Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Maria das Graças Cunha
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948
Resumo: Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2). Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan. Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município. Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas.
id UFU-2_d7f08f15179ea70f3982278f21cdbc97
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/948
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadoresEducaçãoProfessores alfabetizadoresEscolas periféricasEste estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2). Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan. Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município. Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2871982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948/17171Copyright (c) 2016 Maria das Graças Cunha Camposhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria das Graças Cunha2022-11-16T14:23:32Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/948Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-16T14:23:32Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
title Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
spellingShingle Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
Campos, Maria das Graças Cunha
Educação
Professores alfabetizadores
Escolas periféricas
title_short Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
title_full Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
title_fullStr Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
title_full_unstemmed Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
title_sort Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
author Campos, Maria das Graças Cunha
author_facet Campos, Maria das Graças Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Maria das Graças Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores alfabetizadores
Escolas periféricas
topic Educação
Professores alfabetizadores
Escolas periféricas
description Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2). Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan. Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município. Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948/17171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria das Graças Cunha Campos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria das Graças Cunha Campos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 287
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207232212926464