MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351 |
Resumo: | Em mais de uma ocasião, e em variados escritos, Tarso Mazzotti enfatizou a importância do diálogo e do debate como parte constitutiva do fazer científico e demonstrou a importância da Teoria da Argumentação como ferramenta essencial ao exame das teorias e doutrinas pedagógicas. Podese seguramente identificar como algumas das principais características da filosofia da educação, praticada por este autor, o rigor na apresentação das idéias e construção dos argumentos, além do amplo espectro de temas que aborda. Seu último livro, Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígio, é um testemunho da originalidade inerente ao seu pensamento, que focaliza, dessa feita, o exame de algumas doutrinas pedagógicas, as quais, a partir do século XVII, operam direta ou indiretamente nos discursos a respeito da educação escolar. |
id |
UFU-2_c8954f6a1a9f773c5a718e6cca3998bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13351 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008.Em mais de uma ocasião, e em variados escritos, Tarso Mazzotti enfatizou a importância do diálogo e do debate como parte constitutiva do fazer científico e demonstrou a importância da Teoria da Argumentação como ferramenta essencial ao exame das teorias e doutrinas pedagógicas. Podese seguramente identificar como algumas das principais características da filosofia da educação, praticada por este autor, o rigor na apresentação das idéias e construção dos argumentos, além do amplo espectro de temas que aborda. Seu último livro, Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígio, é um testemunho da originalidade inerente ao seu pensamento, que focaliza, dessa feita, o exame de algumas doutrinas pedagógicas, as quais, a partir do século XVII, operam direta ou indiretamente nos discursos a respeito da educação escolar.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1335110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 331-3361982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351/7640Copyright (c) 2016 Laélia Portela Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Laélia Portela2023-06-19T20:28:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13351Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T20:28:38Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. |
title |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. |
spellingShingle |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. Moreira, Laélia Portela |
title_short |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. |
title_full |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. |
title_fullStr |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. |
title_full_unstemmed |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. |
title_sort |
MAZZOTTI, Tarso. Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígios. Marília: Poïesis Editora, 2008. |
author |
Moreira, Laélia Portela |
author_facet |
Moreira, Laélia Portela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Laélia Portela |
description |
Em mais de uma ocasião, e em variados escritos, Tarso Mazzotti enfatizou a importância do diálogo e do debate como parte constitutiva do fazer científico e demonstrou a importância da Teoria da Argumentação como ferramenta essencial ao exame das teorias e doutrinas pedagógicas. Podese seguramente identificar como algumas das principais características da filosofia da educação, praticada por este autor, o rigor na apresentação das idéias e construção dos argumentos, além do amplo espectro de temas que aborda. Seu último livro, Doutrinas pedagógicas: máquinas produtoras de litígio, é um testemunho da originalidade inerente ao seu pensamento, que focaliza, dessa feita, o exame de algumas doutrinas pedagógicas, as quais, a partir do século XVII, operam direta ou indiretamente nos discursos a respeito da educação escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13351/7640 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Laélia Portela Moreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Laélia Portela Moreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 331-336 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233213267968 |