010.HABERMAS, J. Stichworte zu einer Theorie der Sozialisation. Kultur und Kritik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.______. Theorie des Kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1987 (Bd.2).HEGEL, G.W.F. Des manières de traiter scientifiquement du droit naturel. Paris: Vrin, 1972.______. Système de la vie éthique. Paris: Payot, 1992.______. Principes de la philosophie du droit. 2.ed. Paris: PUF, 2003.HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.______. Redistribution as recognition: a response to Nancy Frazer (p. 110- 197); The point of recognition: a rejoinder to the rejoinder (p.237-267). In: FRAZER, N.; HONNETH, A. Redistribution or recognition? A politicalphilosophical exchange. London: Verso, 2003a.______. La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006.______. Une pathologie sociale de la raison. Sur l´héritage intellectuel de la théorie critique. In: ______. La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006a (p. 101-130)._______. The social dynamics of disrespect: Situating critical theory today (p. 63-79) In: ______. Disrespect: the normative foundations of critical theory. Cambridge: Polity Press, 2007.______. Reconnaissance et reproduction sociale. In: PAYOT, J.P.; BATTEGAY, A. (Ed.). La reconnassaince à l`épreuve: explorations sócio-anthropologiques. Villeneuve d´ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2008.______. Desarrollo moral y luta social. Enseñanzas de filosofia social de la obra temprana de Hegel. In: ______. Critica del agravio moral: Patologias de la sociedad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de cultura Económica, 2009.LA TAILL E, Y de. Vergonha, a ferida moral. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.MEAD, G.H. Mind, self and society: from the Standpoint of a Social Behaviorist. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1967.SIMME l, G. Questions fondamentales de la sociologie. In: ______. Sociologie et Épistémologie. Paris: PUF, 1981._____. SIMMEL, G. Sociologie. Études sur les formes de la socialization. Paris: PUF, 1999.TUGENDHAT, E. Lições de ética. Petrópolis: Vozes, 1997.WERLE, D.L.; MELO, R.S. Reconhecimento e justiça na teoria crítica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org.). Curso livre de teoria crítica. Campinas: Papirus, 2008.VOIROL, O. A esfera pública e as lutas por reconhecimento: de Habermas a Honneth. Cadernos de filosofia alemã, São Paulo, n. 11, p. 33-56, Jan./ Jun, 2008.Data de registro:17/01/2012Data de aceite:28/01/2013 |
id |
UFU-2_a467a8fa88aaaaf0c9699202744c51f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14267 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETHreconhecimentoconflitoformação.Honneth explora, em sua teoria crítica, um tipo de conflito impulsionado por experiências de desrespeito que afetam a identidade pessoal ou coletiva. Ao retomar ao jovem Hegel, situa o conflito no núcleo central de sua teoria social crítica, concebendo-o como distúrbio ou lesão nas relações sociais de reconhecimento. Além de atribuir ao conflito o papel de motor da interação social, confere-lhe a função de elemento formador da identidade humana na medida em que permite ao sujeito desenvolver positivamente uma autorrelação prática por meio de diferentes esferas do reconhecimento. O presente artigo toma como ponto de partida as teses centrais da teoria do reconhecimento honnethiana e a apresentação das diferentes dimensões do conflito presentes nela para mostrar como é possível encontrar, em tal teoria, um importante vínculo entre conflito e formação, sobretudo, mediante os conceitos de socialização e autorrealização.ReferênciasFISCHBACH, F. Fichte et Hegel: la reconnaissance. Paris: P.U.F., 1999.GRIGOROWITSCHS, T. Entre a sociologia clássica e a sociologia da infância: reflexões sobre o conceito de "socialização". Disponível em: <www.aps.pt/vicongresso/pdfs/33.pdf>. Acesso em: 04 Abr. 2010.HABERMAS, J. Stichworte zu einer Theorie der Sozialisation. Kultur und Kritik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.______. Theorie des Kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1987 (Bd.2).HEGEL, G.W.F. Des manières de traiter scientifiquement du droit naturel. Paris: Vrin, 1972.______. Système de la vie éthique. Paris: Payot, 1992.______. Principes de la philosophie du droit. 2.ed. Paris: PUF, 2003.HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.______. Redistribution as recognition: a response to Nancy Frazer (p. 110- 197); The point of recognition: a rejoinder to the rejoinder (p.237-267). In: FRAZER, N.; HONNETH, A. Redistribution or recognition? A politicalphilosophical exchange. London: Verso, 2003a.______. La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006.______. Une pathologie sociale de la raison. Sur l´héritage intellectuel de la théorie critique. In: ______. La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006a (p. 101-130)._______. The social dynamics of disrespect: Situating critical theory today (p. 63-79) In: ______. Disrespect: the normative foundations of critical theory. Cambridge: Polity Press, 2007.______. Reconnaissance et reproduction sociale. In: PAYOT, J.P.; BATTEGAY, A. (Ed.). La reconnassaince à l`épreuve: explorations sócio-anthropologiques. Villeneuve d´ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2008.______. Desarrollo moral y luta social. Enseñanzas de filosofia social de la obra temprana de Hegel. In: ______. Critica del agravio moral: Patologias de la sociedad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de cultura Económica, 2009.LA TAILL E, Y de. Vergonha, a ferida moral. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.MEAD, G.H. Mind, self and society: from the Standpoint of a Social Behaviorist. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1967.SIMME l, G. Questions fondamentales de la sociologie. In: ______. Sociologie et Épistémologie. Paris: PUF, 1981._____. SIMMEL, G. Sociologie. Études sur les formes de la socialization. Paris: PUF, 1999.TUGENDHAT, E. Lições de ética. Petrópolis: Vozes, 1997.WERLE, D.L.; MELO, R.S. Reconhecimento e justiça na teoria crítica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org.). Curso livre de teoria crítica. Campinas: Papirus, 2008.VOIROL, O. A esfera pública e as lutas por reconhecimento: de Habermas a Honneth. Cadernos de filosofia alemã, São Paulo, n. 11, p. 33-56, Jan./ Jun, 2008.Data de registro:17/01/2012Data de aceite:28/01/2013EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1426710.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p323a342Educação e Filosofia; v. 27 n. 53 (2013): v.27 n.53 jan./jun. 2013; 323-3421982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267/12690Copyright (c) 2016 Angelo Vitório Cenciinfo:eu-repo/semantics/openAccessCenci, Angelo Vitório2021-03-30T16:44:08Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14267Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:44:08Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH |
title |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH |
spellingShingle |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH Cenci, Angelo Vitório reconhecimento conflito formação. |
title_short |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH |
title_full |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH |
title_fullStr |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH |
title_full_unstemmed |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH |
title_sort |
RECONHECIMENTO, CONFLITO E FORMAÇÃO NA TEORIA CRÍTICA DE AXEL HONNETH |
author |
Cenci, Angelo Vitório |
author_facet |
Cenci, Angelo Vitório |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cenci, Angelo Vitório |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reconhecimento conflito formação. |
topic |
reconhecimento conflito formação. |
description |
Honneth explora, em sua teoria crítica, um tipo de conflito impulsionado por experiências de desrespeito que afetam a identidade pessoal ou coletiva. Ao retomar ao jovem Hegel, situa o conflito no núcleo central de sua teoria social crítica, concebendo-o como distúrbio ou lesão nas relações sociais de reconhecimento. Além de atribuir ao conflito o papel de motor da interação social, confere-lhe a função de elemento formador da identidade humana na medida em que permite ao sujeito desenvolver positivamente uma autorrelação prática por meio de diferentes esferas do reconhecimento. O presente artigo toma como ponto de partida as teses centrais da teoria do reconhecimento honnethiana e a apresentação das diferentes dimensões do conflito presentes nela para mostrar como é possível encontrar, em tal teoria, um importante vínculo entre conflito e formação, sobretudo, mediante os conceitos de socialização e autorrealização.ReferênciasFISCHBACH, F. Fichte et Hegel: la reconnaissance. Paris: P.U.F., 1999.GRIGOROWITSCHS, T. Entre a sociologia clássica e a sociologia da infância: reflexões sobre o conceito de "socialização". Disponível em: <www.aps.pt/vicongresso/pdfs/33.pdf>. Acesso em: 04 Abr. 2010.HABERMAS, J. Stichworte zu einer Theorie der Sozialisation. Kultur und Kritik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1973.______. Theorie des Kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1987 (Bd.2).HEGEL, G.W.F. Des manières de traiter scientifiquement du droit naturel. Paris: Vrin, 1972.______. Système de la vie éthique. Paris: Payot, 1992.______. Principes de la philosophie du droit. 2.ed. Paris: PUF, 2003.HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Editora 34, 2003.______. Redistribution as recognition: a response to Nancy Frazer (p. 110- 197); The point of recognition: a rejoinder to the rejoinder (p.237-267). In: FRAZER, N.; HONNETH, A. Redistribution or recognition? A politicalphilosophical exchange. London: Verso, 2003a.______. La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006.______. Une pathologie sociale de la raison. Sur l´héritage intellectuel de la théorie critique. In: ______. La societé du mépris. Paris: La découverte, 2006a (p. 101-130)._______. The social dynamics of disrespect: Situating critical theory today (p. 63-79) In: ______. Disrespect: the normative foundations of critical theory. Cambridge: Polity Press, 2007.______. Reconnaissance et reproduction sociale. In: PAYOT, J.P.; BATTEGAY, A. (Ed.). La reconnassaince à l`épreuve: explorations sócio-anthropologiques. Villeneuve d´ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 2008.______. Desarrollo moral y luta social. Enseñanzas de filosofia social de la obra temprana de Hegel. In: ______. Critica del agravio moral: Patologias de la sociedad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de cultura Económica, 2009.LA TAILL E, Y de. Vergonha, a ferida moral. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.MEAD, G.H. Mind, self and society: from the Standpoint of a Social Behaviorist. Chicago and London: The University of Chicago Press, 1967.SIMME l, G. Questions fondamentales de la sociologie. In: ______. Sociologie et Épistémologie. Paris: PUF, 1981._____. SIMMEL, G. Sociologie. Études sur les formes de la socialization. Paris: PUF, 1999.TUGENDHAT, E. Lições de ética. Petrópolis: Vozes, 1997.WERLE, D.L.; MELO, R.S. Reconhecimento e justiça na teoria crítica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org.). Curso livre de teoria crítica. Campinas: Papirus, 2008.VOIROL, O. A esfera pública e as lutas por reconhecimento: de Habermas a Honneth. Cadernos de filosofia alemã, São Paulo, n. 11, p. 33-56, Jan./ Jun, 2008.Data de registro:17/01/2012Data de aceite:28/01/2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p323a342 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p323a342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/14267/12690 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Angelo Vitório Cenci info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Angelo Vitório Cenci |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 27 n. 53 (2013): v.27 n.53 jan./jun. 2013; 323-342 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355383632330752 |