DA ACTUALIDADE À ATIVIDADE: PENSAMENTO HUMANO E ATO PURO EM ESPINOSA. Laurence Renault
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13334 |
Resumo: | Assim como escreve Leo Strauss, Espinosa é quem "no mundo moderno que já encontrava diante dele, salvou, transportando-lhe o ideal de vida da tradição pré-moderna (antiga e medieval), o ideal do conhecimento (teorético) de Deus". Espinosa se singulariza assim no seio do racionalismo moderno, porque ele dá como horizonte à vida humana a felicidade teorética da tradição aristotélica, a qual consiste nesta "ciência divina" que é ao mesmo tempo contemplação do divino e imitação do conhecimento pertencente a Deus, "pois uma ciência divina é ao mesmo tempo aquela que Deus possuiria preferencialmente e que trataria das coisas divinas". |
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Assim como escreve Leo Strauss, Espinosa é quem "no mundo moderno que já encontrava diante dele, salvou, transportando-lhe o ideal de vida da tradição pré-moderna (antiga e medieval), o ideal do conhecimento (teorético) de Deus". Espinosa se singulariza assim no seio do racionalismo moderno, porque ele dá como horizonte à vida humana a felicidade teorética da tradição aristotélica, a qual consiste nesta "ciência divina" que é ao mesmo tempo contemplação do divino e imitação do conhecimento pertencente a Deus, "pois uma ciência divina é ao mesmo tempo aquela que Deus possuiria preferencialmente e que trataria das coisas divinas". |
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