Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32089 |
Resumo: | Apoio: CNPq. Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica Resumo:Filiado ao movimento de revisão da filosofia aristotélica iniciado no século XX, e seguindo uma das linhas de investigação do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq), este texto aborda as noções de linguagem e acordos linguísticos presentes no discurso de Aristóteles. Ao valorizar o logos como imprescindível à atualização de uma psique apta a conduzir acordos coletivos e elaborar discursos internos virtuosos, Aristóteles situa a educação no âmbito de um universo artístico, poético e retórico. O projeto educacional aristotélico oferece força e poder ao homem, com o intuito de melhorar a sua vivência em coletividade e consolidar a felicidade individual, que é indissociável da construção da polis ideal. Palavras-chave: Aristóteles; Linguagem; Educação; Arte; Retórica. Language and linguistic agreements in Aristotle: Contributions to an artistic, poetic, and rhetorical education Abstract: Affiliated to the movement of revision of the Aristotelian philosophy initiated in the 20th century, and following one of the lines of inquiry in the Rhetoric and Argumentation in Education Research Group (USP/CNPq), this text discusses the notions of language and of linguistic agreements in Aristotle's discourse. Emphasizing the essentiality of the logos to actualize a psyche which is able to conduct collective bargaining and to elaborate virtuous internal speeches, Aristotle places education within an artistic, poetic, and rhetorical universe. The Aristotelian educational project offers strength and power to human beings, aiming at improving personal experience in community and at consolidating individual happiness, which is inseparable from the construction of the ideal polis. Keywords: Aristotle; Language; Education; Art; Rhetoric. Lenguaje y acuerdos linguísticos en Aristóteles: Contribuciones para una educación artística, poética y retórica Resumen:Adepto al movimiento de revisión de la filosofía aristotélica iniciado en el siglo XX, y según una de las líneas de investigación del Grupo de Investigación Retórica y Argumentación en Pedagogía (USP/CNPq), este texto aborda las nociones de lenguaje y acuerdos linguísticos presentes en el discurso de Aristóteles. Al reconocer el logos como esencial para la actualización de una psique apta a conducir acuerdos colectivos y desarrollar discursos internos ejemplares, Aristóteles sitúa la educación en el ámbito de un universo artístico, poético y retórico. El proyecto educacional aristotélico ofrece fuerza y poder al hombre, con el mirada de mejorar su experiencia en colectividad y fortalecer a una felicidad individual, que es inseparable de la construcción de la polis ideal. Palabras clave: Aristóteles; Lenguaje; Educación; Arte; Retórica. Data de registro: 31/10/2015 Data de aceite: 23/03/2016 |
id |
UFU-2_dc688ce383f895c04d64df8b4c5572e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32089 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retóricaAristótelesLinguagemEducaçãoArteRetóricaApoio: CNPq. Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica Resumo:Filiado ao movimento de revisão da filosofia aristotélica iniciado no século XX, e seguindo uma das linhas de investigação do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq), este texto aborda as noções de linguagem e acordos linguísticos presentes no discurso de Aristóteles. Ao valorizar o logos como imprescindível à atualização de uma psique apta a conduzir acordos coletivos e elaborar discursos internos virtuosos, Aristóteles situa a educação no âmbito de um universo artístico, poético e retórico. O projeto educacional aristotélico oferece força e poder ao homem, com o intuito de melhorar a sua vivência em coletividade e consolidar a felicidade individual, que é indissociável da construção da polis ideal. Palavras-chave: Aristóteles; Linguagem; Educação; Arte; Retórica. Language and linguistic agreements in Aristotle: Contributions to an artistic, poetic, and rhetorical education Abstract: Affiliated to the movement of revision of the Aristotelian philosophy initiated in the 20th century, and following one of the lines of inquiry in the Rhetoric and Argumentation in Education Research Group (USP/CNPq), this text discusses the notions of language and of linguistic agreements in Aristotle's discourse. Emphasizing the essentiality of the logos to actualize a psyche which is able to conduct collective bargaining and to elaborate virtuous internal speeches, Aristotle places education within an artistic, poetic, and rhetorical universe. The Aristotelian educational project offers strength and power to human beings, aiming at improving personal experience in community and at consolidating individual happiness, which is inseparable from the construction of the ideal polis. Keywords: Aristotle; Language; Education; Art; Rhetoric. Lenguaje y acuerdos linguísticos en Aristóteles: Contribuciones para una educación artística, poética y retórica Resumen:Adepto al movimiento de revisión de la filosofía aristotélica iniciado en el siglo XX, y según una de las líneas de investigación del Grupo de Investigación Retórica y Argumentación en Pedagogía (USP/CNPq), este texto aborda las nociones de lenguaje y acuerdos linguísticos presentes en el discurso de Aristóteles. Al reconocer el logos como esencial para la actualización de una psique apta a conducir acuerdos colectivos y desarrollar discursos internos ejemplares, Aristóteles sitúa la educación en el ámbito de un universo artístico, poético y retórico. El proyecto educacional aristotélico ofrece fuerza y poder al hombre, con el mirada de mejorar su experiencia en colectividad y fortalecer a una felicidad individual, que es inseparable de la construcción de la polis ideal. Palabras clave: Aristóteles; Lenguaje; Educación; Arte; Retórica. Data de registro: 31/10/2015 Data de aceite: 23/03/2016 EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/3208910.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p243a268Educação e Filosofia; v. 30 n. n.ESP (2016): v.30 n. Especial 2016; 243-2681982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32089/20146Copyright (c) 2016 Erika Natacha Fernandes de Andrade, Marcus Vinicius da Cunhahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Erika Natacha Fernandes deCunha, Marcus Vinicius da2022-10-07T19:55:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/32089Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-10-07T19:55:05Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica |
title |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica |
spellingShingle |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica Andrade, Erika Natacha Fernandes de Aristóteles Linguagem Educação Arte Retórica |
title_short |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica |
title_full |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica |
title_fullStr |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica |
title_full_unstemmed |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica |
title_sort |
Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica |
author |
Andrade, Erika Natacha Fernandes de |
author_facet |
Andrade, Erika Natacha Fernandes de Cunha, Marcus Vinicius da |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Marcus Vinicius da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Erika Natacha Fernandes de Cunha, Marcus Vinicius da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aristóteles Linguagem Educação Arte Retórica |
topic |
Aristóteles Linguagem Educação Arte Retórica |
description |
Apoio: CNPq. Linguagem e acordos linguísticos em Aristóteles: contribuições para uma educação artística, poética e retórica Resumo:Filiado ao movimento de revisão da filosofia aristotélica iniciado no século XX, e seguindo uma das linhas de investigação do Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq), este texto aborda as noções de linguagem e acordos linguísticos presentes no discurso de Aristóteles. Ao valorizar o logos como imprescindível à atualização de uma psique apta a conduzir acordos coletivos e elaborar discursos internos virtuosos, Aristóteles situa a educação no âmbito de um universo artístico, poético e retórico. O projeto educacional aristotélico oferece força e poder ao homem, com o intuito de melhorar a sua vivência em coletividade e consolidar a felicidade individual, que é indissociável da construção da polis ideal. Palavras-chave: Aristóteles; Linguagem; Educação; Arte; Retórica. Language and linguistic agreements in Aristotle: Contributions to an artistic, poetic, and rhetorical education Abstract: Affiliated to the movement of revision of the Aristotelian philosophy initiated in the 20th century, and following one of the lines of inquiry in the Rhetoric and Argumentation in Education Research Group (USP/CNPq), this text discusses the notions of language and of linguistic agreements in Aristotle's discourse. Emphasizing the essentiality of the logos to actualize a psyche which is able to conduct collective bargaining and to elaborate virtuous internal speeches, Aristotle places education within an artistic, poetic, and rhetorical universe. The Aristotelian educational project offers strength and power to human beings, aiming at improving personal experience in community and at consolidating individual happiness, which is inseparable from the construction of the ideal polis. Keywords: Aristotle; Language; Education; Art; Rhetoric. Lenguaje y acuerdos linguísticos en Aristóteles: Contribuciones para una educación artística, poética y retórica Resumen:Adepto al movimiento de revisión de la filosofía aristotélica iniciado en el siglo XX, y según una de las líneas de investigación del Grupo de Investigación Retórica y Argumentación en Pedagogía (USP/CNPq), este texto aborda las nociones de lenguaje y acuerdos linguísticos presentes en el discurso de Aristóteles. Al reconocer el logos como esencial para la actualización de una psique apta a conducir acuerdos colectivos y desarrollar discursos internos ejemplares, Aristóteles sitúa la educación en el ámbito de un universo artístico, poético y retórico. El proyecto educacional aristotélico ofrece fuerza y poder al hombre, con el mirada de mejorar su experiencia en colectividad y fortalecer a una felicidad individual, que es inseparable de la construcción de la polis ideal. Palabras clave: Aristóteles; Lenguaje; Educación; Arte; Retórica. Data de registro: 31/10/2015 Data de aceite: 23/03/2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32089 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p243a268 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32089 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v30nEspeciala2016-p243a268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/32089/20146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Erika Natacha Fernandes de Andrade, Marcus Vinicius da Cunha http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Erika Natacha Fernandes de Andrade, Marcus Vinicius da Cunha http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 30 n. n.ESP (2016): v.30 n. Especial 2016; 243-268 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355384442880000 |