Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948 |
Resumo: | Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2). Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan. Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município. Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas. |
id |
UFU-2_d7f08f15179ea70f3982278f21cdbc97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/948 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadoresEducaçãoProfessores alfabetizadoresEscolas periféricasEste estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2). Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan. Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município. Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 2871982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948/17171Copyright (c) 2016 Maria das Graças Cunha Camposhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Maria das Graças Cunha2022-11-16T14:23:32Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/948Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-11-16T14:23:32Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores |
title |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores |
spellingShingle |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores Campos, Maria das Graças Cunha Educação Professores alfabetizadores Escolas periféricas |
title_short |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores |
title_full |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores |
title_fullStr |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores |
title_full_unstemmed |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores |
title_sort |
Fracasso escolar na alfabetização: atribuição de causalidade na percepção dos professores alfabetizadores |
author |
Campos, Maria das Graças Cunha |
author_facet |
Campos, Maria das Graças Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Maria das Graças Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores alfabetizadores Escolas periféricas |
topic |
Educação Professores alfabetizadores Escolas periféricas |
description |
Este estudo foi realizado com a finalidade de pesquisar as atribuições causais de professores alfabetizadores de escolas municipais e estaduais da periferia de Uberlândia, MG, em relação ao fracasso escolar de seus alunos na alfabetização, utilizando-se de um instrumento de levantamento de atribuições causais sobre o fracasso escolar de seus alunos (Estudo 1), e de um instrumento padronizado de atribuição de causalidade em situações hipotéticas de sucesso ou de fracasso escolar (Estudo 2). Para tanto foram entrevistados 4 professores de uma escola municipal e 11 professores de uma escola estadual (Estudo 1), foi aplicada o instrumento padronizado de Atribuição de causalidade a 24 professores de escolas municipais e 27 professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas à análise de variância e ao Teste de Duncan. Os principais resultados do Estudo 1 que, quando comparados professores de escolas estaduais, cujas respostas foram submetidas de escolas municipais e estaduais, os primeiros acentuam os segundos enfatizam mais as causas externas. Com relação ao Estudo 2, foram mais valorizados as causas relacionadas a esforço estável, tanto em situação de sucesso como em relação ao fracasso , não se encontrando diferenças significativas entre os professores do estado e do município. Tais resultados apontam para a necessidade de conhecer e pesquisar melhor os processos de atribuição causal dos professores quanto às expectativas de sucesso ou de fracasso dos alunos, de modo a minimizar a seletividade de ensino observada nas séries iniciais do ensino fundamental. Palavras-chave: Educação; Professores alfabetizados; Escolas periféricas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/948/17171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria das Graças Cunha Campos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria das Graças Cunha Campos http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 10 n. 20 (1996): v.10 n.20 jul./dez. 1996; 287 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232212926464 |