Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Robson
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Della Fonte, Sandra Soares, de Oliveira, Tamiris Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874
Resumo: Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno Resumo: Este artigo indaga a potencialidade da categoria catarse presente na teoria estética do filósofo Theodor Adorno. O objetivo é dimensionar o debate sobre formação estético-cultural e apropriação crítica dos produtos da indústria cultural no espaço escolar. Em Adorno, o tratamento dado à catarse sofre pelo menos um duplo deslocamento: a) em relação à psicanálise, reata o vínculo com a objetividade da história; b) em relação a Aristóteles, deixa de ser uma experiência do sujeito e é tratado como traço da obra de arte. Sugerem-se dois eixos de análise: 1) um vínculo mais direto entre a concepção de catarse em Adorno e a experiência estética de ensino de artes na escola e 2) a extensão dos traços da obra artística autêntica para os conhecimentos a serem tratados pedagogicamente pela instituição escolar. Palavras-chave: Catarse; Theodor Adorno; Teoria educacional crítica. Catharsis and education of senses: The contribution of aesthetic philosophy of Theodor Adorno Abstract: This article investigates the potential of catharsis as an important concept present in Theodor Adorno´s Aesthetic Theory. It aims to scale the debate on aesthetic-cultural training and critical appropriation of culture industry products at school. In Adorno, the treatment given to catharsis suffers at least a double shift: a) in relation to psychoanalysis, reattaches the link to the objectivity of history; b) in relation to Aristotle, no longer an experience of the subject and is treated as a trait of the artwork. It proposes two lines of analysis: 1) a more direct link between the concept of catharsis in Adorno and aesthetic experience of arts education in school; 2) the extent of the authentic artistic work traces for knowledge to be treated pedagogically by the academic institution. Keywords: Catharsis; Theodor Adorno; Critical educational theory. Catharsis et éducation des sens: La contribution de la philosophie esthétique de Theodor Adorno Résumé: Cet article pose des questions sur la potentialité de la catégorie catharsis présente dans la théorie esthétique du philosophe Theodor Adorno. L'objectif est de dimensionner le débat sur la formation esthétique-culturelle et l'appropriation critique des produits de l'industrie culturelle dans l'espace scolaire. A Adorno, le traitement accordé à la catharsis subit au moins un double déplacement: a) par rapport à la psychanalyse, ele reprend le lien avec l'objectivité de l'histoire; b) par rapport à Aristote, elle cesse d'être une expérience du sujet et est traitée comme un trait de l'Å“uvre d'art. Nous proposons deux axes d'analyse: 1) un lien plus direct entre la conception de la catharsis à Adorno et l& #39;expérience esthétique de l'enseignement des arts à l'école; 2) l'extension des traces de l'Å“uvre artistique authentique aux savoirs à traiter pédagogiquement par l'institution scolaire. Mots-clés: Catharsis; Theodor Adorno; Théorie de l'éducation critique. Data de registro: 12/07/2015 Data de aceite: 23/03/2016  
id UFU-2_c3bb432cb4e8191599e264c328ddbde6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30874
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor AdornoCatarseTheodor AdornoTeoria educacional críticaCatarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno Resumo: Este artigo indaga a potencialidade da categoria catarse presente na teoria estética do filósofo Theodor Adorno. O objetivo é dimensionar o debate sobre formação estético-cultural e apropriação crítica dos produtos da indústria cultural no espaço escolar. Em Adorno, o tratamento dado à catarse sofre pelo menos um duplo deslocamento: a) em relação à psicanálise, reata o vínculo com a objetividade da história; b) em relação a Aristóteles, deixa de ser uma experiência do sujeito e é tratado como traço da obra de arte. Sugerem-se dois eixos de análise: 1) um vínculo mais direto entre a concepção de catarse em Adorno e a experiência estética de ensino de artes na escola e 2) a extensão dos traços da obra artística autêntica para os conhecimentos a serem tratados pedagogicamente pela instituição escolar. Palavras-chave: Catarse; Theodor Adorno; Teoria educacional crítica. Catharsis and education of senses: The contribution of aesthetic philosophy of Theodor Adorno Abstract: This article investigates the potential of catharsis as an important concept present in Theodor Adorno´s Aesthetic Theory. It aims to scale the debate on aesthetic-cultural training and critical appropriation of culture industry products at school. In Adorno, the treatment given to catharsis suffers at least a double shift: a) in relation to psychoanalysis, reattaches the link to the objectivity of history; b) in relation to Aristotle, no longer an experience of the subject and is treated as a trait of the artwork. It proposes two lines of analysis: 1) a more direct link between the concept of catharsis in Adorno and aesthetic experience of arts education in school; 2) the extent of the authentic artistic work traces for knowledge to be treated pedagogically by the academic institution. Keywords: Catharsis; Theodor Adorno; Critical educational theory. Catharsis et éducation des sens: La contribution de la philosophie esthétique de Theodor Adorno Résumé: Cet article pose des questions sur la potentialité de la catégorie catharsis présente dans la théorie esthétique du philosophe Theodor Adorno. L'objectif est de dimensionner le débat sur la formation esthétique-culturelle et l'appropriation critique des produits de l'industrie culturelle dans l'espace scolaire. A Adorno, le traitement accordé à la catharsis subit au moins un double déplacement: a) par rapport à la psychanalyse, ele reprend le lien avec l'objectivité de l'histoire; b) par rapport à Aristote, elle cesse d'être une expérience du sujet et est traitée comme un trait de l'Å“uvre d'art. Nous proposons deux axes d'analyse: 1) un lien plus direct entre la conception de la catharsis à Adorno et l& #39;expérience esthétique de l'enseignement des arts à l'école; 2) l'extension des traces de l'Å“uvre artistique authentique aux savoirs à traiter pédagogiquement par l'institution scolaire. Mots-clés: Catharsis; Theodor Adorno; Théorie de l'éducation critique. Data de registro: 12/07/2015 Data de aceite: 23/03/2016  EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3087410.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p695a726Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 695-7261982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874/38227https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874/38228Copyright (c) 2017 Robson Loureiro, Sandra Soares Della Fonte, Tamiris Souza de Oliveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, RobsonDella Fonte, Sandra Soaresde Oliveira, Tamiris Souza2024-03-01T16:34:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30874Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-01T16:34:31Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
title Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
spellingShingle Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
Loureiro, Robson
Catarse
Theodor Adorno
Teoria educacional crítica
title_short Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
title_full Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
title_fullStr Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
title_full_unstemmed Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
title_sort Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno
author Loureiro, Robson
author_facet Loureiro, Robson
Della Fonte, Sandra Soares
de Oliveira, Tamiris Souza
author_role author
author2 Della Fonte, Sandra Soares
de Oliveira, Tamiris Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Robson
Della Fonte, Sandra Soares
de Oliveira, Tamiris Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Catarse
Theodor Adorno
Teoria educacional crítica
topic Catarse
Theodor Adorno
Teoria educacional crítica
description Catarse e educação dos sentidos: A contribuição da filosofia estética de Theodor Adorno Resumo: Este artigo indaga a potencialidade da categoria catarse presente na teoria estética do filósofo Theodor Adorno. O objetivo é dimensionar o debate sobre formação estético-cultural e apropriação crítica dos produtos da indústria cultural no espaço escolar. Em Adorno, o tratamento dado à catarse sofre pelo menos um duplo deslocamento: a) em relação à psicanálise, reata o vínculo com a objetividade da história; b) em relação a Aristóteles, deixa de ser uma experiência do sujeito e é tratado como traço da obra de arte. Sugerem-se dois eixos de análise: 1) um vínculo mais direto entre a concepção de catarse em Adorno e a experiência estética de ensino de artes na escola e 2) a extensão dos traços da obra artística autêntica para os conhecimentos a serem tratados pedagogicamente pela instituição escolar. Palavras-chave: Catarse; Theodor Adorno; Teoria educacional crítica. Catharsis and education of senses: The contribution of aesthetic philosophy of Theodor Adorno Abstract: This article investigates the potential of catharsis as an important concept present in Theodor Adorno´s Aesthetic Theory. It aims to scale the debate on aesthetic-cultural training and critical appropriation of culture industry products at school. In Adorno, the treatment given to catharsis suffers at least a double shift: a) in relation to psychoanalysis, reattaches the link to the objectivity of history; b) in relation to Aristotle, no longer an experience of the subject and is treated as a trait of the artwork. It proposes two lines of analysis: 1) a more direct link between the concept of catharsis in Adorno and aesthetic experience of arts education in school; 2) the extent of the authentic artistic work traces for knowledge to be treated pedagogically by the academic institution. Keywords: Catharsis; Theodor Adorno; Critical educational theory. Catharsis et éducation des sens: La contribution de la philosophie esthétique de Theodor Adorno Résumé: Cet article pose des questions sur la potentialité de la catégorie catharsis présente dans la théorie esthétique du philosophe Theodor Adorno. L'objectif est de dimensionner le débat sur la formation esthétique-culturelle et l'appropriation critique des produits de l'industrie culturelle dans l'espace scolaire. A Adorno, le traitement accordé à la catharsis subit au moins un double déplacement: a) par rapport à la psychanalyse, ele reprend le lien avec l'objectivité de l'histoire; b) par rapport à Aristote, elle cesse d'être une expérience du sujet et est traitée comme un trait de l'Å“uvre d'art. Nous proposons deux axes d'analyse: 1) un lien plus direct entre la conception de la catharsis à Adorno et l& #39;expérience esthétique de l'enseignement des arts à l'école; 2) l'extension des traces de l'Å“uvre artistique authentique aux savoirs à traiter pédagogiquement par l'institution scolaire. Mots-clés: Catharsis; Theodor Adorno; Théorie de l'éducation critique. Data de registro: 12/07/2015 Data de aceite: 23/03/2016  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p695a726
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n62a2017-p695a726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874/38227
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/30874/38228
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Robson Loureiro, Sandra Soares Della Fonte, Tamiris Souza de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Robson Loureiro, Sandra Soares Della Fonte, Tamiris Souza de Oliveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 62 (2017): v.31 n.62 maio/ago. 2017; 695-726
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211165907779584