Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corbiniano, Simone Alexandre Martins
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27182
Resumo: Resumo: Uma das questões fundamentais da epistemologia dialética é o reconhecimento do caráter histórico da atividade objetiva humana, tanto quanto, de sua elaboração lógica. A historicidade remete à premissa de que a realidade, enquanto objeto a ser conhecido, é atividade humana sensível, é práxis mediada pelo trabalho. Nesse sentido, a capacidade lógica do pensamento mantém correspondência indispensável com a categoria histórica, que consiste na realidade objetiva do homem e suas condições materiais de existência. As possibilidades da categoria lógica ocorrem no campo em que o pensamento apanha o desenvolvimento histórico, ultrapassando o senso comum, e se subtraindo às especulações abstratas. Na sociedade capitalista, sobretudo a partir da racionalidade taylorista e fordista, distancia-se a formação do pensamento crítico, político e autônomo, fragilizando as condições lógicas ou teóricas da formação. Trata-se o trabalho de um prelúdio às condições de elaboração da realidade histórica e do pensamento, apesar da racionalização a que o capitalismo a submete. Palavras-chave: Historicidade; Pensamento; Práxis; Capitalismo; Formação.   Logical-historical conditions of knowledge and formation: the contributions of dialectical epistemology Abstract: One of the fundamental questions underlying dialectical epistemology is the recognition of the historical character of objective human activity and its logical development. Historicity points to the premise that reality, as an object to be known, is sensitive human activity; it is praxis mediated through work. In this sense, the logical capacity of thought maintains an indispensable correspondence with the historical category, which is people's objective reality and their material conditions of existence. The possibilities of the logical category occur in the field where thought meets historical development, stretching beyond common sense, and escaping abstract speculations. In capitalist society, especially from the Taylor and Ford rationality onwards, formation has distanced itself from critical, political and autonomous thought, thereby weakening the logical or theoretical conditions of formation. This study is a prelude to the drafting conditions of historical reality and thought, despite the rationalization to which it is submitted by capitalism. Keywords: Historicity; Thought; Practice; Capitalism; Formation.   Conditions logico-historiques de la connaissance et de la formation: contributions de l'épistémologie dialectique Résumé: Une des questions fondamentales de l'épistémologie dialectique est celle de la reconnaissance du caractére historique de l'activité objective humaine et de son élaboration logique. L'historicité renvoie à l'hypothése selon laquelle la réalité en tant qu'objet  être connu est activité humaine sensible, est praxis par l'intermédiaire du travail. Dans ce sens, la capacité logique de la pensée correpond nécessairement à la catégorie historique, qui consiste en la réalité objective de l'homme et de ses conditions matérielles d'existence. Les possibilités de la catégorie logique se produisent dans le domaine dans lequel la pensée saisit le développement historique, dépassant le sens commun et se soustrayant aux spéculations abstraites. Dans la société capitaliste, surtout à partir de la rationalité tayloriste et fordiste, la formation s'éloigne de la pensée critique, politique et autonome, et fragilise par cela les conditions logiques ou théoriques de formation. Ce travail est un prélude aux conditions d'élaboration de la réalité historique et de la pensée, malgré la rationalisation à laquelle les soumet le capitalisme. Mots-clés: Historicité; Pensée; Praxis; Capitalisme; Formation.   Data de registro: 22/07/2014 Data de aceite: 14/11/2015  
id UFU-2_c2b2013a74b5beab070b877e473a5ef2
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27182
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialéticaHistoricidadePensamentoPráxisCapitalismoFormaçãoResumo: Uma das questões fundamentais da epistemologia dialética é o reconhecimento do caráter histórico da atividade objetiva humana, tanto quanto, de sua elaboração lógica. A historicidade remete à premissa de que a realidade, enquanto objeto a ser conhecido, é atividade humana sensível, é práxis mediada pelo trabalho. Nesse sentido, a capacidade lógica do pensamento mantém correspondência indispensável com a categoria histórica, que consiste na realidade objetiva do homem e suas condições materiais de existência. As possibilidades da categoria lógica ocorrem no campo em que o pensamento apanha o desenvolvimento histórico, ultrapassando o senso comum, e se subtraindo às especulações abstratas. Na sociedade capitalista, sobretudo a partir da racionalidade taylorista e fordista, distancia-se a formação do pensamento crítico, político e autônomo, fragilizando as condições lógicas ou teóricas da formação. Trata-se o trabalho de um prelúdio às condições de elaboração da realidade histórica e do pensamento, apesar da racionalização a que o capitalismo a submete. Palavras-chave: Historicidade; Pensamento; Práxis; Capitalismo; Formação.   Logical-historical conditions of knowledge and formation: the contributions of dialectical epistemology Abstract: One of the fundamental questions underlying dialectical epistemology is the recognition of the historical character of objective human activity and its logical development. Historicity points to the premise that reality, as an object to be known, is sensitive human activity; it is praxis mediated through work. In this sense, the logical capacity of thought maintains an indispensable correspondence with the historical category, which is people's objective reality and their material conditions of existence. The possibilities of the logical category occur in the field where thought meets historical development, stretching beyond common sense, and escaping abstract speculations. In capitalist society, especially from the Taylor and Ford rationality onwards, formation has distanced itself from critical, political and autonomous thought, thereby weakening the logical or theoretical conditions of formation. This study is a prelude to the drafting conditions of historical reality and thought, despite the rationalization to which it is submitted by capitalism. Keywords: Historicity; Thought; Practice; Capitalism; Formation.   Conditions logico-historiques de la connaissance et de la formation: contributions de l'épistémologie dialectique Résumé: Une des questions fondamentales de l'épistémologie dialectique est celle de la reconnaissance du caractére historique de l'activité objective humaine et de son élaboration logique. L'historicité renvoie à l'hypothése selon laquelle la réalité en tant qu'objet  être connu est activité humaine sensible, est praxis par l'intermédiaire du travail. Dans ce sens, la capacité logique de la pensée correpond nécessairement à la catégorie historique, qui consiste en la réalité objective de l'homme et de ses conditions matérielles d'existence. Les possibilités de la catégorie logique se produisent dans le domaine dans lequel la pensée saisit le développement historique, dépassant le sens commun et se soustrayant aux spéculations abstraites. Dans la société capitaliste, surtout à partir de la rationalité tayloriste et fordiste, la formation s'éloigne de la pensée critique, politique et autonome, et fragilise par cela les conditions logiques ou théoriques de formation. Ce travail est un prélude aux conditions d'élaboration de la réalité historique et de la pensée, malgré la rationalisation à laquelle les soumet le capitalisme. Mots-clés: Historicité; Pensée; Praxis; Capitalisme; Formation.   Data de registro: 22/07/2014 Data de aceite: 14/11/2015  EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2718210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p647a667Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 647-6671982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27182/19861Copyright (c) 2016 Simone Alexandre Martins Corbinianohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorbiniano, Simone Alexandre Martins2022-10-10T17:30:10Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27182Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-10T17:30:10Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
title Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
spellingShingle Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
Corbiniano, Simone Alexandre Martins
Historicidade
Pensamento
Práxis
Capitalismo
Formação
title_short Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
title_full Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
title_fullStr Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
title_full_unstemmed Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
title_sort Condições lógico-históricas do conhecimento e formação: contribuições da epistemologia dialética
author Corbiniano, Simone Alexandre Martins
author_facet Corbiniano, Simone Alexandre Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corbiniano, Simone Alexandre Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Historicidade
Pensamento
Práxis
Capitalismo
Formação
topic Historicidade
Pensamento
Práxis
Capitalismo
Formação
description Resumo: Uma das questões fundamentais da epistemologia dialética é o reconhecimento do caráter histórico da atividade objetiva humana, tanto quanto, de sua elaboração lógica. A historicidade remete à premissa de que a realidade, enquanto objeto a ser conhecido, é atividade humana sensível, é práxis mediada pelo trabalho. Nesse sentido, a capacidade lógica do pensamento mantém correspondência indispensável com a categoria histórica, que consiste na realidade objetiva do homem e suas condições materiais de existência. As possibilidades da categoria lógica ocorrem no campo em que o pensamento apanha o desenvolvimento histórico, ultrapassando o senso comum, e se subtraindo às especulações abstratas. Na sociedade capitalista, sobretudo a partir da racionalidade taylorista e fordista, distancia-se a formação do pensamento crítico, político e autônomo, fragilizando as condições lógicas ou teóricas da formação. Trata-se o trabalho de um prelúdio às condições de elaboração da realidade histórica e do pensamento, apesar da racionalização a que o capitalismo a submete. Palavras-chave: Historicidade; Pensamento; Práxis; Capitalismo; Formação.   Logical-historical conditions of knowledge and formation: the contributions of dialectical epistemology Abstract: One of the fundamental questions underlying dialectical epistemology is the recognition of the historical character of objective human activity and its logical development. Historicity points to the premise that reality, as an object to be known, is sensitive human activity; it is praxis mediated through work. In this sense, the logical capacity of thought maintains an indispensable correspondence with the historical category, which is people's objective reality and their material conditions of existence. The possibilities of the logical category occur in the field where thought meets historical development, stretching beyond common sense, and escaping abstract speculations. In capitalist society, especially from the Taylor and Ford rationality onwards, formation has distanced itself from critical, political and autonomous thought, thereby weakening the logical or theoretical conditions of formation. This study is a prelude to the drafting conditions of historical reality and thought, despite the rationalization to which it is submitted by capitalism. Keywords: Historicity; Thought; Practice; Capitalism; Formation.   Conditions logico-historiques de la connaissance et de la formation: contributions de l'épistémologie dialectique Résumé: Une des questions fondamentales de l'épistémologie dialectique est celle de la reconnaissance du caractére historique de l'activité objective humaine et de son élaboration logique. L'historicité renvoie à l'hypothése selon laquelle la réalité en tant qu'objet  être connu est activité humaine sensible, est praxis par l'intermédiaire du travail. Dans ce sens, la capacité logique de la pensée correpond nécessairement à la catégorie historique, qui consiste en la réalité objective de l'homme et de ses conditions matérielles d'existence. Les possibilités de la catégorie logique se produisent dans le domaine dans lequel la pensée saisit le développement historique, dépassant le sens commun et se soustrayant aux spéculations abstraites. Dans la société capitaliste, surtout à partir de la rationalité tayloriste et fordiste, la formation s'éloigne de la pensée critique, politique et autonome, et fragilise par cela les conditions logiques ou théoriques de formation. Ce travail est un prélude aux conditions d'élaboration de la réalité historique et de la pensée, malgré la rationalisation à laquelle les soumet le capitalisme. Mots-clés: Historicité; Pensée; Praxis; Capitalisme; Formation.   Data de registro: 22/07/2014 Data de aceite: 14/11/2015  
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27182
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p647a667
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27182
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30n60a2016-p647a667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/27182/19861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Simone Alexandre Martins Corbiniano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Simone Alexandre Martins Corbiniano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 30 n. 60 (2016): v.30 n.60 jul./dez. 2016; 647-667
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355381828780032