Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo Branco, Judikael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922
Resumo: Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica O artigo explicita os termos essenciais da resposta de Eric Weil à pergunta sobre o papel da educação humanística num contexto de hegemonia da cultura técnico-científica. Para tanto, a estrutura o texto parte da questão da educação no espaço de tensão entre o desenvolvimento da ciência, de um lado, e da moral, de outro. Num segundo nível reflexivo, esta tensão se dá, concretamente, na relação entre educação e instrução. Finalmente, impõe-se perguntar pelo papel da educação para a compreensão do nosso tempo, tempo reconhecidamente modelado pelas ciências. Palavras-chave: Eric Weil; Educação; Instrução; Humanidades. Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology Abstract: This article is purported to clarify the essential terms that Eric Weil used to answer the questions related to the role of the humanistic education in a social milieu predominantly shaped by science and technology. It will initially address the tension between the development of science and the development of morality. In addition to this, it will examine the tensions between education and formal instruction. In the end, this work will search for the understanding of the contribution that education can bring about to societies modeled by empirical sciences. Key Words: Eric Weil; Education; Instruction; Humanities. Eric Weil et le rôle de l'éducation humaniste dans le contexte de la culture technico-scientifique Resumé: L'article explicite les termes essentiels de la réponse d'Eric Weil à la question sur le rôle de l'éducation humaniste dans un contexte de l'hégémonie de la culture technico-scientifique. Le texte part de la question de l'éducation dans l'espace de la tension entre le développement de la science et le développement de la morale. Dans un second niveau de réflexion, cette tension se produit dans la relation entre l'éducation et l'instruction. Enfin, il doit demander sur le rôle de l'éducation pour la compréhension de notre temps, reconnue comme le temps modélisée par les sciences de la nature. Mots-clé: Eric Weil; Éducation; Instruction; Humainités. Data de registro: 08/01/2018 Data de aceite: 26/09/2018
id UFU-2_d3618de36cce0f69603a44b074e1c574
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40922
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technologyEric Weil et le rôle de l'éducation humaniste dans le contexte de la culture technico-scientifiqueEric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científicaEric WeilEducaçãoInstruçãoHumanidadesEric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica O artigo explicita os termos essenciais da resposta de Eric Weil à pergunta sobre o papel da educação humanística num contexto de hegemonia da cultura técnico-científica. Para tanto, a estrutura o texto parte da questão da educação no espaço de tensão entre o desenvolvimento da ciência, de um lado, e da moral, de outro. Num segundo nível reflexivo, esta tensão se dá, concretamente, na relação entre educação e instrução. Finalmente, impõe-se perguntar pelo papel da educação para a compreensão do nosso tempo, tempo reconhecidamente modelado pelas ciências. Palavras-chave: Eric Weil; Educação; Instrução; Humanidades. Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology Abstract: This article is purported to clarify the essential terms that Eric Weil used to answer the questions related to the role of the humanistic education in a social milieu predominantly shaped by science and technology. It will initially address the tension between the development of science and the development of morality. In addition to this, it will examine the tensions between education and formal instruction. In the end, this work will search for the understanding of the contribution that education can bring about to societies modeled by empirical sciences. Key Words: Eric Weil; Education; Instruction; Humanities. Eric Weil et le rôle de l'éducation humaniste dans le contexte de la culture technico-scientifique Resumé: L'article explicite les termes essentiels de la réponse d'Eric Weil à la question sur le rôle de l'éducation humaniste dans un contexte de l'hégémonie de la culture technico-scientifique. Le texte part de la question de l'éducation dans l'espace de la tension entre le développement de la science et le développement de la morale. Dans un second niveau de réflexion, cette tension se produit dans la relation entre l'éducation et l'instruction. Enfin, il doit demander sur le rôle de l'éducation pour la compréhension de notre temps, reconnue comme le temps modélisée par les sciences de la nature. Mots-clé: Eric Weil; Éducation; Instruction; Humainités. Data de registro: 08/01/2018 Data de aceite: 26/09/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4092210.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-03Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 991-10251982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922/38081https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922/38082Copyright (c) 2018 Judikael Castelo Brancohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastelo Branco, Judikael2024-02-19T18:34:43Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40922Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-02-19T18:34:43Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
Eric Weil et le rôle de l'éducation humaniste dans le contexte de la culture technico-scientifique
Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica
title Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
spellingShingle Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
Castelo Branco, Judikael
Eric Weil
Educação
Instrução
Humanidades
title_short Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
title_full Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
title_fullStr Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
title_full_unstemmed Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
title_sort Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology
author Castelo Branco, Judikael
author_facet Castelo Branco, Judikael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelo Branco, Judikael
dc.subject.por.fl_str_mv Eric Weil
Educação
Instrução
Humanidades
topic Eric Weil
Educação
Instrução
Humanidades
description Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnico-científica O artigo explicita os termos essenciais da resposta de Eric Weil à pergunta sobre o papel da educação humanística num contexto de hegemonia da cultura técnico-científica. Para tanto, a estrutura o texto parte da questão da educação no espaço de tensão entre o desenvolvimento da ciência, de um lado, e da moral, de outro. Num segundo nível reflexivo, esta tensão se dá, concretamente, na relação entre educação e instrução. Finalmente, impõe-se perguntar pelo papel da educação para a compreensão do nosso tempo, tempo reconhecidamente modelado pelas ciências. Palavras-chave: Eric Weil; Educação; Instrução; Humanidades. Eric Weil, humanistic education and the cultural hegemony of technology Abstract: This article is purported to clarify the essential terms that Eric Weil used to answer the questions related to the role of the humanistic education in a social milieu predominantly shaped by science and technology. It will initially address the tension between the development of science and the development of morality. In addition to this, it will examine the tensions between education and formal instruction. In the end, this work will search for the understanding of the contribution that education can bring about to societies modeled by empirical sciences. Key Words: Eric Weil; Education; Instruction; Humanities. Eric Weil et le rôle de l'éducation humaniste dans le contexte de la culture technico-scientifique Resumé: L'article explicite les termes essentiels de la réponse d'Eric Weil à la question sur le rôle de l'éducation humaniste dans un contexte de l'hégémonie de la culture technico-scientifique. Le texte part de la question de l'éducation dans l'espace de la tension entre le développement de la science et le développement de la morale. Dans un second niveau de réflexion, cette tension se produit dans la relation entre l'éducation et l'instruction. Enfin, il doit demander sur le rôle de l'éducation pour la compréhension de notre temps, reconnue comme le temps modélisée par les sciences de la nature. Mots-clé: Eric Weil; Éducation; Instruction; Humainités. Data de registro: 08/01/2018 Data de aceite: 26/09/2018
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-03
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922/38081
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40922/38082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Judikael Castelo Branco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Judikael Castelo Branco
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 32 n. 66 (2018): v.32 n.66 set./dez. 2018; 991-1025
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211166611374080