O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neira, Marcos Garcia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nunes, Mário Luiz Ferrari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095
Resumo: Resumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias. Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants. Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales. Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física Data de registro: 26/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022
id UFU-2_b7dd3d7e0198af98a523a9e3ef9db346
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66095
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagemMapeamentoEducação FísicaCurrículo CulturalResumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias. Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants. Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales. Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física Data de registro: 26/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2022-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6609510.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095Educação e Filosofia; v. 36 n. 78 (2022); 1449-14791982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37938https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37939Copyright (c) 2022 Marcos Garcia Neira, Mário Luiz Ferrari Nuneshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeira, Marcos GarciaNunes, Mário Luiz Ferrari2024-02-05T13:32:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66095Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-05T13:32:18Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
title O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
spellingShingle O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
Neira, Marcos Garcia
Mapeamento
Educação Física
Currículo Cultural
title_short O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
title_full O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
title_fullStr O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
title_full_unstemmed O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
title_sort O mapeamento no currículo cultural da Educação Física: cartografia e vadiagem
author Neira, Marcos Garcia
author_facet Neira, Marcos Garcia
Nunes, Mário Luiz Ferrari
author_role author
author2 Nunes, Mário Luiz Ferrari
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neira, Marcos Garcia
Nunes, Mário Luiz Ferrari
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento
Educação Física
Currículo Cultural
topic Mapeamento
Educação Física
Currículo Cultural
description Resumo: No campo da Educação Física, o chamado currículo cultural busca apoio nas teorias organizadas a partir da virada linguística para tematizar as brincadeiras, danças, lutas, esportes ou ginásticas. Nessa vertente de ensino, o mapeamento é tomado como encaminhamento didático-metodológico que possibilita a definição da prática corporal a ser tematizada e promove as problematizações que constroem o percurso do estudo. O artigo analisa a noção de mapeamento produzida na literatura dedicada ao assunto. Localiza os seus significados e apresenta possíveis causas da pluralidade de seus usos. Na sequência, extrai das epistemologias que conferem sentido a essa vertente curricular os argumentos que permitem concebê-lo como cartografias realizadas por vadios e vadias. Palavras-chave: Mapeamento; Currículo Cultural; Educação Física Mapping in the cultural curriculum of Physical Education: cartography and vagrancy Abstract: In the field of Physical Education, the so-called cultural curriculum seeks support in theories organized from the linguistic turn to thematize games, dances, fights, sports or gymnastics. In this aspect of teaching, mapping is taken as a didactic-methodological route that allows the definition of the body practice to be thematized and promotes the problematizations that build the course of the study. The article analyzes the notion of mapping produced in the literature dedicated to the subject. It locates its meanings and presents possible causes of the plurality of its uses. Subsequently, it extracts from the epistemologies that give meaning to this curricular aspect, the arguments that allow it to be conceived as cartographies carried out by vagrants. Key-words: Mapping; Cultural Curriculum; Physical Education El mapeo en el currículo cultural de la Educación Física: cartografía y vagancia Resumen: En el campo de la Educación Física, el denominado currículo cultural busca apoyo en teorías organizadas desde el giro lingüístico para tematizar juegos, danzas, peleas, deportes o gimnasia. En este aspecto de la enseñanza, el mapeo es tomado como una ruta didáctico-metodológica que permite tematizar la definición de la práctica corporal y promueve las problematizaciones que construyen el recorrido del estudio. El artículo analiza la noción de mapeo producida en la literatura dedicada al tema. Ubica sus significados y presenta posibles causas de la pluralidad de sus usos. Posteriormente, extrae de las epistemologías que dan sentido a este aspecto curricular, los argumentos que permiten concebirlo como cartografías realizadas por vagales. Palabras-clave: Mapeo; Currículo Cultural; Educación Física Data de registro: 26/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095
10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v36n78a2022-66095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37938
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66095/37939
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Marcos Garcia Neira, Mário Luiz Ferrari Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Marcos Garcia Neira, Mário Luiz Ferrari Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 36 n. 78 (2022); 1449-1479
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211167430311936