SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciano Campos dos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13348
Resumo: Mestrando em Filosofia pela UNICAMP/SP.Sociedade pós-literária e os desafios da educação moralResumo: O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências "desinibidoras" (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.Palavras-chave: Humanismo. Pós-humanismo. Mídias. Ética. Escola.Abstract: The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk's thesis, the one presented in the first part of his book "Rules for the Human park." There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men's "noninhibiting" (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterizethe present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk's assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself.Keywords: Humanism. Post-humanism. Media. Ethics. School.Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.DESCARTES. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11 ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Tradução de Ernildo Stein. In: ______. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).______. La época de la imagen del mundo. In: Caminos de bosque. Versión española de Helena Cortés y Arturo Leyte. Madrid: Alianza Editorial, 1997.______. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. Tradução de Ernildo Stein. In:______. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (coleção Os Pensadores).HERMANN, Nadja. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro:DP&A, 2001.KANT, I. Resposta à pergunta: que é o iluminismo? In:______. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1995.MARQUES, José Oscar de Almeida. Sobre as regras para o parque humano, de Peter Sloterdijk. Natureza Humana, São Paulo, v. 4, n. 2, dez. 2002.OLIVEIRA, Manfredo A. Martin Heidegger: pragmática existencial. In: _____. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 2001.PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004. (Coleção Os Pensadores).______. Defesa de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores)______. O Político. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).PLATONE. Fedone [Fédon]: o sull'anima. Traduzione e cura di Andréa Tagliapietra. Saggio critico di Elisa Tetamo. Testo originale a fronte. Milano: Feltrinelli, 1994.REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: antiguidade e idade média. São Paulo: Paulus, 1990. 1 v.SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.). O que é filosofia da educação. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 319.SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Trad. de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.______. Regeln für den Menschenpark: ein antwortschreiben zu Heideggers Brief über den Humanismus. Frankfurt A/M: Suhrkamp, 1999.STEIN, Ernildo. O incontornável como inacessível: a diferença ontológica numa carta inédita de Heidegger. In: SOUZA, Ricardo Timm de; OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de (Orgs.). Fenomenologia hoje: existência, ser e sentido no alvorecer do século XXI. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 415-427.Data de Registro: 14/10/2009Data de Aceite: 20/09/2010
id UFU-2_d3cd4cff45a1e27295d8f214aad2648b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13348
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORALHumanismo. Pós-humanismo. Mídias. Mestrando em Filosofia pela UNICAMP/SP.Sociedade pós-literária e os desafios da educação moralResumo: O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências "desinibidoras" (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.Palavras-chave: Humanismo. Pós-humanismo. Mídias. Ética. Escola.Abstract: The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk's thesis, the one presented in the first part of his book "Rules for the Human park." There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men's "noninhibiting" (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterizethe present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk's assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself.Keywords: Humanism. Post-humanism. Media. Ethics. School.Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.DESCARTES. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11 ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Tradução de Ernildo Stein. In: ______. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).______. La época de la imagen del mundo. In: Caminos de bosque. Versión española de Helena Cortés y Arturo Leyte. Madrid: Alianza Editorial, 1997.______. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. Tradução de Ernildo Stein. In:______. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (coleção Os Pensadores).HERMANN, Nadja. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro:DP&A, 2001.KANT, I. Resposta à pergunta: que é o iluminismo? In:______. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1995.MARQUES, José Oscar de Almeida. Sobre as regras para o parque humano, de Peter Sloterdijk. Natureza Humana, São Paulo, v. 4, n. 2, dez. 2002.OLIVEIRA, Manfredo A. Martin Heidegger: pragmática existencial. In: _____. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 2001.PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004. (Coleção Os Pensadores).______. Defesa de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores)______. O Político. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).PLATONE. Fedone [Fédon]: o sull'anima. Traduzione e cura di Andréa Tagliapietra. Saggio critico di Elisa Tetamo. Testo originale a fronte. Milano: Feltrinelli, 1994.REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: antiguidade e idade média. São Paulo: Paulus, 1990. 1 v.SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.). O que é filosofia da educação. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 319.SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Trad. de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.______. Regeln für den Menschenpark: ein antwortschreiben zu Heideggers Brief über den Humanismus. Frankfurt A/M: Suhrkamp, 1999.STEIN, Ernildo. O incontornável como inacessível: a diferença ontológica numa carta inédita de Heidegger. In: SOUZA, Ricardo Timm de; OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de (Orgs.). Fenomenologia hoje: existência, ser e sentido no alvorecer do século XXI. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 415-427.Data de Registro: 14/10/2009Data de Aceite: 20/09/2010EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1334810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-13Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 305-3201982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13348/7638Copyright (c) 2016 Luciano Campos dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Luciano Campos dos2023-06-19T20:26:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13348Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-06-19T20:26:53Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
title SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
spellingShingle SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
Santos, Luciano Campos dos
Humanismo. Pós-humanismo. Mídias.
title_short SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
title_full SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
title_fullStr SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
title_full_unstemmed SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
title_sort SOCIEDADE PÓS-LITERÁRIA E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MORAL
author Santos, Luciano Campos dos
author_facet Santos, Luciano Campos dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luciano Campos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Humanismo. Pós-humanismo. Mídias.
topic Humanismo. Pós-humanismo. Mídias.
description Mestrando em Filosofia pela UNICAMP/SP.Sociedade pós-literária e os desafios da educação moralResumo: O objetivo desta comunicação é encetar uma discussão sobre as implicações educacionais da tese de Peter Sloterdijk, apresentada na primeira parte do livro Regras para o parque humano, de que o projeto humanista de formação do homo humanus mediante a cultura literária - que tinha em vista, principalmente, o refreamento das tendências "desinibidoras" (enthemmenden) do ser humano, responsáveis pelos diversos tipos de barbárie - desmantelou-se, de modo que é possível caracterizar a hodierna sociedade de massas, lastreada em mídias contemporâneas, tais como a radiodifusão, televisão e internet, como pós-humanista (post-humanistich) ou pós-literária (post-literarisch). Cabe, portanto, questionar, a partir das asserções de Sloterdijk,1 que papel a escola ainda poderia ter - enquanto instituição de educação formal, tradicionalmente humanista - especialmente no que diz respeito à formação moral, numa sociedade pós-humanista, onde a violência se faz presente, inclusive, no interior da própria escola.Palavras-chave: Humanismo. Pós-humanismo. Mídias. Ética. Escola.Abstract: The aim of this paper is to introduce the discussion concerning the educational implications of Peter Sloterdijk's thesis, the one presented in the first part of his book "Rules for the Human park." There he claims that the humanist project for a formation of the homo humanus through the literary culture - which had in view, especially, refraining men's "noninhibiting" (enthemmenden) tendencies responsible for the various sorts of barbarism - has dismantled itself. It is, thus, possible to characterizethe present mass society, which follows in the wake of the present types of media such as radio, television, and internet, as post-humanist or postliterary. It is, therefore, possible to question, from Sloterdijk's assertions, what type of role could school still play - as formal education institution, traditionnaly humanistic - especially when it comes to the moral formation of a post-humanist society where violence makes itself noted even within the very wall of the school itself.Keywords: Humanism. Post-humanism. Media. Ethics. School.Referências:ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1995.DESCARTES. Discurso do método. São Paulo: Nova Cultural, 1996. (Coleção Os Pensadores)DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. 11 ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 1978.HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Tradução de Ernildo Stein. In: ______. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).______. La época de la imagen del mundo. In: Caminos de bosque. Versión española de Helena Cortés y Arturo Leyte. Madrid: Alianza Editorial, 1997.______. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. Tradução de Ernildo Stein. In:______. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (coleção Os Pensadores).HERMANN, Nadja. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro:DP&A, 2001.KANT, I. Resposta à pergunta: que é o iluminismo? In:______. A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1995.MARQUES, José Oscar de Almeida. Sobre as regras para o parque humano, de Peter Sloterdijk. Natureza Humana, São Paulo, v. 4, n. 2, dez. 2002.OLIVEIRA, Manfredo A. Martin Heidegger: pragmática existencial. In: _____. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, 2001.PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 2004. (Coleção Os Pensadores).______. Defesa de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores)______. O Político. São Paulo: Abril Cultural, 1979. (Coleção Os Pensadores).PLATONE. Fedone [Fédon]: o sull'anima. Traduzione e cura di Andréa Tagliapietra. Saggio critico di Elisa Tetamo. Testo originale a fronte. Milano: Feltrinelli, 1994.REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia: antiguidade e idade média. São Paulo: Paulus, 1990. 1 v.SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia da educação no Brasil: esboço de uma trajetória. In: GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.). O que é filosofia da educação. 3 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 319.SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano: uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. Trad. de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.______. Regeln für den Menschenpark: ein antwortschreiben zu Heideggers Brief über den Humanismus. Frankfurt A/M: Suhrkamp, 1999.STEIN, Ernildo. O incontornável como inacessível: a diferença ontológica numa carta inédita de Heidegger. In: SOUZA, Ricardo Timm de; OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de (Orgs.). Fenomenologia hoje: existência, ser e sentido no alvorecer do século XXI. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 415-427.Data de Registro: 14/10/2009Data de Aceite: 20/09/2010
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13348
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-13
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13348
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v25n49a2011-13
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13348/7638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Luciano Campos dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Luciano Campos dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 25 n. 49 (2011): v.25 n.49 jan./jun. 2011; 305-320
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207233209073664