Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Fillipa Carneiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67897
Resumo: O acesso à educação de qualidade é ainda um privilégio no Brasil. Os últimos anos de governos golpistas, autoritários e autocráticos foram de desmantelo das políticas públicas e de ataque aos direitos fundamentais assegurados pela nossa Constituição. Seguindo uma orientação cada vez mais afeita à lógica de mercado neoliberal, nossos processos formativos contradizem em larga medida os princípios e diretrizes de cidadania, solidariedade e qualificação preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Esse cenário se torna ainda mais desafiador para quem enfrenta condições mais penosas para ter garantida a instrução; pessoas portadoras de deficiência que, no Brasil, apenas a partir do ano de 2008 passaram a ser assistidas por uma  Política Nacional  da  Educação  Especial. É o que nos esclarecem Fabiane Costas, Fabiane Breitenbach, Sabrina Castro e Sandra Martin na apresentação do dossiê que abre o presente número da Revista Educação e Filosofia, intitulado Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos. As políticas de incentivo, garantias legais e instrumentos de compulsoriedade hoje existentes para favorecer o acesso de pessoas com deficiência às universidades são foco de importantes estudos para melhor ampliação dessas práticas inclusivas. Nos textos reunidos no dossiê, pesquisadoras e pesquisadores oferecem um qualificado quadro de análises sobre diferentes aspectos sociais, políticos, psicológicos, histórico-culturais e pedagógicos de experiências profissionais e instrumentos de consolidação da inclusão nos contextos brasileiro e europeu. Neles, o leitor encontrará dados e análises de pesquisas, além de importantes reflexões teóricas, sobre formas efetivamente pertinentes de se pensar e de se promover uma formação em nível superior mais plural, diversificada e acessível a todas as pessoas. 
id UFU-2_de744d2b87aac90b447333b353c3257d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/67897
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022EditorialRevista Educação e FilosofiaO acesso à educação de qualidade é ainda um privilégio no Brasil. Os últimos anos de governos golpistas, autoritários e autocráticos foram de desmantelo das políticas públicas e de ataque aos direitos fundamentais assegurados pela nossa Constituição. Seguindo uma orientação cada vez mais afeita à lógica de mercado neoliberal, nossos processos formativos contradizem em larga medida os princípios e diretrizes de cidadania, solidariedade e qualificação preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Esse cenário se torna ainda mais desafiador para quem enfrenta condições mais penosas para ter garantida a instrução; pessoas portadoras de deficiência que, no Brasil, apenas a partir do ano de 2008 passaram a ser assistidas por uma  Política Nacional  da  Educação  Especial. É o que nos esclarecem Fabiane Costas, Fabiane Breitenbach, Sabrina Castro e Sandra Martin na apresentação do dossiê que abre o presente número da Revista Educação e Filosofia, intitulado Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos. As políticas de incentivo, garantias legais e instrumentos de compulsoriedade hoje existentes para favorecer o acesso de pessoas com deficiência às universidades são foco de importantes estudos para melhor ampliação dessas práticas inclusivas. Nos textos reunidos no dossiê, pesquisadoras e pesquisadores oferecem um qualificado quadro de análises sobre diferentes aspectos sociais, políticos, psicológicos, histórico-culturais e pedagógicos de experiências profissionais e instrumentos de consolidação da inclusão nos contextos brasileiro e europeu. Neles, o leitor encontrará dados e análises de pesquisas, além de importantes reflexões teóricas, sobre formas efetivamente pertinentes de se pensar e de se promover uma formação em nível superior mais plural, diversificada e acessível a todas as pessoas. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67897Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 23-261982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67897/36895Copyright (c) 2022 Fillipa Carneiro Silveirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Fillipa Carneiro2023-09-27T19:30:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/67897Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-09-27T19:30:21Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
title Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
spellingShingle Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
Silveira, Fillipa Carneiro
Editorial
Revista Educação e Filosofia
title_short Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
title_full Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
title_fullStr Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
title_full_unstemmed Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
title_sort Editorial v.36 n.76 jan./abr. 2022
author Silveira, Fillipa Carneiro
author_facet Silveira, Fillipa Carneiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Fillipa Carneiro
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
Revista Educação e Filosofia
topic Editorial
Revista Educação e Filosofia
description O acesso à educação de qualidade é ainda um privilégio no Brasil. Os últimos anos de governos golpistas, autoritários e autocráticos foram de desmantelo das políticas públicas e de ataque aos direitos fundamentais assegurados pela nossa Constituição. Seguindo uma orientação cada vez mais afeita à lógica de mercado neoliberal, nossos processos formativos contradizem em larga medida os princípios e diretrizes de cidadania, solidariedade e qualificação preconizados pela Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional. Esse cenário se torna ainda mais desafiador para quem enfrenta condições mais penosas para ter garantida a instrução; pessoas portadoras de deficiência que, no Brasil, apenas a partir do ano de 2008 passaram a ser assistidas por uma  Política Nacional  da  Educação  Especial. É o que nos esclarecem Fabiane Costas, Fabiane Breitenbach, Sabrina Castro e Sandra Martin na apresentação do dossiê que abre o presente número da Revista Educação e Filosofia, intitulado Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos. As políticas de incentivo, garantias legais e instrumentos de compulsoriedade hoje existentes para favorecer o acesso de pessoas com deficiência às universidades são foco de importantes estudos para melhor ampliação dessas práticas inclusivas. Nos textos reunidos no dossiê, pesquisadoras e pesquisadores oferecem um qualificado quadro de análises sobre diferentes aspectos sociais, políticos, psicológicos, histórico-culturais e pedagógicos de experiências profissionais e instrumentos de consolidação da inclusão nos contextos brasileiro e europeu. Neles, o leitor encontrará dados e análises de pesquisas, além de importantes reflexões teóricas, sobre formas efetivamente pertinentes de se pensar e de se promover uma formação em nível superior mais plural, diversificada e acessível a todas as pessoas. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67897
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/67897/36895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Fillipa Carneiro Silveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Fillipa Carneiro Silveira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 36 n. 76 (2022); 23-26
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234415984640