EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/262 |
Resumo: | O presente artigo procura discutir o conceito de experiência na obra de John Dewey, um dos pensadores da educação mais influentes ao longo do século XX. Como queremos demonstrar, a força e a fragilidade do pensamento deweyano estará em enunciar a possibilidade de formação de uma cultura democrática, isto é, de formação de modos de pensar, de agir e de sentir, em uma palavra, de uma cultura de interação social em que ciência e estética se combinem de tal forma que tornem todo e qualquer gesto humano uma encarnação de valores democráticos. Apesar de seu fundamento liberal, em certo sentido datado e circunscrito, o vigor desse princípio democrático é, por si só, motivo de interesse para todos que hoje se esforçam na elaboração de uma filosofia da feducação mais emancipatória e libertária. |
id |
UFU-2_a9edd32e8300bb1ea7048e01318812ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/262 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEYExperiênciaEducaçãoFilosofiaDemocraciaO presente artigo procura discutir o conceito de experiência na obra de John Dewey, um dos pensadores da educação mais influentes ao longo do século XX. Como queremos demonstrar, a força e a fragilidade do pensamento deweyano estará em enunciar a possibilidade de formação de uma cultura democrática, isto é, de formação de modos de pensar, de agir e de sentir, em uma palavra, de uma cultura de interação social em que ciência e estética se combinem de tal forma que tornem todo e qualquer gesto humano uma encarnação de valores democráticos. Apesar de seu fundamento liberal, em certo sentido datado e circunscrito, o vigor desse princípio democrático é, por si só, motivo de interesse para todos que hoje se esforçam na elaboração de uma filosofia da feducação mais emancipatória e libertária.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/26210.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-262Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 15-421982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/262/264Copyright (c) 2016 Julia Pinheiro Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Julia Pinheiro2021-03-31T17:20:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/262Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-31T17:20:09Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY |
title |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY Andrade, Julia Pinheiro Experiência Educação Filosofia Democracia |
title_short |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY |
title_full |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY |
title_sort |
EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA UM ENSAIO SOBRE O CONCEITO DE EXPERIÊNCIA EM JOHN DEWEY |
author |
Andrade, Julia Pinheiro |
author_facet |
Andrade, Julia Pinheiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Julia Pinheiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experiência Educação Filosofia Democracia |
topic |
Experiência Educação Filosofia Democracia |
description |
O presente artigo procura discutir o conceito de experiência na obra de John Dewey, um dos pensadores da educação mais influentes ao longo do século XX. Como queremos demonstrar, a força e a fragilidade do pensamento deweyano estará em enunciar a possibilidade de formação de uma cultura democrática, isto é, de formação de modos de pensar, de agir e de sentir, em uma palavra, de uma cultura de interação social em que ciência e estética se combinem de tal forma que tornem todo e qualquer gesto humano uma encarnação de valores democráticos. Apesar de seu fundamento liberal, em certo sentido datado e circunscrito, o vigor desse princípio democrático é, por si só, motivo de interesse para todos que hoje se esforçam na elaboração de uma filosofia da feducação mais emancipatória e libertária. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/262 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-262 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/262 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/262/264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Julia Pinheiro Andrade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Julia Pinheiro Andrade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 15-42 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382076243968 |