O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095 |
Resumo: | Resumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias. Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants. Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales. Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física Data de registro: 26/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022 |
id |
UFU-2_b7dd3d7e0198af98a523a9e3ef9db346 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66095 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagemMapeamentoEducação FísicaCurrículo CulturalResumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias. Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants. Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales. Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física Data de registro: 26/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6609510.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095Educação e Filosofia; v. 36 n. 78 (2022); 1449-14791982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37938https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37939Copyright (c) 2022 Marcos Garcia Neira, Mário Luiz Ferrari Nuneshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeira, Marcos GarciaNunes, Mário Luiz Ferrari2024-02-05T13:32:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66095Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-05T13:32:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem |
title |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem |
spellingShingle |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem Neira, Marcos Garcia Mapeamento Educação Física Currículo Cultural |
title_short |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem |
title_full |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem |
title_fullStr |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem |
title_full_unstemmed |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem |
title_sort |
O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem |
author |
Neira, Marcos Garcia |
author_facet |
Neira, Marcos Garcia Nunes, Mário Luiz Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Mário Luiz Ferrari |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neira, Marcos Garcia Nunes, Mário Luiz Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapeamento Educação Física Currículo Cultural |
topic |
Mapeamento Educação Física Currículo Cultural |
description |
Resumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias. Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants. Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales. Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física Data de registro: 26/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37938 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37939 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcos Garcia Neira, Mário Luiz Ferrari Nunes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Marcos Garcia Neira, Mário Luiz Ferrari Nunes http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 36 n. 78 (2022); 1449-1479 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1800211167430311936 |