Fetichismo da Mercadoria e Fantasmagoria na obra “Infância Berlinense: 1900”, de Walter Benjamin
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64980 |
Resumo: | Resumo: O pensamento de Walter Benjamin ocupa uma posição particular e, pode-se até dizer, especial na história do pensamento crítico moderno. Sua obra, fragmentada, inacabada, hermética, atual, anacrônica e complexa, possibilita um passeio sobre uma diversidade de temáticas que vão desde a literatura, passando pela sociologia, filosofia, arte, história, entre outras. O objetivo principal deste artigo consiste, assim, em estabelecer mais um olhar em direção a esse pensador. Trata-se, sobretudo, de compreender como as temáticas do fetichismo da mercadoria e da fantasmagoria podem ser vistas em uma de suas principais obras semificcionais (“Infânc[1]ia Berlinense: 1900”). Foram selecionados, para fins deste trabalho, oito excertos. São eles: “O telefone” “Rua de Steglitz, esquina com a rua de Genthin”, “Mercado”, “Krumme Straβe”, “Um fantasma”, “O anãozinho corcunda”, “Blumeshof 12” e “Desgraças e Crimes”. Após a análise dos excertos, pôde-se observar que o conceito de fetichismo da mercadoria, cunhado por Marx no Capital e ampliado por Benjamin como um elemento de interpretação da realidade burguesa alemã da época de sua infância (fantasmagoria), pode ser visualizado na maioria dos excertos escritos pelo autor na obra “Infância Berlinense: 1900”. Palavras-chave: Fetichismo; Fantasmagoria; Infância Berlinense: 1900; Walter Benjamin. Fetishism and Phantasmagoria in the Work “Berliner Childhood: 1900”, by Walter Benjamin Abstract: Walter Benjamin's thought occupies a particular and, one might even say, special position in the history of modern critical thought. His work, fragmented, unfinished, hermetic, current, anachronistic and complex, allows a tour of a diversity of themes ranging from literature, through sociology, philosophy, art, history, among others. The main objective of this article is, therefore, to establish another look towards this thinker. It is, above all, to understand how the themes of commodity fetishism and phantasmagoria can be seen in one of his main semi-fictional works (“Berlin Childhood: 1900”). Eight excerpts were selected for the purposes of this work. They are: “The Telephone”, “Steglitz Street, Corner with Genthin Street”, “Market”, “Krumme Straβe”, “A Ghost”, “The Humpbacked Little Dwarf”, “Blumeshof 12” and “Misfortunes and Crimes”. After analyzing the excerpts, it was possible to observe that the concept of commodity fetishism, coined by Marx in Capital and expanded by Benjamin as an element of interpretation of the German bourgeois reality of his childhood (phantasmagoria), can be visualized in most excerpts written by the author in the work “Berlin Childhood: 1900”. Keywords: Fetishism; Fantasmagoria; Berlin Childhood: 1900; Walter Benjamin. Fetichismo y Fantasmagoría en la Obra “Infancia Berlinesa: 1900”, de Walter Benjamin Resumen: El pensamiento de Walter Benjamin ocupa un lugar particular y, hasta se podría decir, especial en la historia del pensamiento crítico moderno. Su obra, fragmentada, inconclusa, hermética, actual, anacrónica y compleja, permite un recorrido por una diversidad de temáticas que van desde la literatura, pasando por la sociología, la filosofía, el arte, la historia, entre otras. El objetivo principal de este artículo es, por tanto, establecer otra mirada hacia este pensador. Se trata, sobre todo, de entender cómo los temas del fetichismo de la mercancía y la fantasmagoría pueden verse en una de sus principales obras semificcionales ("Infancia berlinesa: 1900"). Se seleccionaron ocho extractos para los propósitos de este trabajo. Ellos son: "El teléfono", "Calle Steglitz, esquina con calle Genthin", "Mercado", "Krumme Straβe", "Un fantasma", "El enanito jorobado", "Blumeshof 12" y "Desgracias y crímenes". Tras el análisis de los extractos, fue posible observar que el concepto de fetichismo de la mercancía, acuñado por Marx en El Capital y ampliado por Benjamin como elemento de interpretación de la realidad burguesa alemana de su infancia (fantasmagoría), puede visualizarse en la mayoría de los extractos escritos del autor en la obra "Infancia berlinesa: 1900". Palabras clave: Fetichismo; Fantasmagoría; Infancia Berlinesa: 1900; Walter Benjamin. Data de registro: 04/03/2022 Data de aceite: 01/12/2022 |
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São eles: “O telefone” “Rua de Steglitz, esquina com a rua de Genthin”, “Mercado”, “Krumme Straβe”, “Um fantasma”, “O anãozinho corcunda”, “Blumeshof 12” e “Desgraças e Crimes”. Após a análise dos excertos, pôde-se observar que o conceito de fetichismo da mercadoria, cunhado por Marx no Capital e ampliado por Benjamin como um elemento de interpretação da realidade burguesa alemã da época de sua infância (fantasmagoria), pode ser visualizado na maioria dos excertos escritos pelo autor na obra “Infância Berlinense: 1900”. Palavras-chave: Fetichismo; Fantasmagoria; Infância Berlinense: 1900; Walter Benjamin. Fetishism and Phantasmagoria in the Work “Berliner Childhood: 1900”, by Walter Benjamin Abstract: Walter Benjamin's thought occupies a particular and, one might even say, special position in the history of modern critical thought. His work, fragmented, unfinished, hermetic, current, anachronistic and complex, allows a tour of a diversity of themes ranging from literature, through sociology, philosophy, art, history, among others. The main objective of this article is, therefore, to establish another look towards this thinker. It is, above all, to understand how the themes of commodity fetishism and phantasmagoria can be seen in one of his main semi-fictional works (“Berlin Childhood: 1900”). Eight excerpts were selected for the purposes of this work. They are: “The Telephone”, “Steglitz Street, Corner with Genthin Street”, “Market”, “Krumme Straβe”, “A Ghost”, “The Humpbacked Little Dwarf”, “Blumeshof 12” and “Misfortunes and Crimes”. After analyzing the excerpts, it was possible to observe that the concept of commodity fetishism, coined by Marx in Capital and expanded by Benjamin as an element of interpretation of the German bourgeois reality of his childhood (phantasmagoria), can be visualized in most excerpts written by the author in the work “Berlin Childhood: 1900”. Keywords: Fetishism; Fantasmagoria; Berlin Childhood: 1900; Walter Benjamin. Fetichismo y Fantasmagoría en la Obra “Infancia Berlinesa: 1900”, de Walter Benjamin Resumen: El pensamiento de Walter Benjamin ocupa un lugar particular y, hasta se podría decir, especial en la historia del pensamiento crítico moderno. Su obra, fragmentada, inconclusa, hermética, actual, anacrónica y compleja, permite un recorrido por una diversidad de temáticas que van desde la literatura, pasando por la sociología, la filosofía, el arte, la historia, entre otras. El objetivo principal de este artículo es, por tanto, establecer otra mirada hacia este pensador. Se trata, sobre todo, de entender cómo los temas del fetichismo de la mercancía y la fantasmagoría pueden verse en una de sus principales obras semificcionales ("Infancia berlinesa: 1900"). Se seleccionaron ocho extractos para los propósitos de este trabajo. Ellos son: "El teléfono", "Calle Steglitz, esquina con calle Genthin", "Mercado", "Krumme Straβe", "Un fantasma", "El enanito jorobado", "Blumeshof 12" y "Desgracias y crímenes". Tras el análisis de los extractos, fue posible observar que el concepto de fetichismo de la mercancía, acuñado por Marx en El Capital y ampliado por Benjamin como elemento de interpretación de la realidad burguesa alemana de su infancia (fantasmagoría), puede visualizarse en la mayoría de los extractos escritos del autor en la obra "Infancia berlinesa: 1900". Palabras clave: Fetichismo; Fantasmagoría; Infancia Berlinesa: 1900; Walter Benjamin. Data de registro: 04/03/2022 Data de aceite: 01/12/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6498010.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-64980Educação e Filosofia; v. 37 n. 79 (2023); 455-5041982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64980/36518Copyright (c) 2023 Alessandro Gomes Enoque, Ana Maria Saidhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessEnoque, Alessandro GomesSaid, Ana Maria2023-07-31T20:46:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/64980Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-31T20:46:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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