MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Laélia Portela
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351
Resumo: Em mais de uma ocasião, e em variados escritos, Tarso Mazzotti enfatizou a importância do diálogo e do debate como parte constitutiva do fazer científico e demonstrou a importância da Teoria da Argumentação como ferramenta essencial ao exame das teorias e doutrinas pedagógicas. Podese seguramente identificar como algumas das principais características da filosofia da educação, praticada por este autor, o rigor na apresentação das idéias e construção dos argumentos, além do amplo espectro de temas que aborda. Seu último livro, Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígio, é um testemunho da originalidade inerente ao seu pensamento, que focaliza, dessa feita, o exame de algumas doutrinas pedagógicas, as quais, a partir do século XVII, operam direta ou indiretamente nos discursos a respeito da educação escolar.
id UFU-2_c8954f6a1a9f773c5a718e6cca3998bd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13351
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.Em mais de uma ocasião, e em variados escritos, Tarso Mazzotti enfatizou a importância do diálogo e do debate como parte constitutiva do fazer científico e demonstrou a importância da Teoria da Argumentação como ferramenta essencial ao exame das teorias e doutrinas pedagógicas. Podese seguramente identificar como algumas das principais características da filosofia da educação, praticada por este autor, o rigor na apresentação das idéias e construção dos argumentos, além do amplo espectro de temas que aborda. Seu último livro, Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígio, é um testemunho da originalidade inerente ao seu pensamento, que focaliza, dessa feita, o exame de algumas doutrinas pedagógicas, as quais, a partir do século XVII, operam direta ou indiretamente nos discursos a respeito da educação escolar.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1335110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 331-3361982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351/7640Copyright (c) 2016 Laélia Portela Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Laélia Portela2023-06-19T20:28:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13351Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T20:28:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
title MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
spellingShingle MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
Moreira, Laélia Portela
title_short MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
title_full MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
title_fullStr MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
title_full_unstemmed MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
title_sort MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
author Moreira, Laélia Portela
author_facet Moreira, Laélia Portela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Laélia Portela
description Em mais de uma ocasião, e em variados escritos, Tarso Mazzotti enfatizou a importância do diálogo e do debate como parte constitutiva do fazer científico e demonstrou a importância da Teoria da Argumentação como ferramenta essencial ao exame das teorias e doutrinas pedagógicas. Podese seguramente identificar como algumas das principais características da filosofia da educação, praticada por este autor, o rigor na apresentação das idéias e construção dos argumentos, além do amplo espectro de temas que aborda. Seu último livro, Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígio, é um testemunho da originalidade inerente ao seu pensamento, que focaliza, dessa feita, o exame de algumas doutrinas pedagógicas, as quais, a partir do século XVII, operam direta ou indiretamente nos discursos a respeito da educação escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351/7640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Laélia Portela Moreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Laélia Portela Moreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 331-336
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233213267968